Pular para o conteúdo principal

TRABALHO: SOCIOLOGIA: VIDA E OBRA DE KARL MAX

E.E PROFª. IVANI MARIA PAES

Aluno: Amaro José nº3- Série: 3º T/A.

Trabalho de Sociologia
Tema: Vida e Obra de KARL MAX
 
Trabalho de Sociologia, tema: “Vida e Obra de Karl Marx’’, apresentado para obtenção de nota relativa ao 1º bimestre / 2020.

Orientador: Prof. Me. Lopes - Sociologia.
Sumário:
  1. Introdução
  2. Karl Max
  3. O lado humano de Karl Marx
  4. Os desafios de Karl Marx
  5. Manifesto Comunista
  6. O Capital
  7. Crítica ao Capitalismo
  8. Morte de Karl Marx
  9. Principais Obras de Karl Marx
  10. Justificativa
  11. webgrafia: pesquisado em 20/03/2020 em: https://www.todamateria.com.br/karl-marx/
     
 
Introdução.

O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina da Sociologia, a temática escolhida é a ‘‘Vida e Obra de Karl Marx’’, um tema interessante e muito importante para a cultura geral, neste trabalho pretendo divulgar um pouco mais sobre o contexto sociológico deste grande Mestre. O trabalho procura inicialmente apresentar um pouco da história deste Gênio, explora suas raízes humanas na
Alemanha, retratando suas grandiosas obras em prol da humanidade.

‘‘Todo o contexto aqui apresentado, tem a supervisão e orientação do estimado Mestre Professor “Sr. José Lopes’’, Mestre em Ciência da Educação. O qual apontou e orientou os caminhos que serviram como facilitadores para: elaboração, desenvolvimento e justificativa de todo o aqui exposto’’.

Karl MarxKarl Marx nasceu em Trier, Alemanha, em 5 de maio de 1818. Descendente de judeus, seu avô paterno, Meier Halevi Marx, foi rabino de Trier e sua mãe, Henriette Pressburg, também judia. Porém, seu pai, Heinrich Marx, se converteu ao cristianismo, não por acreditar na religião, mas para continuar a exercer sua profissão, já que nessa época os judeus não tinham liberdade para exercer todas as profissões e realizar transações comerciais.

É interessante pensar que o principal autor da causa operária nasceu em uma família judia de classe média. A região da Alemanha em que Marx nasceu e o contexto histórico são fundamentais para compreender sua biografia e seu pensamento. O fato de seu pai ter que se converter ao cristianismo, as dificuldades que os judeus viviam apenas por serem judeus, o contexto político pré revolução e
as questões filosóficas de seu tempo são aspectos cruciais para compreender sua obra.

O lado humano de Karl Marx.Em outubro de 1835, Marx entrou para a Universidade de Bonn para cursar Direito, com 17 anos. Em 1836, o pai de Marx o transferiu para a Universidade de Berlim, na época, se propagavam as ideias de Hegel, destacado filósofo e idealista alemão.

Marx se alinha com os "hegelianos de esquerda", que procuram analisar as
questões sociais, fundamentados na necessidade de transformações na burguesia da Alemanha. Entre 1838 e 1840, Karl Marx se dedica a elaborar sua tese.

Doutorou-se em Filosofia em 1841, na Universidade de Jena, com a tese "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro". Neste mesmo ano Marx e Jenny se tornaram noivos, e em julho de 1843, Marx casa-se com Jenny, irmã de seu amigo Edgard von Westphalen, ambos filhos do barão, Jenny Von Westphalen, porém tanto a família de Jenny quanto a de Marx não foram entusiastas do casal, o que fez com que os dois demorassem 7 anos para finalmente se casarem.
A vida dos dois foi marcada pela parceria, já que Jenny transcreveu e traduziu as obras do marido. Os dois tiveram 7 filhos, dos quais dois faleceram de doenças relacionadas à pobreza em que viviam. Max Igualmente teve um filho com a militante socialista e empregada, Helena Demuth. A paternidade da criança seria assumida por Engels. 
Os anos seguintes não seriam fáceis, pois Marx liderou publicações que criticavam duramente o governo alemão. Ele foi expulso da França e da Bélgica a pedido do governo alemão.
Os desafios de Karl MarxEm outubro de 1842, muda-se para Colônia, e assume a direção do jornal “Gazeta Renana”, onde conheceu Friedrich Engels, mas logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, o governo fecha o jornal. Marx então junto com Ruge funda a revista "Anais Franco-Alemães", e publica os artigos de Friedrich Engels.

Pública também "Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questão Judaica", nessa época, ingressa numa sociedade secreta.

Em fins de 1844, Marx começa a escrever para o "Vorwaerts", em Paris, as opiniões desagradam o governo de Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governo francês a expulsar os colaboradores da publicação, entre eles Marx e Engels. Em fevereiro de 1845, Marx, sua família e Engels são obrigados a saírem da França e seguem para a Bélgica
Karl Marx então dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu. Funda a "Sociedade dos Trabalhadores Alemães". Junto com Engels, adquirem um semanário e se integram à "Liga dos Justos", entidade secreta de operários alemães, com filiais por toda a Europa.

‘‘Manifesto Comunista’’Graças a uma arrecadação de fundos feita pelos seus admiradores e amigos, Marx parte para Londres onde continua suas investigações. Com a colaboração do intelectual, também alemão,Friedrich Engels, Marx publicou o Manifesto Comunista. Isso ocorreu às vésperas da Revolução de 1848 na França, a chamadaPrimavera dos Povos, nele, Marx critica ocapitalismo, expõe a história do movimento operário e termina com o apelo pela união dos operários no mundo todo.

O CapitalA principal obra de Karl Marx, intitulada “O Capital” (Das Kapital), demorou 16 anos para ser finalizada. Durante este período ele e sua família viveram períodos de grande necessidade e quase sempre foi apoiada por seu principal amigo e colaborador,Friedrich Engels. A esposa, embora filha de um barão, não conseguiu sustentar a numerosa família por muito tempo. E, apesar do reconhecimento que o autor teve após sua morte, seus livros não chegaram a fazer grande alvoroço
durante a publicação.

Marx é conhecido como o fundador de uma área de conhecimento dentro das ciências humanas. Seus trabalhos versam sobre história, filosofia, economia e sociologia. É inegável a contribuição de Marx para a economia, principalmente sobre a teoria do valor econômico e com o desenvolvimento dos conceitos como o demais-valiae do fetiche da mercadoria. Para a história a concepção materialista é
considerada um divisor de águas. Pensar uma saída para o
capitalismo, buscando novas formas de produção e distribuição econômica que igualasse os homens em suas condições materiais e sociais, liberando-os da alienação, foi um dos maiores esforços da teoria de Marx.

‘‘Crítica ao Capitalismo’’Para Marx, as condições econômicas e a luta de classes são agentes transformadores da sociedade.
A classe dominante nunca deseja que a situação mude, pois se encontra em uma situação muito confortável. Já os desfavorecidos têm que lutar pelos seus direitos e esta luta é que moveria a História, segundo Marx.

Marx pensava que o triunfo do proletariado faria surgir uma sociedade sem classes.
Isto seria alcançado pela união da classe trabalhadora organizada em torno de um partido revolucionário. 

Também defende a “
mais valia” quando explica que o lucro do patrão é obtido a partir da exploração da mão de obra do trabalhador.

A obra de Marx é quase sempre analisada a partir de suas influências intelectuais, como Hegel,
Feuerbach, Ricardo eAdam Smith. O alcance de suas obras é incomensurável, mas podemos citar aRevolução Russacomo um dos eventos relacionados ao impacto de sua obra. Seu nome está invariavelmente associado as teorias sobrecomunismo,socialismoe revolução.

Morte de Karl Marx
Karl Marx adoece de uma inflamação na garganta que o impede de falar e alimentar-se normalmente. Em consequência de uma bronquite e problemas respiratórios, faleceu em Londres, no dia 14 de março de 1883.

Principais Obras de Karl Marx● O Manifesto Comunista (1848) (Marx e Engels)
● Trabalho Assalariado e Capital (1849)
● O 18 Brumário de Luís Bonaparte (1852)
● Contribuição à Crítica da Economia Política (1859)
● O Capital (1867).

JustificativaA árvore genealógica de Karl Marx, conforme as dificuldades econômicas, sociais, perseguições políticas e religiosas, já premeditava que sua vida enfrentaria inúmeras batalhas.

A juventude turbulenta com tons de rebeldia, típica desta fase da vida, só somaram positivamente para as duvidosas, porém acertadas decisões dos rumos dos ideais de Karl Marx’’.Uma grande máxima vem a se confirmar quando: ‘‘Todo homem em companhia de uma grande mulher, se farão resultados dignos e honrados de seus propósitos’’. E assim foi com a relação entre: Karl Marx e Jenny.

A vida sempre foi democrática com os que almejam o sucesso, ela impõe desafios imensuráveis, e nesta hora, estar próximo das pessoas certas e explorar ao máximo o poder da persuasão, é comprovadamente o fator primordial para nossas conquistas. Visto assim no convívio de Karl Marx e Friedrich Engels.

 Os grandes conhecimentos ficarão por todo o sempre imbuído na mente do homem, atravessando gerações, conquistando adeptos das causas discutíveis, debatendo fatores gerais de sua sobrevivência, suas necessidades, suas dúvidas e mazelas da sociedade. Daí então, sem que percebamos, estaremos praticando os relevante conceitos sociológicos, herdados dos ''Gênios'' do passado, que hoje é representados pelos nossos sagrados Mestres Professores.

Barueri/SP- 2020


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt...

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                           ...

A CONTRIBUIÇÃO DO PROTESTANTISMO AO SISTEMA PEDAGÓGICO NO BRASIL DESDE O IMPÉRIO.

O cristianismo não é apenas instrução doutrinária ou dogmática do que deve o homem crer acerca de Deus, ele é, sobretudo, um modo de viver. O cristianismo instrui e educa. Ensina o que se deve crer acerca de Deus, da humanidade, do universo e mostra o dever que Deus requer de todos os homens. A preocupação com a educação em sentido global fez com o protestantismo buscasse sistema pedagógico adequados à finalidade última – realização da pessoa humana, num relacionamento com Deus e com o seu semelhante. A pedagogia adotada no Brasil não estava oferecendo oportunidade para todos e não atingia a população. Nesse sentido, observa Matarazo Gomes dos Santos, a pedagogia adotada pelos Jesuítas deixava muito a desejar. Durante quase quatro séculos, o Brasil foi orientado por um sistema pedagógico que visava atender os objetivos de uma igreja dominante e que chegou a se tornar oficial no período imperial – constituição de 1824 adotou a Igreja Católica romana como religião O...