PSICOPEDAGOGIA - A Contribuição da Psicologia em Vygotsky
A Psicologia construída por Vygotsky " une as pontas", do homem com ser biológico e como ser histórico, cultural, uma junção inédita na época, mas muito palatável hoje para nós, muito fácil de ser consumida.
Quando lemos Vygotsky, achamos óbvio, satisfatório, porque corresponde ao nosso ideário contemporâneo de uma certa abordagem psicológica. A obra encontra eco nos dias de hoje, abordando o tema da construção do psiquismo humano de forma atual, pois o seu ponto central é unir o biológico com o cultural.
A Psicologia tende a ficar em um plano intermediário, sem enraizar-se nem para um ou outro lado. Vygotsky aborda o intermediário psicológico como plano peculiar, que tem raízes de natureza material na perspectiva marxista. Por um lado é o material no substrato biológico que é o cérebro, por outro lado da história, como algo material também, concreta; não flutuando em um plano abstrato, mas materializada nos artefatos culturais, nas formas das pessoas constituírem os valores, as ideias, os modos de viver.
Unir as duas extremidades humanas: a biológica e a cultural, produz uma psicologia muito interessante, dinâmica. fornecendo um fundamento para que nunca façamos afirmações generalizadas em psicologia. Pois, nunca conseguiremos extrair de uma descrição de causas um efeito garantido, por este depende de como as causas estão articuladas, e talvez até dependa de causas que nunca suponhamos que estejam atuando.
Para se ver esse jogo biológico/cultural como fonte de formação do psiquismo deve-se pesquisar a ideia de "Planos Genéticos" explorados por Vygotsky.
Fonte: Piaget - Vygotsky - Editora Ática - 2001
Prof. José Lopes de Oliveira é formado em: Pedagogia - FAAC- Faculdades Associadas de Cotia/SP; Teologia - IESBetel Instituto de Ensino Superior Betel/SP - Técnico em Segurança do Trabalho-SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio/Osasco/SP; Gestor de Organização Social- FIZO- Faculdades Integradas Zona Oeste/Osasco/SP; Pós Graduado em Psicopedagogia - UNAR- Universidade de Araras/Araras/SP - Mestre em Ciência da Educação:Formação de Professores - UEMC- Universidade Europea Miguel de Cervantes/ Barcelona/Esp.
Comentários
Postar um comentário