Pular para o conteúdo principal

EXORTAÇÃO AO PROGRESSO DA FÉ - Heb.6:1-20

 EXORTAÇÃO AO PROGRESSO DA FÉ - Heb.6:1-20

 

6.1-2. O autor insiste em que os leitores de sua carta deixem o que é primário e prossigam até a perfeição, no sentido de maturidade.

Ele faz uma lista de seis pontos doutrinários, que chama de os rudimentos da doutrina de Cristo.(Os primeiros rudimentos, em Heb.5:12).

1º-) Arrependimento de Obras mortas se refere à mudança de pensamento quanto às exigências da Lei de Moisés(Heb.9.14).

Embora a Lei seja boa (ITm.1.8), era fraca, por causa da fraqueza de nossa natureza pecaminosa (Rom.8.3).

2º-) O que é necessário para a salvação não são as obras mortas, que não podem salvar, mas a fé em Deus.

3º-) Batismos pode referir-se aos vários batismos citados no Novo Testamento (O batismo de Cristo, o de João, o batismo do crente nas águas e o batismo do Espírito Santo) , ou também aos diversos ritos de purificação praticados pelos judeus.

4º-) Em Atos a imposição de mãos era usada para a ordenação de ministério (At.6.6; 13.3). Esta prática também é encontrada no V.T., para delegação de poderes a alguém para o serviço público (Nm27.18,23;Dt.34.9).

5º-) Ressurreição dos mortos se refere à doutrina da ressurreição de todos no final dos tempos (Ap.20.11-15).

É um ensinamento do A.T.,(Is.26.19; Dn.12.2), amplamente difundido no judaísmo do século I, principalmente pelos fariseus.

Para os cristãos, tornou-se essencial a crença na ressurreição de Jesus, sem a qual não existiria o perdão dos pecados ( I Cor.15.12-17).

6º-) Juízo eterno se refere  à crença de que todos  seremos julgados pelo grande Juiz.

As escrituras indicam que existiram dois tipos de julgamento final: o dos cristãos, na qual Jesus determinará a recompensa de cada um (I Cor.3.12-15), e o juízo dos descrentes (Apoc.20.11-15).

6.3 - O autor inclui ainda a si mesmo na ação que deva ser realizada pelos cristãos. Se Deus permitir - ou seja, se for da vontade de Deus (Tg. 4.15) - indica o imperativo necessário da autoridade divina para que algo aconteça.

6.4-6 - Esta passagem, tão difícil com respeito a recair, tem sido interpretada de diversas maneiras.

Alguns afirmam que o autor de Hebreus está falando de cristãos nominais, que ouvem a verdade e aparentam crer em Cristo, mas, por fim, demonstram sua superficialidade em relação a Ele,  renunciando-o publicamente.

Outros interpretam estes versículos como argumento hipotético que o autor de Hebreus estaria usando para advertir àquele espiritualmente imaturos(v.1-3) que não rejeitem a oferta de salvação de Deus (v.6; Heb.3.12).

Os que defendem essas duas posições citam, caracteristicamente, as diversas passagens bíblicas que falam da verdadeira segurança eterna do crente (Jo 6.39,40: 10.27-29; Rm.8:28-30).

Uma vez que Deus nos salvou, nada pode separar-nos do Seu amor (Rom. 8.35-39).

Outros ainda, porém, preferem que o autor esteja falando de cristãos genuínos que renunciam a Cristo e  e deixam de ser cristãos.

Alegam ser esta uma leitura clara deste texto, citando várias advertências no N.T., para resistirmos aos enganos de falsos mestres, como evidência adicional a esta sua interpretação (II Cor.11.1-4; II Tm.2:17; I Jo.2:21-25).

É mais provável  que a passagem diga respeito a judeus, verdadeiros crentes em Jesus, que, ao sofrem perseguição, vejam-se tentados a novamente se envolver com a religião judaica e seus ritos, de que haviam sido libertos em Cristo.

Em vez de falar da perda da justificação, a passagem se refere ao fracasso de um crescimento à maturidade.

O crente que, tentado, é levado a cair, depois de haver obtido o progresso na caminhada cristã, como se evidencia nas características do crescimento cristão indicadas nos versículos 4 e 5, após a queda coloca-se em risco de ficar estagnado no crescimento cristão.

6.6- A expressão e recaíram pode ser traduzida de forma melhor por caíram de lado, representado um corredor que cai ao lado da pista durante uma corrida.

A expressão, neste caso, pode ser entendida aqui como referindo-se a pessoas para os quais é impossível ter uma mudança de opinião, ou arrependimento, por estarem envolvidas em atividades que contrariam sua confissão de Cristo como seu Salvador.

Renovar significa restaurar, restabelecer. - É impossível ao empenho de quem quer que seja na comunidade cristã restabelecer a comunhão de alguém com Deus. Este, o motivo da forte advertência em Heb. 3.13 de que exortemos uns aos outros, a fim de evitarmos um coração endurecido.

A imaturidade constante é sempre perigosa.

Pense em pessoas que você possa ter conhecido, exultantes testemunhas de Cristo, que se desviaram do caminho e se tornaram frias como pedra.

para o autor, essas pessoas de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem a uma situação de vergonhosa e ultrajante.

Ao se afastarem do crescimento cristão, tais pessoas se colocam na posição dos que, na prática, crucificaram Jesus e o expuseram à humilhação pública.

Em outras palavras, os leitores originais são cristão judeus que estão pensando em retornar ao judaísmo, estarão se juntando às fileiras daqueles que crucificaram Cristo, pois sua atitude corresponde, em importância, a uma rejeição pública, a uma nova crucificação (simbólica) do Senhor.

6.7-8 - Aqui, uma ilustração baseada na natureza transmite duas verdades:

1-) Um pedação de terra que recebe chuva (um dom celestial, v.4) e que é produtiva e útil para muitos e abençoada por Deus (v.7).

2-)  Um pedação de terra (v.8) que recebe chuva (um dom celestial v.4, mas é improdutiva, que significa desqualificada, usada em relação a um cristão desqualificado para receber recompensa (I Cor.9.27; II Cor.13.5,7).

Esta terra não é amaldiçoada, mas perto está da maldição ( I Cor.11.29-31).

A consequência é ser queimada, o que não significa o inferno, mas um juízo temporal de Deus.

No Antigo Testamento, o juízo de Deus sobre Seu povo está associado a queima de campos ( Is.9.18-19; 10.17), o que representa morte física, mas não morte espiritual.

Talvez exista aqui também uma alusão ao fogo do juízo, quanto ao fundamento de Cristo ( I Cor.3.11-15).

Existia uma prática antiga de queimar a terra para destruir as ervas daninhas e fazer que o campo fosse útil novamente.

Se esta é a alusão, existe a esperança de que a pessoa possa voltar a produzir novamente.

6.9 - Com o calor e a afeição do título amados, o autor garante aos hebreus que espera coisas melhores deles.

Suas obras são sinais, para o autor, de que eles teriam recebido Cristo verdadeiro (v.10).

6.10 - Serão então recompensados, porque Deus não é injusto. Ele os recompensará pelo que tiverem realizado.

6.11 - Os cristãos correm constantemente o perigo de não permanecer inteiramente fiéis na esperança que devem ter em Cristo. Devemos manter nosso comprimento com Cristo firme até o fim.

6.12 - Negligentes é a mesma palavra usada em Heb. 5.11, que deu início a esta exortação para que os hebreus crescessem na fé em Cristo.

6.13-15 - Abraão é um exemplo de fé e paciência para com a promessa de Deus. Ele esperou 25 anos desde que foi feita a promessa até Isaque, o filho prometido, nascer ( G.12.4; 21.5).

6.16-17 -  Confirmação significa garantia. O juramento usado é para garantir o cumprimento do acordo.

6.18 - O Senhor confirmou Seu juramento a Abraão ao jurar por si mesmo (v.13) porque Ele, por si só, é maior do que tudo.

As duas coisas que não mudam são a Palavra de Deus e o Seu juramento. Como Deus não mente e é todo -poderoso, há de cumprir todas Suas promessas.

Esta natureza imutável de Deus é a consolação e o fortalecimento do crente.

6.19 - A esperança do crente em Cristo é segura como uma âncora.

Esta âncora não está na areia , mas na presença do Todo-Poderoso.

Interior do véu se refere ao Santo dos Santos, o lugar onde Deus habita.

6.20 - A palavra precursor era usada no século 2 d.C., com relação a barcos menores enviados para o porto pelos grandes navios impossibilitados de lá atracar devido ao mau tempo.

Esses barcos carregavam a âncora através da arrebentação para o porto e prendiam lá segurando assim o navio maior.

Precursor pressupõe que outros o seguirão.

Deste modo Jesus é não somente a própria âncora do crente, mas também o barco que leva a âncora para perto e a segura firmemente. Não há dúvida de que o nosso navio está indo para o porto.

A única questão é se está indo com tranquilidade de um navio bem posicionado nas águas.

Os cristãos que conservavam sua esperança na presença de Deus hão de chegar com confiança ao trono da graça (Heb. 4.14-16).

Como a esperança dos cristãos é segura não pode ser abalada, devem usá-la com perseverança.

 

Fonte de Pesquisa:

A Bíblia da Mulher - Editora Mundo Cristão;

Bíblia de Estudo da Liderança Cristã de Maxwell - SBB;

Bíblia de Estudo Batalha Espiritual - Editora Central Gospel;

Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio;

O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento - Editora C. Gospel.

Por: pr. José Lopes de Oliveira.

 

Comentários

  1. Marcos Paes de Batros5 de abril de 2024 às 14:57

    Parabéns pelo talento, Lopes! Belo texto e uma excelente reflexão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín