Pular para o conteúdo principal
PSICOPEDAGOGIA -  A Contribuição da Psicologia em Vygotsky

A  Psicologia construída por Vygotsky " une as  pontas", do homem com ser biológico e como ser histórico, cultural, uma junção inédita na época, mas muito palatável hoje para nós, muito fácil de ser consumida.

Quando lemos  Vygotsky, achamos óbvio, satisfatório, porque corresponde ao nosso ideário contemporâneo de uma certa abordagem psicológica. A obra encontra eco nos dias de hoje, abordando o tema da construção do psiquismo humano de forma atual, pois o seu ponto central é  unir o biológico com o cultural.

A Psicologia tende a ficar em um plano intermediário, sem enraizar-se nem para  um ou outro lado. Vygotsky  aborda o intermediário psicológico como plano peculiar, que tem raízes de natureza material na perspectiva marxista.  Por um lado é o material no substrato biológico que é o cérebro, por outro lado da história, como algo material também, concreta; não flutuando em um plano abstrato, mas materializada nos artefatos culturais, nas formas das pessoas constituírem os valores, as ideias, os modos de viver.

Unir as duas extremidades humanas: a biológica e a cultural, produz uma psicologia  muito interessante, dinâmica. fornecendo um fundamento para que nunca façamos afirmações generalizadas em psicologia. Pois, nunca conseguiremos extrair de uma descrição de causas um efeito garantido, por este depende de como as causas estão articuladas, e talvez até dependa de causas que nunca suponhamos que estejam atuando.

Para se ver esse jogo biológico/cultural como fonte de formação do psiquismo deve-se pesquisar a ideia de "Planos Genéticos" explorados por Vygotsky.

Fonte:  Piaget - Vygotsky - Editora Ática - 2001

Prof.  José Lopes de Oliveira é formado em: Pedagogia - FAAC- Faculdades Associadas de Cotia/SP;  Teologia - IESBetel Instituto de Ensino Superior Betel/SP - Técnico em Segurança do Trabalho-SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio/Osasco/SP; Gestor de Organização Social- FIZO- Faculdades Integradas Zona Oeste/Osasco/SP; Pós Graduado em Psicopedagogia - UNAR- Universidade de Araras/Araras/SP - Mestre em Ciência da Educação:Formação de Professores - UEMC- Universidade Europea Miguel de Cervantes/ Barcelona/Esp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt...

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                           ...

A CONTRIBUIÇÃO DO PROTESTANTISMO AO SISTEMA PEDAGÓGICO NO BRASIL DESDE O IMPÉRIO.

O cristianismo não é apenas instrução doutrinária ou dogmática do que deve o homem crer acerca de Deus, ele é, sobretudo, um modo de viver. O cristianismo instrui e educa. Ensina o que se deve crer acerca de Deus, da humanidade, do universo e mostra o dever que Deus requer de todos os homens. A preocupação com a educação em sentido global fez com o protestantismo buscasse sistema pedagógico adequados à finalidade última – realização da pessoa humana, num relacionamento com Deus e com o seu semelhante. A pedagogia adotada no Brasil não estava oferecendo oportunidade para todos e não atingia a população. Nesse sentido, observa Matarazo Gomes dos Santos, a pedagogia adotada pelos Jesuítas deixava muito a desejar. Durante quase quatro séculos, o Brasil foi orientado por um sistema pedagógico que visava atender os objetivos de uma igreja dominante e que chegou a se tornar oficial no período imperial – constituição de 1824 adotou a Igreja Católica romana como religião O...