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DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – O que é e quais suas Causas?

INTRODUÇÃO Importantes estudos sobre as dificuldades de aprendizagem foram feitos na década de 90, mas grande parte das informações demorou para chegar ao grande público. Nesta apresentação procuramos trazer o que há de melhor na pesquisa e na experiência educacional recentes para pais, professores e todos aqueles que são responsáveis por crianças com problemas de aprendizagem. É com entusiasmo e dedicação, que oferecemos estas informações e orientações abrangente para as causas, identificação e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Você irá entender como estes pequenos distúrbios podem ter impacto significativo no desenvolvimento da criança, tanto dentro quanto fora da escola. Nestas palestras oferecemos inúmeras estratégias práticas e inovadoras para auxiliar os jovens com dificuldades a obterem êxito, desde seus primeiros dias na pré-escola até os anos depois da faculdade. Esta palestra inicial tem o objetivo de ajudar os jovens com dificuldades de aprendizagem a agarrarem a

CONTRIBUIÇÃO FILOSÓFICA DE ALGUNS FATOS SOBRE A COVID. (Interdisciplinar)

Na disciplina de Ciências Biológicas aprendemos que os vírus replicam e sofrem mutações, que mudam suas características. Assim as vacinas que hoje existem combatem as formas atuais do vírus conhecido. Como o vírus mudam, deverão mudar as vacinas também. Dessa forma poderão as futuras vacinas combater as novas formas do vírus. O que isso nos traz de novidades? Tenho ouvido de alguns médicos e colegas técnicos de formação, que essa doença vai se prolongar por muito tempo (Haja visto, o histórico das pandemias anteriores) devemos manter distanciamento mesmo após vacinados, evitar aglomeração, lavar sempre as mãos, usar corretamente a máscara, de forma que cubra nariz e boca. E porque vai durar muito tempo? Até toda a população do mundo ser corretamente vacinada... nós já temos exemplo disso: a vacina antigripal!! Todos sabem que devemos tomar essa vacina todo os anos. na minha opinião, o mesmo vai e deve ocorrer com a COVID. A COVID e o cérebro Sabemos que o cérebro tem uma camada pr

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA José Lopes de Oliveira Grupo participante: Aline Alves da Cunha Venâncio; Elton fraga de Barros; Wellison Arlen da Fonseca; Edimar Machado dos Santos; Kailane da Silva Barroso. Trabalho de estudo dirigido elaborado para a Disciplina de Ambientação, exigência da Faculdade única de Ipatinga aos ingressos do Curso Superior, 1ª e 2ª Graduação – Interdisciplinar, sob a orientação Profª tutora Valéria da Silva. IPATINGA/MG 2021 Estudo Dirigido II INTRODUÇÃO Vivemos em um tempo de poucos referenciais dignos de serem imitados no que se refere à Tolerância Religiosa. Quando olhamos para os adeptos, percebemos muita disputa, contenda, divisões e ressentimentos, onde a autoridade dos líderes fica exposta ao descrédito da sociedade. No mundo hodierno vemos o grande barateamento da Religião. Muitos retiram das escrituras somente aquilo que traz bem-estar. É certo que Deus é bondoso e generoso, mas a essência da Religião deve ser um só Deus. A Religi

A EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DA SOCIOLOGIA.

A EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DA SOCIOLOGIA Prof. José Lopes de Oliveira INTRODUÇÃO A realidade educacional em nossa atualidade, apesar de ter conquistado muitos avanços desde o início do milênio, ainda se mostra muito aquém do esperado e idealizado por todos nós. Muito disso é decorrente do descaso com o qual a educação em nosso país é tratada, e também por conta das consequências das desigualdades sociais, que se acentuaram ainda mais nesse período de crise pandêmica. Muitos alunos não conseguiram ter acesso às aulas por meio da internet, e por conta disso foram ainda mais prejudicados e excluídos do âmbito educacional. Por essas e outras questões a sociologia da educação é uma importante ferramenta de estudo e reflexão para compreender, explicar e buscar respostas e soluções para os diversos problemas da sociedade em que vivemos. Portanto, a sociologia da educação é uma área das ciências humanas que explora os desenvolvimentos sociais no âmbito do ensino e aprendizagem, sendo assim

