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Ouro Azul - As Guerras Mundiais pela Água, 2008 | 420doc#7

A CONTRIBUIÇÃO DO PROTESTANTISMO AO SISTEMA PEDAGÓGICO NO BRASIL DESDE O IMPÉRIO.

O cristianismo não é apenas instrução doutrinária ou dogmática do que deve o homem crer acerca de Deus, ele é, sobretudo, um modo de viver. O cristianismo instrui e educa. Ensina o que se deve crer acerca de Deus, da humanidade, do universo e mostra o dever que Deus requer de todos os homens. A preocupação com a educação em sentido global fez com o protestantismo buscasse sistema pedagógico adequados à finalidade última – realização da pessoa humana, num relacionamento com Deus e com o seu semelhante. A pedagogia adotada no Brasil não estava oferecendo oportunidade para todos e não atingia a população. Nesse sentido, observa Matarazo Gomes dos Santos, a pedagogia adotada pelos Jesuítas deixava muito a desejar. Durante quase quatro séculos, o Brasil foi orientado por um sistema pedagógico que visava atender os objetivos de uma igreja dominante e que chegou a se tornar oficial no período imperial – constituição de 1824 adotou a Igreja Católica romana como religião O

Presidente ou presidenta?

Presidente ou presidenta? Lei, tradição do idioma e visão de mundo entram em conflito na definição do termo a ser usado para referir-se a Dilma Rousseff. Luiz Costa Pereira Junior. Dezembro/2011. Fonte:  http://revistalingua.uol.com.br/textos/62/artigo2488988-1.asp Se quisesse seguir a lei com um rigor, digamos ortodoxo para seus hábitos, o brasileiro teria de oficialmente referir-se a Dilma Rousseff como "presidenta". Sim, a lei federal 2.749, de 1956, do senador Mozart Lago (1889-1974), determina o uso oficial da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres. Era letra morta. Até o país escolher sua primeira mulher à Presidência da República. Criada num pós-guerra em que os países incorporaram direitos em resposta a movimentos sociais, a lei condiciona o uso flexionado ao que for admitido pela gramática.  O que daria vez à forma "presidente". O problema é que não há consenso linguístico que justifique opção contrária à lei. Em no

Filme Gospel Completo - Escrevendo Uma Nova Vida

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO PROJETO MISSIONÁRIO

A perspectiva da autonomia no ensino de valores A autonomia vem do grego: autos (eu mesmo, si mesmo) e nomos (lei, norma, regra). Aquele que tem o poder para dar a si mesmo a regra, a norma, a lei, é autônomo e goza de autonomia ou liberdade. Autonomia significa autodeterminação. Quem não tem capacidade racional para a autonomia é heterônomo. Heterônomo vem do grego: hetero (outro) e nomos : receber de um outro a norma, regra ou lei. A autonomia refere-se por um lado, a um nível de desenvolvimento psicológico (conforme explicitado em documento de Ética), e, por outro lado, à uma dimensão missionária. A autonomia pressupõe uma relação na qual os outros se fazem necessariamente presentes como alteridade. Nesse sentido, trata-se da perspectiva da construção de relações de autonomia. Não existe a autonomia pura, como se fosse uma capacidade absoluta de um indivíduo isolado. Por isso, só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritári

COMO DEVEMOS SERVIR A DEUS

               Estamos vivendo numa época em que o ensino genuinamente bíblico é cada vez mais reclamado pela igreja. Por todos os lugares nascem novas congregações, muitas delas carentes da sã doutrina, pois obreiros realmente preparados são poucos, por isto é necessário que todos nós, nos enquadramos ao versículo de II Tm. 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade”. Foi pensando nisso que preparei o esboço que desejo discorrer rapidamente com a amada igreja nesta noite. Mas antes de falarmos como devemos servir a Deus, vamos pensar um pouco no momento em que Jesus enviou Seus servos para fazer discípulos em todas as nações –Mt 28.19. Essa ordenança pode parecer óbvia para nós hoje em dia; afinal de contas, vivemos numa era cristã que já dura mais de dois mil anos. O cristianismo hoje é uma religião praticamente gentílica que representa aproximadamente um terço da população mundial. E,

A HISTÓRIA DA INFÂNCIA E MULTICULTURALISMO

História da infância e multiculturalismo COMPETÊNCIA1:   Desenvolvimento Pessoal e Social Autoconceito e autoestima; Habilidades e competências sociais; Uso racional e crítico das TIC; Aprendizagem de uma cidadania democrática; Resolver os assuntos de aptidão; Decidir a presunção de igualdade ; TÍTULO DA ATIVIDADE: Múltiplos desafios na ação educacional ÂMBITOS: Conhecer o aluno; Integrar o grupo-turma; Otimizar e auto organizar o tempo; Favorecer o autoconceito e autoestima positivo; OBJETIVOS: Facilitar o conhecimento dos alunos; Organizar os alunos em grupo-turma Reforçar as atuações dos professores, alunos, famílias e outros profissionais; Reforçar o processo ensino-aprendizagem. DESENVOLVIMENTO: Desenvolver as atividades com orientação pessoal e social; A orientação escolar será centrada no ensino-aprendizagem; A orientação profissional será focada na maturidade vocacional; Desenvolver um processo informacional; envolvend