Pular para o conteúdo principal

UM DESCANSO SABÁTICO PARA O POVO DE DEUS

 


 

UM DESCANSO SABÁTICO PARA O POVO DE DEUS
 - Heb. 4:1-16 -

O fracasso de muitos de Israel em entrar no repouso que Deus lhes concedera serve de séria advertência aos cristãos.

o autor explica o que este repouso significa para os cristãos e mostra por que e como  se encontra disponível para nós hoje.

4.1 - A trágica incredulidade de uma geração de israelitas no deserto age como um aviso aos cristãos de hoje para que possam entrar no repouso de Deus, ainda oferecido ao seu povo fiel.

4.2 - Foram pregadas as boas novas é tradução de uma única palavra grega, que significa que as boas novas foram anunciadas.

As boas novas do repouso de Deus foram proclamadas aos israelitas.

A geração mais antiga, liderada por Moises, falhou em entrar no repouso, a Terra Prometida(Dt.12.9), por causa de sua falta de fé.

Do mesmo modo, o evangelho de Cristo foi proclamado aos leitores da carta, e o autor os convoca então para o repouso de Deus, antes que sua incredulidade venha a impedi-los, também, de nesse descanso entrar.

4.3 - Desde a fundação do mundo. O repouso da criação de Deus é o arquétipo e tipo de todas as experiências de repouso posteriores.

4.4 - E repousou Deus. O tema tem início no repouso do próprio Deus logo após a criação.

O fato de Gênesis não fazer menção à noite do sétimo dia da criação forneceu a base que o repouso de Deus há de durar por toda a eternidade.

4.5,6 - Aqueles. Havia um repouso esperando pelo povo de Deus, mas grande parte da geração do êxodo não conseguiu entrar nele. 

4.7,8 - Assim como muitos israelitas não haviam entrado no repouso de Deus, na Terra Prometida, Davi, longos anos depois de Josué haver liderado os israelitas a ingressarem na terra, advertia sua geração para não endurecer o seu coração, a fim de que pudesse entrar no repouso de Deus.

E tal como Davi, o autor de Hebreus convoca a geração atual a responder a Deus hoje, que é o dia do arrependimento.

4.9 - A palavra grega para repouso, neste versículo, é diferente da palavra usada Hebreus 4.1,3,5,10,11. A palavra, aqui, significa descanso do sábado e somente nesta passagem é encontrada no Novo Testamento. Os judeus  geralmente ensinavam que o Sábado prenunciava o mundo vindouro, falando de um dia que seria sempre sábado. 

4.10 - Repousou de suas obras. Pode ser que se refira ao repouso no qual os cristãos entrarão quando terminarem seu trabalho para o Reino de Deus na terra. Apoc.14.13 (Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham).

4.11 - Procuremos. Ao incluir a si mesmo junto com seus leitores, o autor quer exortar os crentes a serem diligentes, a fazer todo o esforço para entrar naquele repouso. Pois o repouso não é automático; exige empenho e dedicação.

O perigo está em que os cristãos de hoje, como os israelitas do passado, não persistiram, mas caíram em desobediência.

4.12 - A palavra de Deus é o padrão de medida de Senhor é viva e eficaz, penetrando as partes mais íntimas do ser. Diferencia o que é natural do que é espiritual, assim como os pensamentos (reflexões) e as intenções (desejos) de cada pessoa.

A palavra de Deus, enfim, expõe as motivações naturais e as espirituais do coração do crente.

Enfrente Satanás com a espada do Espírito

A peça que completava a armadura do soldado que seguia para a batalha era a espada.

Após vestir a armadura para se proteger, o armeiro lhe entregava a espada com a qual atacava o inimigo.

A espada romana que o soldado usava era curta, de dois gumes, usada para golpear e cortar.

Ao falar sobre a palavra de Deus, o escritor de Hebreus não estava se referindo a toda a Bíblia, mas sim a RHEMA, a mensagem, um texto das Escrituras por meio do qual o Espírito fala ao nosso coração e à nossa mente.

Essa RHEMA, que recebemos diretamente de Deus, é uma arma poderosa em nossos lábios. Com ela, vem a fé de que necessitamos e que, quando proclamada, destrói as fortalezas do inimigo.

A espada, a palavra, a mensagem, é uma arma poderosa que Deus nos concedeu não apenas para nos tornar invulneráveis aos ataques de Satanás, mas também para que derrotemos quem na verdade já está derrotado. Esta é espada manejada pelo Espírito.

A Palavra de Deus é uma espada de dois gumes, ela é usada pelo Espírito para revelar os enganos de Satanás e também o pecado em nossa vida.

O nosso coração e a nossa mente são enganosos.

Muitas vezes, não conseguimos  enxergar bolsões de pecados e sementes de amargura, descrença, ira e ciúme escondidos no fundo do coração.

É muito mais fácil identificar pecados na vida de outra pessoa. “O coração é mais enganosos que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jr.17.9

O Espírito Santo, falando por meio da Palavra, penetra fundo em nosso coração e expõe o pecado que existe ali.

E, quando nos arrependemos, o Espírito Santo remove os pensamentos impuros, os desejos da carne e os pecados ocultos em nosso íntimo.

O Espírito usando  a Rhema ou a mensagem, age atualmente na vida do povo de Deus para purificar e limpar de todo pecado.

Na condição de guerreiro espiritual dos últimos dias, você deve tomar a espada do Espírito e permitir que o Espírito de Deus retire o pecado e as obras mortas de sua vida.

Para isso, você deve escolher a Palavra de Deus em seu espírito.

Não apenas leia e memorize a Bíblia.

Antes de abrir as Sagradas Escrituras e começar a ler, peça que o Espírito Santo lhe revele a verdade e exponha qualquer pecado que haja em sua vida.

Seja receptivo ao que o Espírito Santo lhe revelar e obedeça. Arrependa-se e receba o poder  do Espírito Santo para ser vitorioso!

Jesus, o poderoso Guerreiro, plenamente equipado para a batalha, enfrentou Satanás e o derrotou com a espada do Espírito.

Isaías havia profetizado com relação ao Messias: “Com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com suas palavras, como se fossem um cajado, ferirá a terra; com o sopro de sua boca matará os ímpios” Is. 11.4

João teve uma visão da segunda vinda de Cristo.

Ele vislumbrou os céus abertos e viu Cristo descendo em um cavalo branco. “Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome É Palavra de Deus”. Os exércitos celestiais o seguiam em cavalos brancos, e de sua boca (saía) uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. Ele as governará com cetro de ferro.” Apoc.19.13,15.

Deus determinou que sua Palavra fosse a autoridade suprema sobre a terra.

Ele julgará os pecadores quando eles se apresentarem perante Cristo.

Em sua segunda vinda, Jesus matará os ímpios pelo poder de suas palavras!.

Durante o tempo que viveu nesta terra, como poderoso Guerreio que manejava a espada na batalha, Jesus enfrentou Satanás e o derrotou.

Sabendo que fora comissionado, enviado e ungido por Deus para destruir as obras do Diabo, sempre que Jesus deparava com as obras do inimigo, agia com autoridade sobre ele, citando a Palavra de Deus.

As palavras que Jesus proferia eram armas letais, que atingiam em cheio o alvo e expulsavam Satanás.

Os espíritos malignos ficavam impotentes diante de Jesus. Ele os expulsava apenas com a Palavra de seus lábios.

Por onde quer que fosse, Jesus usava a Palavra para destruir as fortalezas de Satanás.

Jesus, com a Palavra, enfrentou o Diabo e o derrotou.

 Deus deseja que você faça o mesmo, que enfrente o Inimigo sempre que o encontrar, usando a Palavra para destruir as fortalezas e vencer, no poder e na autoridade do Espírito Santo.

Deus enviou a sua Palavra a esta terra, e ela não lhe retornará vazia.

Deus deseja que a Palavra esteja em você, pois ela será uma arma poderosa para expulsar o Inimigo de sua vida.

Assim como o soldado nunca segue para a batalha desarmado, você jamais deverá enfrentar o Inimigo sem ter consigo a Palavra do Deus vivo, que é a autoridade máxima nesta terra.

4.13 - As palavras nuas e patentes significam uma completa exposição e clareza diante de Deus.

Todos terão que prestar contas a Deus, que tudo vê e tudo conhece (Rom.14.10-12; II Co.5:10).

4.14 - Esta parte, que discorre sobre o Sumo Sacerdócio de Cristo, é  a ênfase de Hebreus.

O assunto, mencionado em Hebreus 2.17, é reintroduzido, aqui em Hebreus 4.14-16, discutido resumidamente em Hebreus 5.1-10 é considerado detalhadamente em Hebreus 7.1.

Nosso Sumo Sacerdote é exatamente  tal como dele precisamos. Ele pode purificar o pecaminoso coração humano.

No A.T., o Sumo Sacerdote de Israel atravessava o pátio e o véu, no tabernáculo, para então penetrar no Santo dos Santos. Nosso Sumo Sacerdote penetrou nos céus, na presença de Deus,  onde se assentou à destra do Pai Hb 1.3.

Seu nome e título, Jesus, Filho de Deus, enfatizam suas duas naturezas - Sua humanidade e divindade.

4.15 - Compadecer implica sofrer, expressa o sentimento por outro de quem já experimentou também o sofrimento.

Em tudo foi tentado. Jesus passou por todos os graus de tentação Hb 2:18.

Sem pecado. Hb 7.26;II Cor.5;21. Somente quem não se rendeu ao pecado pode conhecer a intensidade total da tentação. Jesus não se rendeu à tentação.

4.16 - Cheguemos é a mesma palavra grega traduzida em Hebreus 10.22. que constrata com o ficar afastado para que não morra do Antigo Testamento, que os leitores judeus da epístola e seus antepassados certamente cresceram ouvindo! João Batista resume admiravelmente essa diferença, em sua apresentação de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” Jo.1.29.

Não haverá mais morte de animais em sacrifício. Nunca mais o sumo sacerdote terá acesso exclusivo ao Santo dos Santos.

Confiança é a mesma palavra traduzida por ousadia em Hebreus 10.19, significando, aqui, coragem, audácia, destemor.

Os cristãos devem aproximar-se corajosamente de Deus  em oração, porque dele é o trono da graça e nosso Sumo Sacerdote se assenta à sua direita de Deus, intercedendo por nós.

 Fonte de  pesquisa:

Bíblia  de Estudo - Batalha Espiritual

Bíblica de Liderança Cristã - John  c. Maxwell - Sociedade Bíblica do Brasil

Novo Comentário Bíblico - Novo Testamento - Editora Central Gospel

Pr. José Lopes de Oliveira

Igreja Batista Missionária

Rua São Fernando, 81 - Jd. Júlio - Barueri - SP

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín