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EXORTAÇÃO AO PROGRESSO DA FÉ - Heb.6:1-20

  EXORTAÇÃO AO PROGRESSO DA FÉ - Heb.6:1-20   6.1-2. O autor insiste em que os leitores de sua carta deixem o que é primário e prossigam até a perfeição, no sentido de maturidade. Ele faz uma lista de seis pontos doutrinários, que chama de os rudimentos da doutrina de Cristo.(Os primeiros rudimentos, em Heb.5:12). 1º-) Arrependimento de Obras mortas se refere à mudança de pensamento quanto às exigências da Lei de Moisés(Heb.9.14). Embora a Lei seja boa (ITm.1.8), era fraca, por causa da fraqueza de nossa natureza pecaminosa (Rom.8.3). 2º-) O que é necessário para a salvação não são as obras mortas, que não podem salvar, mas a fé em Deus. 3º-) Batismos pode referir-se aos vários batismos citados no Novo Testamento (O batismo de Cristo, o de João, o batismo do crente nas águas e o batismo do Espírito Santo) , ou também aos diversos ritos de purificação praticados pelos judeus. 4º-) Em Atos a imposição de mãos era usada para a ordenação de ministério (At.6.6; 13.3). Esta prática também é

CRISTO, SUPERIOR AO SACERDÓCIO DA ANTIGA ALIANÇA - Hebreus 5:1-14

  CRISTO, SUPERIOR AO SACERDÁCIO DA ANTIGA ALIANÇA - Hebreus 5:1-14 Embora Hebreus descreva Jesus sendo o maior de todos os líderes e o perfeito sumo sacerdote, ele aprendeu a obediência por meio das coisas que sofreu. Lucas 2:52 nos fala que Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Esse crescimento não parou aos seus 12 anos de idade. Todos os bons líderes aprendem com suas experiências, especialmente com seus sofrimentos. 5.1-4 - Estes versículos explicam o que significa ser um sumo sacerdote. Um sumo sacerdote deve ser uma pessoa chamada por Deus(v.1-3) Ele representa o povo e, assim, deve identificar-se com sua natureza  humana. (v.4) Mas também representa Deus para o povo e, por isso, deve ser chamado por Deus para Seu serviço. 5.1 - Dons e sacrifícios. A primeira referência aqui é a do trabalho do sumo sacerdote no dia da Expiação, único dia do ano em que um sacerdote entrava no Santo dos Santos (Heb.9.7-10) para expiar os pecados do povo e interc

UM DESCANSO SABÁTICO PARA O POVO DE DEUS

    UM DESCANSO SABÁTICO PARA O POVO DE DEUS  - Heb. 4:1-16 - O fracasso  de muitos de Israel em entrar no repouso que Deus lhes concedera serve de séria advertência aos cristãos. o autor explica o que este repouso significa para os cristãos e mostra por que e como  se encontra disponível para nós hoje. 4.1 - A trágica incredulidade de uma geração de israelitas no deserto age como um aviso aos cristãos de hoje para que possam entrar no repouso de Deus, ainda oferecido ao seu povo fiel. 4.2 - Foram pregadas as boas novas é tradução de uma única palavra grega, que significa que as boas novas foram anunciadas. As boas novas do repouso de Deus foram proclamadas aos israelitas. A geração mais antiga, liderada por Moises, falhou em entrar no repouso, a Terra Prometida(Dt.12.9), por causa de sua falta de fé. Do mesmo modo, o evangelho de Cristo foi proclamado aos leitores da carta, e o autor os convoca então para o repouso de Deus, antes que sua incredulidade venha a impedi-los, também, de ne