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ENSINAR APRENDER APRENDER E APRENDER A ENSINAR.

Muitas vezes o aluno não consegue aprender, não por falta de requisitos intelectuais, mas sim por bloqueio e inibições no pensar, gerado por problemáticas efetivas ou emocionais. Segundo Piaget (1970, op. cit. Chamat, 2008), as rupturas no vinculo familiar causam, geralmente, bloqueios e ruptura no vínculo com o "conhecimento". Daí à afirmação que, "afetivo e cognitivo permanecem lado a lado" e, muitos autores apontam que a quebra ou defasagem na relação do "Ser que ensina" como o "Ser que aprende" é desastrosa do ponto de vista da aprendizagem. O escasso vínculo com o conhecimento torna a aprendizagem e vida social insatisfatória. Chamat (2008) enfatiza que: Esse vínculo se encontra evidenciado ou com sequela da ausência dessa vinculação. Essa vinculação, segundo a autora é responsável, pela criatividade e pelo desejo de busca, de lidar com o conhecido e desconhecido, que é o "conhecimento". Chamat (2008, p. 32), 48 Ter um olhar psicopedagógico de um processo de aprendizagem é buscar compreender como eles utilizam os elementos do seu sistema cognitivo e emocional para aprender. É também buscar compreender a relação do aluno com o conhecimento, a qual é permeada pela figura do professor e pela escola. A Psicopedagogia preocupa-se, portanto, como a criança aprende. Segundo Scoz (2003) é na escrita do discurso parental que adquirimos elementos que nortearão a posição da criança na estrutura familiar permitindo-nos localizar no sintoma o que é da criança e o que está na marca familiar. https://youtu.be/PCGt5DxxJAE?t=408 Prof. Lopes - lopes.psicopedagogo@gmail.com

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