Pular para o conteúdo principal

GESTÃO EMOCIONAL PARA PRÉ -ADOLESCENTE COM TOD


Gestão Emocional para Pré-Adolescente com TOD


1. Principios Basicos

- Firmeza com empatia: "Eu te entendo, mas nao aceito esse comportamento."

- Rotina previsível e clara: O cérebro de quem tem TOD resiste ao controle, mas busca segurança.

- Reforço positivo > punição: Valide cada progresso, por menor que seja.

- Evite confrontos diretos: Priorize autocontrole ao invés de "vencer a discussão".

2. Estratégias Práticas - Contexto Familiar

- Gritos ou birra: Mantenha a calma, diga "Eu nao falo quando sou gritado. Vamos conversar

quando você se acalmar."

- Manipulação: "Entendo que você queria outro resultado. Mas combinamos diferente."

- Quebra de regra: Consequência imediata e coerente.

- Comportamento positivo: "Percebi que você conseguiu se acalmar mais rápido hoje."

2. Estratégias Práticas - Contexto Escolar

- Recusa: Ofereça escolha limitada. "Você quer começar pelo exercício 1 ou 2?"

- Desrespeito: Aja com neutralidade. "Esse comportamento nao é aceitável."

- Crise: Tire do ambiente, diga: "Você nao esta sozinho. Estou aqui."

- Progresso: Reforce: "Você manteve o foco hoje por 10 minutos. Muito bom!"

3. Plano de Ação Semanal

Segunda: Estabelecer regras - revisar combinados em casa e na sala.

Terça: Praticar autocontrole - exercícios de respiração.

Quarta: Fomentar comunicacao - tempo de escuta e expressão emocional.

Quinta: Treinar escolhas - oferecer 2 opções reais.

Sexta: Avaliar e reforçar - celebração de progressos. 

Frases Poderosas

Para acalmar:

- "Você pode sentir o que quiser. Mas pode escolher como agir."

- "Respire comigo. Conta até 5 comigo."

Para limite:

- "Você tem direito de escolher, mas precisa aceitar as consequências."

Para vinculo:

- "Você é mais forte que esse momento difícil."

- "Eu estou com você, mesmo quando você está desafiador."

5. Ferramentas Úteis

- Cartaz dos combinados visíveis no quarto e na sala.

- Caderno da semana com recados entre família e escola.

- Cantinho da Calma com fones, livro ou almofada.


José Lopes de Oliveira 

Pedagogo com ênfase em Adm. Escolar,


Me.,  em Ciência da Educação,


 Psicopedagogo Clínico e Institucional,


Pós- graduado em Psicologia Clinica,


Técnico em Segurança de Engenharia e Medicina do Trabalho,


P.I.E., na EMEF Prof. Alexandrino da Silveira Bueno .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt...

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                           ...

QUANDO, COMO e ONDE SURGIU O BULLYING?

  Como, Quando e Onde Surgiu o Bullying? 1. O que é o bullying? O termo bullying vem do inglês “bully”, que significa “valentão” ou “briguento”. Refere-se a comportamentos agressivos, repetitivos e intencionais que visam humilhar, intimidar ou machucar alguém que se encontra em posição de desvantagem. Isso pode acontecer verbalmente, fisicamente, emocionalmente ou até virtualmente (cyberbullying). 2. Quando e onde surgiu o bullying? Formalmente , o termo bullying foi usado pela primeira vez na literatura científica na década de 1970 , pelo psicólogo sueco Dan Olweus , considerado o “pai da pesquisa sobre bullying escolar”. Ele estudou o comportamento agressivo entre crianças na Noruega e identificou padrões de perseguição sistemática nas escolas. Historicamente , o comportamento de perseguição e humilhação sempre existiu em ambientes sociais — em escolas, exércitos, prisões e até famílias. Há relatos de comportamentos semelhantes desde o Império Romano, passando pelas esc...