Pular para o conteúdo principal

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – O que é e quais suas Causas?

INTRODUÇÃO Importantes estudos sobre as dificuldades de aprendizagem foram feitos na década de 90, mas grande parte das informações demorou para chegar ao grande público. Nesta apresentação procuramos trazer o que há de melhor na pesquisa e na experiência educacional recentes para pais, professores e todos aqueles que são responsáveis por crianças com problemas de aprendizagem. É com entusiasmo e dedicação, que oferecemos estas informações e orientações abrangente para as causas, identificação e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Você irá entender como estes pequenos distúrbios podem ter impacto significativo no desenvolvimento da criança, tanto dentro quanto fora da escola. Nestas palestras oferecemos inúmeras estratégias práticas e inovadoras para auxiliar os jovens com dificuldades a obterem êxito, desde seus primeiros dias na pré-escola até os anos depois da faculdade. Esta palestra inicial tem o objetivo de ajudar os jovens com dificuldades de aprendizagem a agarrarem aos seus sonhos. É também para ajudar as mães, os pais e professores a enfrentarem o labirinto de desafios que tão frequentemente deixam todos sentindo-se perplexos e impotentes. O primeiro ponto importante é que ninguém é impotente – bem ao contrário. Está comprovado que os estudantes mais propensos a ter sucesso são aqueles que têm pais informados e incentivadores ao seu lado. Este fator supera a qualidade do programa escolar. Eis aí a importância do A.I.E. e professores treinados para envolverem-se com os problemas e dificuldades de um aluno, pais que estão mais conscientes de todos os modos como uma pessoa jovem é forte e maravilhosa. Sua tarefa mais vital é lembrar a seu filho que ele é esplendido e capaz na maior parte do tempo. As dificuldades de Aprendizagem tem-se tornado o foco de pesquisas mais intensas nos últimos anos, elas ainda são pouco entendidas pelo público em geral. As informações sobre dificuldades de aprendizagem têm tido uma penetração tão lenta que os enganos são abundantes até mesmo entre muitos profissionais da educação. Não é fácil entender a confusão. Para começo de conversa, o termo dificuldades de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. Raramente, elas podem ser atribuídas a uma única causa. As dificuldades de aprendizagem podem ser divididas em tipos gerais, mas uma vez, com frequência, ocorrem em combinações – e também variam imensamente em gravidade -, pode ser muito difícil perceber o que os estudantes agrupados sob esse rótulo têm em comum. As deficiências que mais tendem a causar problemas acadêmicos são aquelas que afetam a percepção visual, o processamento da linguagem, as habilidades motoras finas e capacidade para focalizar e capacidade para focalizar a atenção, podem ter um impacto devastador tão logo a criança entre na escola. Muitas crianças com dificuldades de aprendizagem também lutam com comportamentos que complicam suas habilidades na escola. A mais saliente dessas é a hiperatividade, uma inquietação extrema que afeta 15 a 20% das crianças com dificuldades de aprendizagem. Alguns outros comportamentos problemáticos em geral observados em jovens com dificuldades de aprendizagem são os seguinte: FRACO ALCANCE DE ATENÇÃO A criança distrai-se com facilidade, perde rapidamente o interesse por novas atividades, pode saltar de uma atividade para outra e, frequentemente, deixa projetos ou trabalhos inacabados. DIFICULDADE PARA SEGUIR INSTRUÇÕES A criança pode pedir ajuda repetidamente, mesmo durante tarefas simples – “ Onde é mesmo que eu devo colocar isto?” “ Como é mesmo que faz isto?” Os enganos são cometidos, porque as instruções não são completamente entendidas. IMATURIDADE SOCIAL A criança age como se fosse mais jovem que sua idade cronológica e pode preferir brincar com crianças menores. DIFICULDADE COM A CONVERSAÇÃO A criança tem dificuldade em encontrar as palavras certas, ou perambula sem cessar tentando encontra-las. INFLEXIBILIDADE A criança teima em continuar fazendo as coisas à sua própria maneira, mesmo quando esta não funciona; ela resiste a sugestões e a ofertas de ajuda. FRACO PLANEJAMENTO E HABILIDADES ORGANIZACIONAIS A criança não parece ter qualquer sensação de tempo e, com frequência, chega atrasada ou despreparada. Se várias tarefas são dadas ou uma tarefa complexa com várias partes, ela não tem ideia por onde começar, ou de como dividir o trabalho em segmentos manejáveis. DISTRAÇÃO A criança frequentemente perde a lição, as roupas e outros objetos seus; esquece-se de fazer as tarefas e trabalhos e/ou tem dificuldade em lembrar de compromissos ou ocasiões sociais. FALTA DE DESTREZA A criança parece desajeitada e sem coordenação; em geral, deixa cair as coisas ou as derrama, ou apalpa e derruba os objetos; pode ter uma caligrafia péssima; é vista como completamente inepta em esportes e jogos. FALTA DE CONTROLE DOS IMPULSOS A criança toca tudo que prende seu interesse, verbaliza suas observações sem pensar, interrompe ou muda abruptamente de assunto em conversas e /ou tem dificuldade para esperar ou revezar-se com outras. Esses comportamentos surgem a partir das mesmas condições neurológicas que causam problemas de aprendizagem. Infelizmente, quando eles não são compreendidos como tais, só ajudam a convencer os pais e os professores de que a criança não está prestando a devida atenção. Até mesmo os estudantes vêem comportamentos como esses como defeitos de personalidade. Muitas crianças com dificuldade de aprendizagem sentem-se felizes e bem-ajustadas, algumas até metade delas, de acordo com estudos atuais desenvolvem problemas emocionais relacionados. Esses estudantes tornam-se frustrados tentando fazer coisas que não conseguem e desistam de aprender e começam a desenvolver estratégias para evitar isso. Eles questionam sua própria inteligência e começam a achar que não podem ser ajudados. Muitos se sentem furiosos e põem para fora, fisicamente, tal sensação; outros se tornam ansiosos e deprimidos. De qualquer modo essas crianças tendem a isolar-se socialmente e, com frequência sofrem de solidão, bem como de baixa autoestima. Eventualmente, os problemas secundários associados a uma dificuldade de aprendizagem podem torna-se mais óbvios e mais sérios que a própria deficiência. Estudos mostram que adolescentes com dificuldades de aprendizagem não apenas estão mais propensos a abandonar os estudos, mas também apresentam maior risco para abuso de substâncias químicas, atividades criminosas e até mesmo suicídio. Embora a maior parte dos estudantes com dificuldade de aprendizagem não tenha um futuro trágico, como a história de FILOMENA descreve de um modo emocionante a frustação e a insegurança que podem acompanhar esses alunos até a idade adulta. FILOMENA Lembro que minha mãe me fazia usar uma letra do alfabeto em volta do pescoço, quando eu ia à escola. Acho que era a letra “J”. Eu sabia que a letra era ao sair de casa e tentava com todas as forças não esquecê-la durante o dia inteiro. Imagine uma criança, com cinco anos de idade, saindo de casa e sabendo que é melhor lembrar a letra quando cruzar aquela mesma porta ao voltar. Eu caminhava para a escola repetindo o tempo todo o nome da letra. Mas sabe de uma coisa? Ao longo do caminho eu esquecia que letra era aquela. Depois da escola, eu tentava desesperadamente – quer dizer, eu olhava para a letra, rezando para que uma voz ou algo assim me desse a resposta antes de chegar em casa. Eu amo minha mãe e sei que ela me ama, e tudo que ela queria era que eu conhecesse o alfabeto. Ainda assim, eu tinha medo e odiava o fato de não poder lembrar, quando ela se esforçava tanto para me ensinar. Lembro que eu chorava e ficava furiosa comigo mesma, porque simplesmente não conseguia aprender. Minha vontade era gritar para ela: “estou tentando, droga, estou tentando! Será que você não vê que estou tentando? Me ajude, por favor.” Enquanto eu crescia, ler e soletrar tornaram-se