Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 22, 2010

PSICODIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM

INTRODUÇÃO A psicopedagogia é uma área de conhecimento cujo objeto de estudo é o sujeito cognoscente, isto é, o sujeito que constrói seu saber. Sua atuação foca o processo de aprendizagem humana, não apenas no âmbito escolar, ou restrito a uma determinada fase de desenvolvimento do indivíduo, visto que a aprendizagem é um processo contínuo que ocorre em todos os espaços ou lugares, em diferentes momentos e situações, durante toda a existência do ser humano. O processo de aprendizagem não configura uma estrutura, se deve mais à sua função e modalidade do que à sua assimilação a uma construção teórica coerente. Se for uma estrutura de articulação de esquemas do processo de aprendizagem associado a outras tarefas teóricas coincide a um momento histórico cuja engrenagem se preocupa epistemologicamente ao materialismo histórico à teoria piagetiana da inteligência e à teoria de Freud que instaura a ideologia operante e o inconsciente. A mesma atividade assimiladora concilia as desc