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A ADORAÇÃO NO TABERNÁCULO TERRENO Hebreus 9:1- 28

    9.1-10 - Os versículos de 1 a 10 do capítulo 9 descrevem os sacrifícios no Dia da Expiação, no tabernáculo terreno (Lv.16). Esses sacrifícios não eram capazes de limpar a consciência. Em contraste, o oferecimento de Cristo de si mesmo, conquistando Sua entrada no santuário celestial (Hb. 9:11-14), estabeleceu um novo concerto (Hb.9:15-22), provendo nossa salvação de uma vez por todas (Hb 9.23-28). Sua obediência tornou eficaz Seu sacrifício (Hb.10.1-10). 9.1 - O primeiro concerto incluía um santuário terreno, o tabernáculo(v.2), no qual eram oferecidas ordenanças de um culto divino. 9.2-5 - Esses versículos descrevem de forma simples o material principal que havia no tabernáculo.   No pátio, encontravam-se um altar para o sacrifício de animais, uma bacia para lavagem cerimonial e a tenda em si( a palavra tabernáculo significa, literalmente, tenda). O tabernáculo era dividido em dois cômodos por um véu. A primeira parte era o santuário,  ou Lugar Santo, onde ficava o candelabro, a m

O SACERDÓCIO DE CRISTO É SUPERIOR AO LEVÍTICO - Heb. 7:1 - 28

  7.1 -  A menção de Melquisedeque  lembra a referência já feita a esse antigo sacerdote em Hebreus 5:10,11. Melquisedeque foi tanto rei quanto sacerdote, uma combinação comum nos tempos antigos. Salém, tempos depois, foi chamada de Jerusalém . 7.2 - O nome Melquisedeque significa rei de justiça. Salém significa paz. O rei ideal reina em justiça, o que assegura paz. Is. 32.27 “E a obra da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre.”   7.3 - Sem pai, sem mãe, sem genealogia. Gênesis, um livro com muitas genealogias, não tem nenhuma  para Melquisedeque. O autor não está dizendo  que Melquisedeque nasceu sem pai e mãe, o que seria um absurdo, apenas que não existe nenhum registro de seu nascimento nas genealogias de Gênesis. Esta descrição de Melquisedeque prefigura o sacerdócio eterno de Jesus. E tal como ele, Jesus é tanto Sacerdote como Rei, pertencendo a um sacerdócio de justiça independente de Arão. Alguns comentaristas referem-se a essa passagem com

EXORTAÇÃO AO PROGRESSO DA FÉ - Heb.6:1-20

  EXORTAÇÃO AO PROGRESSO DA FÉ - Heb.6:1-20   6.1-2. O autor insiste em que os leitores de sua carta deixem o que é primário e prossigam até a perfeição, no sentido de maturidade. Ele faz uma lista de seis pontos doutrinários, que chama de os rudimentos da doutrina de Cristo.(Os primeiros rudimentos, em Heb.5:12). 1º-) Arrependimento de Obras mortas se refere à mudança de pensamento quanto às exigências da Lei de Moisés(Heb.9.14). Embora a Lei seja boa (ITm.1.8), era fraca, por causa da fraqueza de nossa natureza pecaminosa (Rom.8.3). 2º-) O que é necessário para a salvação não são as obras mortas, que não podem salvar, mas a fé em Deus. 3º-) Batismos pode referir-se aos vários batismos citados no Novo Testamento (O batismo de Cristo, o de João, o batismo do crente nas águas e o batismo do Espírito Santo) , ou também aos diversos ritos de purificação praticados pelos judeus. 4º-) Em Atos a imposição de mãos era usada para a ordenação de ministério (At.6.6; 13.3). Esta prática também é