História
da infância e multiculturalismo
COMPETÊNCIA1: Desenvolvimento
Pessoal e Social
Autoconceito e
autoestima;
Habilidades e
competências sociais;
Uso racional e crítico
das TIC;
Aprendizagem de uma
cidadania democrática;
Resolver os assuntos de
aptidão;
Decidir a presunção de
igualdade;
TÍTULO DA ATIVIDADE: Múltiplos desafios na
ação educacional
ÂMBITOS:
Conhecer o aluno;
Integrar o grupo-turma;
Otimizar e auto organizar
o tempo;
Favorecer o autoconceito
e autoestima positivo;
OBJETIVOS:
Facilitar o conhecimento
dos alunos;
Organizar os alunos em
grupo-turma
Reforçar as atuações dos
professores, alunos, famílias e outros profissionais;
Reforçar o processo
ensino-aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO:
Desenvolver as
atividades com orientação pessoal e social;
A orientação escolar
será centrada no ensino-aprendizagem;
A orientação
profissional será focada na maturidade vocacional;
Desenvolver um processo
informacional; envolvendo a execução do trabalho, como ele é realizado, como
toda a atividade é exercida por quem trabalha com as TIC;
Compreender o conjunto
de recursos utilizados para o atendimento do trabalho com a informação, como
softwares, hardware, diretórios, documentos especializados da arquitetura
informacional.
Definir as diretrizes
para o gerenciamento e uso das informações.
A orientação das equipes
docentes da escola terá a meta de alcançar uma maior coerência na realização
das atividades orientadas pela ação tutorial
RECURSOS:
Livros, TV, Datashow, Lousa,
Giz, DVDs, Alunos, Professores, Alguns membros da comunidade.
AVALIAÇÃO:
Prova escrita, prova
oral, dissertação, teatro, apresentação de trabalho, seminário.
COMPETÊNCIA 2: Prevenção das
Dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem
Levar o aluno, durante a
Aprendizagem a reflexão;
Envolver a reflexão a
respeito do que é lido e estudado;
Envolver a percepção do
significado e análise e comparação dos fatos; diferenciação de ideias e
abordagens finalizando com a síntese e o julgamento do conteúdo;
Assimilar a apropriação
dos dados da aprendizagem;
ÂMBITOS:
Compreender o hábito de
leitura;
Melhorar os programas
específicos da capacitação educacional;
Melhorar e incentivar a
emotividade do ensino-aprendizagem;
Apoiar e estimular a
aprendizagem com didática especifica.
OBJETIVOS:
Facilitar a integração
do aluno no grupo-classe e na dinâmica escolar;
Informar aos alunos os
resultados do processo de avaliação contínua e assessorá-los sobre as
dificuldades detectadas e sobre sua promoção;
Dinamizar a participação
dos pais e mães em atividade de apoio à aprendizagem, como, atividades
esportivas, animação sociocultural, orientação profissional;
Favorecer os processos
de amadurecimento vocacional e orientação escolar e profissional dos alunos.
Fomentar o
desenvolvimento de atitudes participativas e solidárias.
DESENVOLVIMENTO:
O aluno desenvolverá uma
reflexão sobre si mesmo de tal modo que aprenda a conhecer-te, desenvolvendo
atividades que valorize suas qualidades com os esforços com a finalidade de modificar
aquilo que não lhe satisfaz, reconhecer e aceitar as mudanças necessárias em
sua vida pessoal, familiar e continuar a construção positiva de sua pessoa.
Demonstrará que adquiriu
uma visão global de seu ambiente, consciente da necessidade de estabelecer
metas pessoais para a construção de seu projeto de vida.
Promover uma prática
demonstrativa de uma aprendizagem de cidadania democrática, demonstrado a
melhoria da motivação e apoio à aprendizagem e técnicas de estudos.
Mostrar conhecimento do
sistema de igualdade de gênero visando a futura escolha de estudos e profissões
em uma tomada de decisões.
RECURSOS:
Livros de apoio
psicológicos, Filmes: DVDs de ajuda na compreensão de Ensino-Aprendizagem,
Jogos Lúdicos: Xadrez,
Dama, Cartas, Quebra-cabeça, Internet para realizar trabalhos como: Caça ao
tesouro, Web-quest, Cartaz, Familiares, professores, profissionais da educação,
comunidade.
AVALIAÇÃO:
Prova escrita, interpretação
e produção de texto, prova oral, Prova objetiva (teste), Entrevista, conduta
moral.
COMPETÊNCIA 3: Orientação Acadêmica e Profissional
Levar o professor e o
profissional da educação, a organizar e planejar sua ação funcional;
Capacitar para a análise
de síntese a automotivação;
Ter equilíbrio emocional;
Ser flexível;
Ter comprometimento;
Ser criativo e proativo;
Ter espírito de
liderança;
ÂMBITOS:
Conhecer a rotina de
trabalho;
Conhecer o ambiente
básico de informática virtual de ensino-aprendizagem;
Ter conhecimento sobre
relacionamentos interpessoais;
Melhoria da motivação;
Ter excelente
comunicação (oral/escrita),
Saber trabalhar em
equipe;
Ter pleno conhecimento
da disciplina ministrada.
OBJETIVOS:
Representar o Conselho
de Professores e Tutores no Conselho Pedagógico;
Divulgar toda a informação
necessária junto aos professores Tutores o adequado desenvolvimento de suas
competências;
Convocar, coordenar e
presidir as reuniões de Pais e Mestres;
Planificar em
colaboração com os pares, as atividades a desenvolver anualmente;
Colaborar com os professores
tutores na elaboração do PAT (Plano de Ação tutorial).
Estabelecer a relação
entre a escola, os professores e tutores;
DESENVOLVIMENTO:
Considerar e avaliar as
características dos alunos, fará a identificação das necessidades dos alunos no
Projeto Educativo da Escola, tendo como referência as finalidades da Ação
tutorial,
Desenvolverá as
definições dos objetivos de cada ciclo e nível, programando as atividades da
avaliação do PAT.
Estabelecerá o
calendário, recursos e pressupostos para definir as modalidades e estratégias
de desenvolvimento das atividades, sintetizando as metas da tutoria na
orientação acadêmica e profissional, centrando-se em estimular um
desenvolvimento integral do aluno, levando em conta: desenvolver os aspectos
pessoais, atender à diversidade, mediante adequadas adaptações curriculares,
preparar para a vida.
RECURSOS:
Curso de Capacitação,
Avaliação de persuasão, Programas específicos para a melhoria das capacidades
básicas (Cursos de titularização), Biblioteca específica da área de atuação,
Encontro, retiros para
reflexão e relaxamento, material de apoio ao trabalho (Vídeos, equipamentos de
multimídia, etc.).
AVALIAÇÃO:
Demonstrar ter
conhecimento sobre o que é o PAT, e os elementos que o compõem;
Demonstrar ter habilidade
de operação dos equipamentos: Laptop, Datashow, Som, Imagem, Vídeos, Será
avaliado sua qualidade textual (escrita e oral) , Postura sinestésica, sua
persuasão perante o aluno e comunidade.
JUSTIFICATIVA POR QUÊ DAS TRÊS COMPETÊNCIAS
Tendo em vista hoje a
introdução das TICs no sistema Educacional, se fará um monitoramento da
Informação e Inteligência Competitiva. Busca-se superar os múltiplos desafios
do mundo, que se volta para a informação e o conhecimento.
O desenvolvimento pessoa
e social, a prevenção das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e a
orientação acadêmica e profissional constituem uma nova abordagem para o
planejamento e a administração estratégica dos centros educacionais,
fortalecendo o processo de tomada de decisões.
Decisões estas pelo
surgimento da interdependência resultante da globalização e o surgimento do que
se denominou chamar “sociedade da informação” ou “sociedade do conhecimento”,
tendo em vista a aceleração das tecnologias da informação e comunicação que
impactaram e tiveram consequências sobre as escolas ou empresas, ocasionando
mudanças nos métodos d ensino, trabalho, pesquisa e utilização dos dados e
informações.
Assim, foram
apresentadas as três competências e os diversos métodos e instrumentos de
monitoramento da informação e inteligência competitiva como subsídios para a
aplicação das técnicas de ensino-aprendizagem e decisões educacionais.
BIBLIOGRAFIA
Apostila FUNIBER –
Fundação Universitária Iberoamericana – Tombo II – Disciplinas: A Ação tutorial
no Sistema educativo, As TIC na Aula. Aplicações Didáticas e Utilização de
Recursos.
O PLANO DE AÇÃO TUTORIAL – PAT tem como objetivo estabelecer ações mediadoras
de caráter preventivo com foco nos âmbitos acadêmico, relacional e demandas
naturais do desenvolvimento da pessoa (formação integral).
Para desenvolver este
trabalho, contamos com o apoio do livro “ANJOS DO PEDAÇO”, de Sandra Saruê.
Anjos do Pedaço é um livro que aborda diversos problemas enfrentados
atualmente. O texto da autora Sandra Saruê expõe desafios muito próximos da
realidade da escola e da própria sociedade: violência, preconceito,
acessibilidade, preservação do meio ambiente e cuidado com os animais.
O trabalho com a obra
exigiu dos alunos a promoção da “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no
respeito mútuo e na cooperação – conceitos fundamentais e necessários para a
construção da noção de cidadania.
No dia 29 do mês de
outubro a autora Sandra Saruê encontrou – se com os alunos de 2° ano na
Biblioteca do colégio. Este momento promoveu contato direto com a escritora,
quando as crianças puderam tirar dúvidas sobre a história e a autora pode
mostrar o objetivo da escrita do livro.
Na pequena infância, o
ato mental se desenvolve no ato motor, ou seja, a criança pensa quando está
realizando a ação e isso faz com que o movimento do corpo ganhe um papel de
destaque nas fases iniciais do desenvolvimento infantil”.
Henry Wallon
Dentre as diversas
atividades propostas nas aulas de educação musical, o reconhecimento das partes
da música é trabalhado auditivamente, seja ouvindo ou cantando e por meio de
dinâmicas psicomotoras.
A vivência corporal
torna o processo de musicalização dinâmico e significativo.
A música não é tratada
como um elemento exterior, mas é sentida, vivenciada e executada.
Melodia, ritmo e bases
psicomotoras são trabalhados concomitantemente e tanto o desenvolvimento das
bases como o entendimento musical se consolidam aos poucos como podemos
verificar no filme do Infantil 2.
Num estágio posterior os
alunos reconhecem as partes que devem ser executadas. Entram cada vez mais
acertadamente nos momentos rítmicos corretos, respeitando a vez de cada grupo.
O desenvolvimento
psicomotor está mais amadurecido, porém, sendo um processo, manipulam, aos
poucos, os instrumentos de maneira mais adequada.
Atenção e tônus são
trabalhados tranquilamente para, cada vez mais em alerta, regular as entradas e
paradas e para o controle da intensidade do toque.
Podemos conferir este
estágio do trabalho no filme do Infantil 3.
Atividade
Tema. Ação tutorial em
ambientes virtuais de formação
Esta atividade se
localiza dentro do plano de ação tutorial.
Objetivos
• Planejar e desenvolver
a partir de um caso um plano de ação tutorial
que permita a execução
das funções do tutor de maneira adequada.
• Selecionar, planejar e
desenvolver os espaços e ferramentas necessários para executar a ação tutorial.
Descrição
De maneira individual,
tendo em conta o contexto da instituição educativa e características dos
destinatários um Plano de Ação Tutorial que integre entre outros: os
compromissos do tutor com a instituição, compromissos com o alunado,
temporalização concreta do desenvolvimento do curso, atividades, lugar de
entrega, formato, sequencia abertura e fechamento das semanas de
trabalho, É aconselhável
estabelecer 4 momentos no processo: antes do início do processo formativo,
durante o início do processo formativo, durante seu desenvolvimento e ao
finalizar o processo de E-A.
Por outro lado se
planejará e desenvolverá no EVEA os diferentes espaços e ferramentas de
comunicação para executar o plano de ação tutorial.
Esta atividade se
realizará durante as sessões não presenciais e integrará atividades anteriores
coletando as observações e propostas de melhora em cada uma delas.
Resumo
Competência: Resultados
Para quê?
Planejar o plano de ação
tutorial nos diferentes momentos do processo de E-A Criar os espaços e
proporcionar as ferramentas necessárias para executar o PAT
Plano de Ação tutorial
Para iniciar e desenvolver com êxito a ação
formativa
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