ORIGEM DE LÚCIFER

COMENTÁRIO SOBRE LÚCIFER. – 1ª Parte Por: Prof. J. Lopes de Oliveira Qual era o seu nome? A princípio não encontramos um nome propriamente dito, aparece simplesmente como Querubim. Em Isaías 14:12-14 há as seguintes interpretações: “Como caíste do céu” é uma figura de linguagem para designar alguém que foi derrubado de uma posição política privilegiada, Jesus disse: “E tu, Cafarnaum, será levantada até o ceu? Até ao inferno serás abatida” Lc.10:15, e, aparentemente com o mesmo sentido: “Eu via Satanás, como raio, cair do céu” Lc.10:18. O nome Lúcifer, em hebraico, significa literalmente estrela da manhã, ou seja, o planeta Vênus. Na linguagem poética desse versículo, vemos uma estrela brilhante desejosa de alcançar o ponto culminante dos céus desaparecer com o nascimento do Sol. Essa imagem expressa muito bem o objetivo não alcançado do rei da Babilônia (v.4), que aspirava a um domínio universal eterno. Tertuliano, Milton e muitos outros atribuem essa passagem à carreira de Satanás,

A CEIA DO SENHOR - ALIANÇAS

A CEIA DO SENHOR I Cor. 11:22-30 INTRODUÇÃO Vamos procurar compreender melhor o que significa a Ceia do Senhor. Celebrar a Ceia com entendimento é fundamental para a edificação e crescimento dos crentes que fazem parte do corpo de Cristo. A Bíblia está repleta de aliança entre Deus e alguns homens. Desde o antigo Testamento, encontramos Deus fazendo alianças. O Senhor fez aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. É interessante que o Senhor fez aliança com Davi, com Moisés e com tantos outros que o buscavam. Na verdade, em toda a Bíblia, vemos Deus desejando fazer uma aliança “definitiva” com o ser humano. É importante observar que em todas estas alianças haviam valores e símbolos que marcavam a aliança. Por exemplo: Troca de cintos e capa (I Sm.18:4 – Davi e Jônatas) “Desejou-se Jônatas dar a capa que vestia e a deu a Davi, como também a Armadura, inclusive a espada e o cinto. ” Corte e Circuncisão (Gn.17:11...Deus com o povo de Israel) “circundareis a carne do vosso prepúcio, será

O PLATONISMO.

O PLATONISMO Platão (427-347 a.C) é tido por muitos como um dos maiores filósofos da antiguidade. Ele nasceu em uma família da aristocracia de Atenas, na época de Péricles, provavelmente o maior dos estadistas gregos. Platão, em algum período de sua juventude, conheceu Sócrates, por quem desenvolveu uma grande admiração pessoal. Em 399 a.C., após a condenação e execução de Sócrates, Platão deixou Atenas e começou a escrever os diálogos pelos quais é lembrado hoje. Esses diálogos geralmente dividem-se em três grupos: 1. Os primeiros diálogos, normalmente considerados como memorais ou tributos a Sócrates. Entre ele estão Eutífron, Críton e Apologia de Sócrates. 2. Os diálogos intermediários, que começaram a ser escritos após a fundação da Academia de Atenas, em 387 a.C., entre os quais se encontra o famoso diálogo A República. Este reflete a convicção de Platão de que os filósofos deveriam ser reis, reis filósofos, retratando a esperança de Platão quanto à educação de Dionísio, o Jovem,

"ANTES" E "DEPOIS DE CRISTO" ...

Recebemos algumas denúncias sobre a abolição, nas aulas e no material didático, dos termos “Antes de Cristo” e “Depois de Cristo” como referências da Linha de Tempo da História nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. No primeiro momento foi difícil até mesmo acreditar na veracidade do que as denúncias diziam, pois custa acreditar que a militância está exigindo que até nas referências temporais qualquer menção ao cristianismo seja simplesmente apagada. Mas é verdade! Neste vídeo vemos uma profissional da educação confirma que a Secretaria (da Educação do Estado de São Paulo) decidiu abolir qualquer referência à Cristo como referência de escala temporal nas aulas de História e demais disciplinas. Ela explica que as referências clássicas A.C. e D.C. estão sendo substituídas por A.E.C. E E.C, que significam “Antes da Era Comum” e “Era Comum”. “A referência ao nascimento de Cristo ainda é utilizada ainda em alguma literatura, mas a Secretaria decidiu passar a utilizar um term

RACISMO

Esse é um tema que tem promovido debates e mais debates. Grupos de diversas ideologias atacam-se. Porém uma coisa é certa. A revelação progressiva de Deus tem um sentido UNO. Todas as etnias são objeto da misericórdia do Senhor. O racismo tem origem no mal. Asiáticos, Negros e Brancos, todos os grupos, estarão um dia diante do trono de Deus num culto glorioso de adoração, de acordo com a Visão do Apóstolo joão, no livro de Apocalipse 7:9. Uma multidão de todas as nações tribos, povos e línguas. Há quem pense que no Brasil não existiria a questão racial. Há quem acredita que isto possa ocorrer devido à crença de que a fórmula miscigenação+imigração = branqueamento leva ao desaparecimento gradual do negro, e, consequentemente, da questão raial no país. Pela passagem co centenário da Abolição no Brasil no ano de 1987 tínhamos 3,6 milhões de negros e 21,3 milhões de mestiços constituindo 41,9% da população econômica e ativa no país. O brasileiro tem uma significativa experiência

SAÚDE

SAÚDE. O conceito de saúde reflete o contexto social, econômico, político e cultural. Em outras palavras, saúde não significa a mesma coisa para todos. Vai depender da época, lugar e da classe social. Dependerá também de valores pessoais, de conceitos científicos, religiosos e filosóficos. O mesmo ocorre ao conceituar doença. O que é considerado uma doença varia muito (SCLIAR, 2007). Conforme demonstrado em estudos paleontológicos, as doenças, especialmente as infecciosas, são antigas companheiras da humanidade. Portanto,múmias egípcias apresentam sinais de doença (por exemplo: varíola do Faraó Ramsés V). Não é de admirar que os humanos, desde muito cedo, tenham tentado enfrentar essa ameaça de várias maneiras, com base no conceito de doença (e saúde). Portanto, a ideia mágica religiosa originou-se do princípio de que a doença, resulta da ação de forças introduzidas no organismo, devido ao pecado ou maldição. Segundo Scliar (2007), para os antigos hebreus, a doença não era necessari

ENSINAR APRENDER APRENDER E APRENDER A ENSINAR.

Muitas vezes o aluno não consegue aprender, não por falta de requisitos intelectuais, mas sim por bloqueio e inibições no pensar, gerado por problemáticas efetivas ou emocionais. Segundo Piaget (1970, op. cit. Chamat, 2008), as rupturas no vinculo familiar causam, geralmente, bloqueios e ruptura no vínculo com o "conhecimento". Daí à afirmação que, "afetivo e cognitivo permanecem lado a lado" e, muitos autores apontam que a quebra ou defasagem na relação do "Ser que ensina" como o "Ser que aprende" é desastrosa do ponto de vista da aprendizagem. O escasso vínculo com o conhecimento torna a aprendizagem e vida social insatisfatória. Chamat (2008) enfatiza que: Esse vínculo se encontra evidenciado ou com sequela da ausência dessa vinculação. Essa vinculação, segundo a autora é responsável, pela criatividade e pelo desejo de busca, de lidar com o conhecido e desconhecido, que é o "conhecimento". Chamat (2008, p. 32), 48 Ter um olha

Lembrança de minha infância

Nasci  em Amaporã/Pr., cresci na cidade de Aparecida do Ivaí, Área rural do município de Santa Isabel do Ivaí. Hoje Aparecidinha do Ivaí, Município de Santa Mônica do Ivai.  Estudei em Escola Pública em Aparecida do Ivaí e Santa Mônica.Lá  tinha a tia da merenda (amada por nós). Em maio de 1975 mudei para São Paulo, São Mateus, e alguns meses depois para Casa Verde, estudei no Escola Ari Barroso, Parque Peruche. Ali tive excelente professores, lembro-me das aulas de Geografia, História do Prof Hugo, ah, tínhamos aulas de Técnicas Comerciais, Música, tempos bons, o palco no pátio onde realizávamos nosso show de talentos.. e claro: Nos banheiros ninguém ia sozinho, pq lá morava a tal loira do banheiro! rsrsrs...  Participar da grandiosa fanfarra, carregar a bandeira ou a faixa da escola era o sonho de qualquer aluno, mas para isso precisávamos ter boas notas😉 e nem ter faltas! Não recebíamos uniformes, nem materiais didáticos, se os pais não podiam comprar, (eu morava com minha

FILOSOFIA - CIDADANIA e POLÍTICA

FILOSOFIA: CIDADANIA e POLÍTICA Prof. J. Lopes de Oliveira Como cidadãos que somos, não há como vivermos alheios ao que é político , uma vez que todos os fenômenos da nossa existência estão diretamente relacionados ao que é público. E política desde os gregos é a invenção da dimensão pública da vida. Razão pela qual aparecemos publicamente à civilidade desde o nosso nascimento, que necessita de um registro oficial em cartório. O mesmo se repete com as principais prestações de contas da nossa vida civil, que precisa estar devidamente registrada para efeitos legais.   E o mesmo se repete na própria morte dos indivíduos, que também tem que ser um evento a ser devidamente computado pelo Estado. Ou seja, a cidadania é um fato social que está diretamente  atrelado ao ente federativa que nos gerou, a cidade , que é o nome primitivo de onde deriva a palavra cidadania , pois cidadãos é o que somos perante as instituições da república desde os municípios, passando pe