Pular para o conteúdo principal

CRISTO, SUPERIOR AO SACERDÓCIO DA ANTIGA ALIANÇA - Hebreus 5:1-14

 CRISTO, SUPERIOR AO SACERDÁCIO DA ANTIGA ALIANÇA - Hebreus 5:1-14


Embora Hebreus descreva Jesus sendo o maior de todos os líderes e o perfeito sumo sacerdote, ele aprendeu a obediência por meio das coisas que sofreu.

Lucas 2:52 nos fala que Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Esse crescimento não parou aos seus 12 anos de idade.

Todos os bons líderes aprendem com suas experiências, especialmente com seus sofrimentos.

5.1-4 - Estes versículos explicam o que significa ser um sumo sacerdote.

Um sumo sacerdote deve ser uma pessoa chamada por Deus(v.1-3)

Ele representa o povo e, assim, deve identificar-se com sua natureza humana. (v.4) Mas também representa Deus para o povo e, por isso, deve ser chamado por Deus para Seu serviço.

5.1 - Dons e sacrifícios. A primeira referência aqui é a do trabalho do sumo sacerdote no dia da Expiação, único dia do ano em que um sacerdote entrava no Santo dos Santos (Heb.9.7-10) para expiar os pecados do povo e interceder por ele.

5.2 - A palavra Ignorantes e errados refere-se àqueles do povo que houvessem pecado sem querer,  sem real intenção de fazê-lo Nm. 15.30-36 (“Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja natural, quer estrangeira, blasfema ao Senhor; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo, por haver desprezado a palavra do Senhor, e quebrado o seu mandamento; essa alma certamente será extirpada, e sobre ela recairá a sua iniquidade.

Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. e os que o acharam apanhando lenha trouxeram-no a Moisés e a Arão, e toda a  congregação. E o meteram em prisão, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.

Então disse o Senhor a Moisés: certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.

Levaram-no, pois, para fora do arraial, e o apedrejaram, de modo que ele morreu: como o Senhor ordenara.)”

5.3 - Era exigido que o sumo sacerdote oferecesse um sacrifício, tanto pelo povo, como também por si mesmo, no dia da expiação ( Purificação de crimes ou faltas cometidas).

5.4 - Chamado por Deus. Arão foi nomeado para a função de sacerdote pelo próprio Deus (Êx.28.1 - “Depois fará chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me administrarem o oficial sacerdotal...”

Assim também seus sucessores (Nm 20.23-28;25:10-13)

Aqueles que desafiaram o chamado de Arão ou nomearam a si mesmos  como sacerdotes foram mortos por Deus. Nm. 16 - Aqui  em Números 16 vimos alguns lideres se levantando contra a liderança de Moises.

Por exemplo Corá, levita talentoso mas insolente, havia sido separado para  servir ao Deus vivo  de Israel. Porém rebelou-se contra a liderança de  Moisés,  e consequentemente contra o Senhor.

A Bíblia deixa claro que Deus coloca pessoas em posição de autoridade, e é perigoso opor-se aos ungidos de Deus.

Corá fez exatamente isso no clássico gesto de rebelião, e Deus teve de remover tanto ele como aos seus seguidores a fim de afastar a praga espiritual do restante da nação.

Corá rebelou-se espalhafatosa e arrogantemente contra Moisés. Por vontade própria e de forma presunçosa, Corá seguiu um processo de autodesignação comum a muitos que se opõem à  liderança da igreja.

1- Corá, levou outros a se oporem à liderança existente Nm 16.2;

2- Criticou e questionou publicamente a liderança Existente. Nm.16.2;

3- Acusou a liderança de coisas de que ele próprio era culpado. Nm.16.3;

4- Considerou pequena demais a posição que lhe tinha sido dada; quis mais Nm 16.10;

5- Continuou reclamando, murmurando, queixando-se e criando um ambiente negativo Nm.16.11

Não é de se surpreender que Deus o rejeitou, repreendeu e o levou à morte. Estas lições bíblicas parecem severas, mas são permanentes.

5.5-6 - Cristo não chamou a si mesmo para o oficio de sumo sacerdote, o Pai o chamou. tanto no Salmo 2.7 ”Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: “Tu és meu Filho, hoje te gerei.” como no Salmo 110.4 “ Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” São citados aqui para provar esse fato. O Salmo 2.7 também é citado em Hebreus 1.5, para provar a  superioridade de Cristo em relação aos anjos.

O autor usa a citação para afirmar o relacionamento especial de Jesus com Deus Pai. A citação do Salmo 110.4 destaca a natureza eterna do sacerdócio de Jesus.

Ele é e será o Mediador entre nós e  Deus para Sempre.

5.7 - Cristo não ofereceu sacrifício por si mesmo, mas ofereceu por nós clamor, lágrimas, orações e súplicas de uma vida e morte de obediência.

Foi ouvido e Seu sacrifício aceito por causa de Seu temor (obediência reverente) - foi resgatado da morte pela ressurreição.

5.8 - Aprendeu a obedecer. Jesus não precisava aprender a obedecer como se antes fosse desobediente, mas teve de passar pela experiência de obedecer à vontade do Pai como homem. Ele aprendeu a natureza da obediência. 

5.9 - Sendo ele consumado. Esta frase não sugere que Jesus fosse antes  consumadamente perfeito. Significa que cumpriu com total sucesso o plano de Deus para Ele.

Suportou sofrimento e tentação como ser humano para que pudesse agir verdadeiramente como nosso Sumo Sacerdote, compreendendo nossas fraquezas e intercedendo por nós diante de Deus.

Causa aqui significa fonte. A obediência de Jesus ao Pai o conduziu ao Calvário, à própria morte na cruz.

O sacrifício do único ser humano sem pecado em nosso lugar tornou-se  a causa, a fonte de nossa salvação. 

5.10 - Chamado aqui significa designado, ao introduzir o título formal de Cristo, Sumo Sacerdote.

5.11 - Embora o autor aos Hebreus tenha muito mais para dizer sobre o sacerdócio de Jesus, será de difícil interpretação para os leitores desta carta, que são classificados como negligentes para ouvir.

Negligente significa descuidado. Quando essas pessoas ouviram a Palavra de Deus, não devem ter-se mostrado certamente prontas e aptas a  aceitá-la (Heb.6:11,12) mostraram descuidadas, preguiçosas, na fé. Seria então tarefa difícil de explicar a verdade para elas.  - “E desejamos que cada um de vocês mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que vocês não tornem indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdaram as promessas.”’

5.12 - O autor prepara seus leitores para receber o ensinamento sobre o sumo sacerdócio de Cristo.

Primeiro, ele reprova a imaturidade espiritual deles  e o fato de haverem abandonado o progresso à maturidade; Heb. 6.4-8;  observe que todos os verbos nos v.4-6 estão no tempo passado. Recorda, então, alguns feitos espirituais dignos, da parte deles Heb. 6.9-12, e faz com que se lembrem das promessas que Deus lhes  tinha ofertado Hb 6.13-20.

5.12 - Devendo ser mestres pelo tempo sugere que muitos dos cristãos já deveriam ser instrutores, não no sentido formal (I Co.12.29; Tg. 3:1), mas já transmitindo a outros o que aprenderam mediante os dons que Deus lhes havia concedido. 

Primeiros rudimentos significam as verdades básicas aprendidas pelo crente sobre a fé (Hb 6.1,2).

Os primeiros rudimentos são enfim, os elementos básicos a partir dos quais tudo o mais no saber se desenvolve.

Necessitais. Esses cristãos haviam regredido, por causa do não uso do que aprenderam. Se uma pessoa não pratica o que aprende, esquece, e é preciso que  lhe ensinem novamente a mesma coisa. Não usar, não por em prática, não exercer, é esquecer.

Leite... alimento sólido, O autor ilustra deste modo os ingredientes do crescimento espiritual. O leite equivaleria aos primeiros rudimentos.

O alimento sólido, à revelação mais ampla.

Começamos então com o processamento da verdade ( I Ped.2.2), exercitando o princípio da prontidão para aprender.

Gradualmente, ativamos o princípio da prática para retenção da verdade. A prática consistente e persistente da verdade resulta em crescimento e maturidade.( I Cor.3:1-4).

5.13 - Não está experimentado na palavra da justiça.

Grande parte dos primeiros leitores desta carta não tinham necessariamente falta de informação com relação à justiça; o que não tinham era experiência em praticar a informação que possuíam.

A maturidade vem com a prática. Ao praticarmos a justiça, teremos menos dificuldade em distinguir o bem do mal. 

Menino, Aqui, é qualificação da imaturidade cristã. A criança, geralmente, tem pouco discernimento e autodisciplina. Precisa ouvir “não” constantemente, para poder vir a entender.

O crente maduro está apto a saber a diferença entre o bem e o mal e controlar seus apetites pecaminosos.

5.14 - Perfeitos refere-se aos cristão espiritualmente maduros. Costume significa a prática de hábito. Àqueles que têm o costume ou hábito  de obedecer à mensagem, amadurecem na fé e estão prontos para discernir tanto o bem quanto o mal. 

APLICAÇÃO:

Liderança geralmente é entendida em termos de poder, manipulação, assertividade e ambição.

A literatura do mundo empresarial é cheia de livros do tipo autoajuda que traçam o perfil de pessoas famosas e bem-sucedidas que lutaram e venceram de acordo com esses valores.

No primeiro Século, o império romano foi dominado por dinastias familiares muito poderosas e manipuladoras, permeadas por competição, violência, ambição e golpes baixos.

Jesus serviu de modelo a uma forma diferente de liderança. Ao longo do Novo Testamento, vemos reflexos de Sua vida e de Seu caráter. Neles, descobrimos forte contraste em relação à nossa história mundial de abuso e distorção.

Hebreus 5 é  um quadro desse modelo. Descreve um verdadeiro líder como um sacerdote que é:

* Concentrado nas pessoas como elas se relacionam com Deus. 5.1;

* Compassivo com o fraco e ignorante 5:2;

* Pronto a enfrentar o pecado face a face 5:3;

* Não autonomeando, mas chamado por Deus a esse encargo 5.4

Jesus é o sacerdote perfeito Hb 5:5-10. O autor de Hebreus admite que este quadro é de difícil compreensão (5:11-14). No entanto, os que buscam crescer em maturidade em Cristo devem contar com o Seu sacerdócio, tendo-o sempre em máxima  consideração. Jesus cuida daqueles que creem em Sua ajuda  e a Ele recorrem.

Tudo que precisamos fazer é pedir. Hb 4:14-16.

 

Fonte:

Bíblia Batalha Espiritual - Editora Central Gospel;

Bíblia de Estudo da Liderança Maxwell

Comentário Bíblico do Novo e Velho Testamento - Editora Central Gospel;

Dicionário Bíblico John D.Davis;

Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio

 

Por. José Lopes de Oliveira

 

Comentários

  1. Excelente reflexão! Leva-nos a vislumbrar o grande Poder de Jesus para a salvação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín