E.E PROFª. IVANI MARIA PAES
Aluno: Amaro José nº3- Série: 3º T/A.
Trabalho de Sociologia
Tema: Vida e Obra de KARL MAX
Trabalho de Sociologia, tema: “Vida e Obra de Karl Marx’’, apresentado para obtenção de nota relativa ao 1º bimestre / 2020.
Orientador: Prof. Me. Lopes - Sociologia.
Sumário:
- Introdução
- Karl Max
- O lado humano de Karl Marx
- Os desafios de Karl Marx
- Manifesto Comunista
- O Capital
- Crítica ao Capitalismo
- Morte de Karl Marx
- Principais Obras de Karl Marx
- Justificativa
- webgrafia: pesquisado em 20/03/2020 em: https://www.todamateria.com.br/karl-marx/
Introdução.
O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina da Sociologia, a temática escolhida é a ‘‘Vida e Obra de Karl Marx’’, um tema interessante e muito importante para a cultura geral, neste trabalho pretendo divulgar um pouco mais sobre o contexto sociológico deste grande Mestre. O trabalho procura inicialmente apresentar um pouco da história deste Gênio, explora suas raízes humanas na
Alemanha, retratando suas grandiosas obras em prol da humanidade.
‘‘Todo o contexto aqui apresentado, tem a supervisão e orientação do estimado Mestre Professor “Sr. José Lopes’’, Mestre em Ciência da Educação. O qual apontou e orientou os caminhos que serviram como facilitadores para: elaboração, desenvolvimento e justificativa de todo o aqui exposto’’.
Karl MarxKarl Marx nasceu em Trier, Alemanha, em 5 de maio de 1818. Descendente de judeus, seu avô paterno, Meier Halevi Marx, foi rabino de Trier e sua mãe, Henriette Pressburg, também judia. Porém, seu pai, Heinrich Marx, se converteu ao cristianismo, não por acreditar na religião, mas para continuar a exercer sua profissão, já que nessa época os judeus não tinham liberdade para exercer todas as profissões e realizar transações comerciais.
É interessante pensar que o principal autor da causa operária nasceu em uma família judia de classe média. A região da Alemanha em que Marx nasceu e o contexto histórico são fundamentais para compreender sua biografia e seu pensamento. O fato de seu pai ter que se converter ao cristianismo, as dificuldades que os judeus viviam apenas por serem judeus, o contexto político pré revolução e
as questões filosóficas de seu tempo são aspectos cruciais para compreender sua obra.
O lado humano de Karl Marx.Em outubro de 1835, Marx entrou para a Universidade de Bonn para cursar Direito, com 17 anos. Em 1836, o pai de Marx o transferiu para a Universidade de Berlim, na época, se propagavam as ideias de Hegel, destacado filósofo e idealista alemão.
Marx se alinha com os "hegelianos de esquerda", que procuram analisar as questões sociais, fundamentados na necessidade de transformações na burguesia da Alemanha. Entre 1838 e 1840, Karl Marx se dedica a elaborar sua tese.
Doutorou-se em Filosofia em 1841, na Universidade de Jena, com a tese "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro". Neste mesmo ano Marx e Jenny se tornaram noivos, e em julho de 1843, Marx casa-se com Jenny, irmã de seu amigo Edgard von Westphalen, ambos filhos do barão, Jenny Von Westphalen, porém tanto a família de Jenny quanto a de Marx não foram entusiastas do casal, o que fez com que os dois demorassem 7 anos para finalmente se casarem.
A vida dos dois foi marcada pela parceria, já que Jenny transcreveu e traduziu as obras do marido. Os dois tiveram 7 filhos, dos quais dois faleceram de doenças relacionadas à pobreza em que viviam. Max Igualmente teve um filho com a militante socialista e empregada, Helena Demuth. A paternidade da criança seria assumida por Engels.
Os anos seguintes não seriam fáceis, pois Marx liderou publicações que criticavam duramente o governo alemão. Ele foi expulso da França e da Bélgica a pedido do governo alemão.
Os desafios de Karl MarxEm outubro de 1842, muda-se para Colônia, e assume a direção do jornal “Gazeta Renana”, onde conheceu Friedrich Engels, mas logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, o governo fecha o jornal. Marx então junto com Ruge funda a revista "Anais Franco-Alemães", e publica os artigos de Friedrich Engels.
Os desafios de Karl MarxEm outubro de 1842, muda-se para Colônia, e assume a direção do jornal “Gazeta Renana”, onde conheceu Friedrich Engels, mas logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, o governo fecha o jornal. Marx então junto com Ruge funda a revista "Anais Franco-Alemães", e publica os artigos de Friedrich Engels.
Pública também "Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questão Judaica", nessa época, ingressa numa sociedade secreta.
Em fins de 1844, Marx começa a escrever para o "Vorwaerts", em Paris, as opiniões desagradam o governo de Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governo francês a expulsar os colaboradores da publicação, entre eles Marx e Engels. Em fevereiro de 1845, Marx, sua família e Engels são obrigados a saírem da França e seguem para a Bélgica Karl Marx então dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu. Funda a "Sociedade dos Trabalhadores Alemães". Junto com Engels, adquirem um semanário e se integram à "Liga dos Justos", entidade secreta de operários alemães, com filiais por toda a Europa.
‘‘Manifesto Comunista’’Graças a uma arrecadação de fundos feita pelos seus admiradores e amigos, Marx parte para Londres onde continua suas investigações. Com a colaboração do intelectual, também alemão, Friedrich Engels, Marx publicou o Manifesto Comunista. Isso ocorreu às vésperas da Revolução de 1848 na França, a chamada Primavera dos Povos, nele, Marx critica o capitalismo, expõe a história do movimento operário e termina com o apelo pela união dos operários no mundo todo.
“O Capital”A principal obra de Karl Marx, intitulada “O Capital” (Das Kapital), demorou 16 anos para ser finalizada. Durante este período ele e sua família viveram períodos de grande necessidade e quase sempre foi apoiada por seu principal amigo e colaborador, Friedrich Engels. A esposa, embora filha de um barão, não conseguiu sustentar a numerosa família por muito tempo. E, apesar do reconhecimento que o autor teve após sua morte, seus livros não chegaram a fazer grande alvoroço
durante a publicação.
Marx é conhecido como o fundador de uma área de conhecimento dentro das ciências humanas. Seus trabalhos versam sobre história, filosofia, economia e sociologia. É inegável a contribuição de Marx para a economia, principalmente sobre a teoria do valor econômico e com o desenvolvimento dos conceitos como o de mais-valia e do fetiche da mercadoria. Para a história a concepção materialista é
considerada um divisor de águas. Pensar uma saída para o capitalismo, buscando novas formas de produção e distribuição econômica que igualasse os homens em suas condições materiais e sociais, liberando-os da alienação, foi um dos maiores esforços da teoria de Marx.
‘‘Crítica ao Capitalismo’’Para Marx, as condições econômicas e a luta de classes são agentes transformadores da sociedade.
A classe dominante nunca deseja que a situação mude, pois se encontra em uma situação muito confortável. Já os desfavorecidos têm que lutar pelos seus direitos e esta luta é que moveria a História, segundo Marx.
Marx pensava que o triunfo do proletariado faria surgir uma sociedade sem classes.
Isto seria alcançado pela união da classe trabalhadora organizada em torno de um partido revolucionário.
Também defende a “mais valia” quando explica que o lucro do patrão é obtido a partir da exploração da mão de obra do trabalhador.
A obra de Marx é quase sempre analisada a partir de suas influências intelectuais, como Hegel, Feuerbach, Ricardo e Adam Smith. O alcance de suas obras é incomensurável, mas podemos citar a Revolução Russa como um dos eventos relacionados ao impacto de sua obra. Seu nome está invariavelmente associado as teorias sobre comunismo, socialismo e revolução.
Morte de Karl Marx
Karl Marx adoece de uma inflamação na garganta que o impede de falar e alimentar-se normalmente. Em consequência de uma bronquite e problemas respiratórios, faleceu em Londres, no dia 14 de março de 1883.
Principais Obras de Karl Marx● O Manifesto Comunista (1848) (Marx e Engels)
● Trabalho Assalariado e Capital (1849)
● O 18 Brumário de Luís Bonaparte (1852)
● Contribuição à Crítica da Economia Política (1859)
● O Capital (1867).
JustificativaA árvore genealógica de Karl Marx, conforme as dificuldades econômicas, sociais, perseguições políticas e religiosas, já premeditava que sua vida enfrentaria inúmeras batalhas.
A juventude turbulenta com tons de rebeldia, típica desta fase da vida, só somaram positivamente para as duvidosas, porém acertadas decisões dos rumos dos ideais de Karl Marx’’.Uma grande máxima vem a se confirmar quando: ‘‘Todo homem em companhia de uma grande mulher, se farão resultados dignos e honrados de seus propósitos’’. E assim foi com a relação entre: Karl Marx e Jenny.
A vida sempre foi democrática com os que almejam o sucesso, ela impõe desafios imensuráveis, e nesta hora, estar próximo das pessoas certas e explorar ao máximo o poder da persuasão, é comprovadamente o fator primordial para nossas conquistas. Visto assim no convívio de Karl Marx e Friedrich Engels.
Os grandes conhecimentos ficarão por todo o sempre imbuído na mente do homem, atravessando gerações, conquistando adeptos das causas discutíveis, debatendo fatores gerais de sua sobrevivência, suas necessidades, suas dúvidas e mazelas da sociedade. Daí então, sem que percebamos, estaremos praticando os relevante conceitos sociológicos, herdados dos ''Gênios'' do passado, que hoje é representados pelos nossos sagrados Mestres Professores.
Barueri/SP- 2020
Comentários
Postar um comentário