Na disciplina de Ciências Biológicas aprendemos que os vírus replicam e sofrem mutações, que mudam suas características. Assim as vacinas que hoje existem combatem as formas atuais do vírus conhecido. Como o vírus mudam, deverão mudar as vacinas também. Dessa forma poderão as futuras vacinas combater as novas formas do vírus.
O que isso nos traz de novidades?
Tenho ouvido de alguns médicos e colegas técnicos de formação, que essa doença vai se prolongar por muito tempo (Haja visto, o histórico das pandemias anteriores) devemos manter distanciamento mesmo após vacinados, evitar aglomeração, lavar sempre as mãos, usar corretamente a máscara, de forma que cubra nariz e boca.
E porque vai durar muito tempo?
Até toda a população do mundo ser corretamente vacinada... nós já temos exemplo disso: a vacina antigripal!! Todos sabem que devemos tomar essa vacina todo os anos. na minha opinião, o mesmo vai e deve ocorrer com a COVID.
A COVID e o cérebro
Sabemos que o cérebro tem uma camada protetora contra a entrada de muitos produtos, essa blindagem tem um nome: Barreira hematoencefálica, ela permite a passagem de aminoácidos e nutrientes e barra a entrada de todo o resto de substâncias que podem ser nocivas ao seu funcionamento. Sabemos também que há uma única passagem do corpo para o cérebro, que são as fossas nasais.
Os processos inflamatórios, também podem produzir rompimentos na barreira e então permitir a entrada do vírus da COVID no cérebro.
O que isso pode provocar após a doença?
• Perda parcial da memória;
• Alterações do comportamento;
• Muitas pessoas se esquecem das senhas de suas contas, de cartão de crédito;
• Sentem cansaço constantes;
• Anomia – a pessoa olha para um objeto, sabe de sua utilidade, mas não sabe o nome.
A ciência já sabe os efeitos da COVID no cérebro. Então, já pode começar a enfrentá-la, além dos pulmões de quem está doente ou em recuperação.
Prof. Lopes, tem formação em Segurança e Medicina do Trabalho, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Me. Ciência da Educação.
A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt...
Comentários
Postar um comentário