ainda mais difíceis para mim. Os professores a minha família e os meus amigos provocavam-me o tempo todo. Os professores me culpavam por atrapalhar a turma. Assim, já que todos queriam rir de mim ou me culpar pelas coisas, parei de tentar ler, até mesmo sozinha ou em voz alta e me tornei a palhaça da escola, em casa, ficava isolada. Quando cheguei na 3ª série do E.M., percebi o dano que já ocorrera. Ir para a faculdade já mais me passara pela cabeça, ou o que eu queria da vida, ou que tipo de emprego poderia obter. Então me senti desapontada, não porque as pessoas das quais gostava ou os professores que supostamente deveriam me ensinar haviam me abandonado, mas porque eu própria desistira de lutar. Finalmente, percebi que eu sempre encontraria pessoas que me considerariam estúpida, mas eu sabia, e realmente acreditava que não era estúpida. Assim, por que é que hoje, com 30 anos de idade, ainda tenho medo de ler e falar com as pessoas que conheço? Descubro que sou capaz de conversar apenas com as pessoas que não vão me provocar. Vou lhe dizer por que – é porque minha família e meus professores me fizeram pensar que todos com quem eu falo irão me provocar até o fim. Em outras palavras, cada ser humano na face da Terra é mais esperto que eu. E isto será errado. Nenhuma criança deveria jamais se sentir assim. Como é que alguém faz isso com uma criança que está dando tudo de si? Cada criança merece o direito de aprender e de falar com sinceridade sem que alguém a interrompa, fazendo-a sentir-se incapaz. Todos os modos como uma pessoa jovem é forte e maravilhosa. Sua tarefa mais vital é lembrar ao seu filho (e ao seu aluno* grifo nosso) que ele é esplêndido e capaz na maior parte do tempo. As criança que sabem de sua capacidade na maior parte das coisas – e que são completamente amadas, não deixam que essas deficiências as perturbem por muito tempo. (Adaptado de Smith, C.R. 1994) Learning dissabiliyies: The Interaction of learner, task and settung (3rd.ed) Baston:. Alyn & Bscon. CONCLUSÃO Nosso objetivo é oferecer-lhe tanto as informações quanto o encorajamento necessários para que você se torne um entusiasta de seu próprio aluno(a), filho ou filha. Examinaremos as causas e os tipos de dificuldades de aprendizagem e discutiremos os modos como elas afetam tanto a educação quanto o crescimento social e educacional do jovem estudante. Nós passaremos passo a passo, pelo processo de identificação de dificuldades de aprendizagem e mostraremos como trabalhar com os profissionais no desenvolvimento de um programa educacional individualizado abordando alguns fatores persistentes que podem tornar problemáticos a vida em casa. Obrigado por sua participação e apoio a esta causa, onde juntos formaremos jovens íntegros e éticos para a sociedade, que constroem templos à virtude e cavam masmorras ao vício. Parabéns por sua dedicação e empenho. Com Carinho, Prof. Lopes. MINI CURRÍCULO DO PROF. LOPES Formado em Pedagogia pela FAAC- Faculdades Associadas de Cotia/SP Técnico em Segurança e Medicina do Trabalho pelas Escolas SENAC/Osasco/SP Bacharel em Teologia pelo Instituto de Ensino Superior Betel/SP Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNAR/Araras/SP Pós em Psicopedagogia Clínico e Institucional pela FACON/SP Pós em Psicologia Clínica FAVENI- MG Mestrado em Ciência da Educação: formação de Professores – UNIATLÁNTICO – Espanha. Perito Judiciário em: Grafoscopia e Documentoscopia pelo Instituto Beta/RJ Dois Livros publicados Colunista da Folha de Icém/SP e Revista CIPA/SP Outras habilidades e competências. FONTES BIBLIOGRÁFICAS Organizações para dificuldade de Prendizagem - Children and aulkts with attention Deficit Disorder - ww.chadd.org. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z Corine Smithe Lisa Strick - Artmed (www.artmed.com.br) Orton Dyslexia Society http:// ODS.org. National Association of Private Schools for Exceptional Children (NASPSEG) www.spedschool.com.napesec.html

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín