Pular para o conteúdo principal

Sermão Expositivo Capítulo Primeiro do Livros aos Efésios

Prezados amigos leitores, conforme prometi, posto aqui o Primeiro Capitulo do Livro Aos Efésios e espero que o seja edificante em sua vida com a Paz de Cristo.


G.I.  A COMUNHÃO DA IGREJA FAZ A UNIDADE NO CORPO DE CRISTO.
Ef.1:1-3:21
Na primeira metade da Carta aos Efésios, como em outras várias epístolas de Paulo, são enfatizadas as doutrinas e crenças nas quais se baseiam os deveres e o comportamento comentados na segunda metade da epístola.

1:1,2 – As saudações nas epístolas segue a forma de uma carta típica do primeiro século: o escritor é mencionado primeiro e o destinatário em segundo. Depois vem as bênçãos ou votos desejando que todos estejam bem de saúde.
O dom gratuito da salvação, que é a graça de Deus, leva o ser humano à paz com Deus e com seus semelhantes e a uma vida plena. A deidade do Senhor Jesus Cristo fica clara quando o associamos ao Pai.

1:3 – as bênçãos são, espirituais. Deus não promete saúde, riqueza e prosperidade aos cristãos. A expressão nos lugares celestiais sugere que o cristão, vivendo em qualquer lugar do mundo já está, neste momento, em um sentido espiritual assentado com Cristo nos céus.

1:4,5 – Caridade corresponde ao termo ágape no grego, sou seja, ao amor divino que é gerado em nós pelo Espírito Santo, quando, por escolha e vontade própria, entregamo-nos a Cristo, não é um sentimento romântico.

Nos predestinou. A predestinação aqui não indica determinismo insensível ou um destino predeterminado. Consiste escolha amorosa da parte de Deus.
A palavra segundo (grego Kata) é um termo significativo em Efésios, mas pode não ser notado, já que se trata de uma preposição comum. Paulo o emprega 14 vezes nesta epístola.

No capítulo 1, lemos segundo o beneplácito de sua vontade (v.5), segundo as riquezas da sua graça (v.7), segundo o seu beneplácito(v.9), segundo o conselho da sua vontade(v.11), segundo a operação da força do seu poder (v.19).

No capítulo 3, lemos segundo a operação do seu poder (.7), segundo a riqueza da sua glória (v.16) e segundo o poder que em nós opera (v.20). Tudo isso quer dizer que Deus não nos dá Sua graça simplesmente por causa de Sua abundancia, mas de acordo com sua vontade.

1:6 – Amado também ´poderia ser traduzido por aquele que Deus ama, ou seja, Jesus Cristo. Em colossenses 1:13, Paulo usa uma expressão similar: Filho do seu amor. O amado é um “título” messiânico que se refere ao Filho de Deis. Jesus não é simplesmente um no meio dos outros que são amados por Deus, é o Filho amado.

1:7,8 – Redenção. Este termo significa comprar de volta, resgatar. Nos tempos antigos, era possível comprar de volta uma pessoa que havia sido vendida como escrava. Do mesmo modo, Cristo, por meio de Sua morte, comprou-nos para Deus, resgatou-nos da escravidão do pecado.
Seu sangue. O sangue de Cristo é o meio pelo qual se realiza a nossa redenção. O Antigo e o Novo Testamento ensinam claramente que não há perdão sem o derramamento de sangue, que implica a morte de alguém. Isso faz alusão ao sistema de sacrifícios da antiga aliança, que apontava para o autos sacrifício de Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

1:9 – O mistério não é um enigma a ser decifrado nem um tipo de conhecimento comum aos iniciados em uma seita ou religião pagã. No uso que o apóstolo faz do termo, mistério denota um aspecto da vontade de Deus que antes estava oculto ao ser humano, mas foi revelado por Ele em Cristo. (Rm 11:25)

1:10 – A palavra dispensação significa regra da casa. Refere-se ao modo como deus administrou ou dispôs toda a história para cumprir Seu plano de salvação a humanidade, o qual tem fases distintas, embora o Senhor nunca mude. Neste contexto, dispensação provavelmente se refere ao tempo em que Deus estabelecerá Seu Reino eterno.

1:11,12 – Nós (sujeito oculto), judeus, em Cristo fomos feitos herança, o que é muito melhor do que a herança prometida na antiga aliança. Não se trata de algo novo, mas em Cristo fomos predestinados (planejados), conforme o propósito de Deus, desde o começo.

1:13 – Neste trecho, Paulo se refere aos gentios (vós). A ênfase está na obra do Espírito Santo. Este sela cada cristão, transformando-o em um bem especial de Deus por meio da fé; representa a garantia de que somos aceitos por Deus por meio da fé em Cristo. O objetivo do Espírito Santo é produzir uma Igreja totalmente perfeita, sendo Cristo Jesus a cabeça dela e os cristãos os membros desse Corpo espiritual.

1:14 – O penhor da nossa herança é o próprio Espírito Santo. O interessante é que a palavra penhor pode ser usada para indicar um anel de noivado. Como Cristo é o Noivo, e a Igreja é a noiva, o Espírito Santo é o sinal, o pagamento antecipado para o casamento há muito esperado entre os dois (Apoc. 19:7,8).
Possessão. O antigo Testamento descrevia a nação de Israel como um tesouro particular de Deus, que foi adquirido por ele por meio de Seus feitos poderosos de libertação do Egito, no êxodo (Êx. 19:5; Dt. 7:6). Aqui, Paulo descreve os cristãos como bens do Senhor, que custaram o sangue de Seu Filho.

1:15-23 – Aqui está a oração de intercessão mais ardente de Paulo por estes cristãos. Depois de agradecer por eles (vv.15,16, o apóstolo ora para que tenham discernimento espiritual (v.17) quanto á glória da sua herança (v.18) e à sobre excelente grandeza do seu poder (vv.19-23).

1:15 – Ouvindo eu (Cl.1.5,9), Paulo não menciona que orou por esses cristãos antes de tomar conhecimento da fé deles. Como a oração de Paulo é diferente de grande parte das nossas! Muitas vezes, pedimos a salvação de pessoas perdidas e, depois, quando elas passam a crer em Cristo, nós as abandonamos. Paulo fazia justamente o contrário. Talvez ele tenha se inspirado no modelo de oração do Senhor (Jo.1:7,9,20).

1:16,17 – Minhas orações. Quando examinamos as orações de Paulo, aprendemos sobre a natureza da intercessão. Grande parte de nossas orações fica aquém da intercessão eficaz.
1:18,19 – A expressão os olhos do vosso entendimento (coração) se refere ao entendimento espiritual. Para descrever isso, Paulo usa palavras capazes de retratar o coração que enxergava iluminado pela luz divina. Qual seja a esperança significa que os cristãos podem esperar muitas coisas, mas há uma esperança que todos têm em comum (Ef.4:4), o Senhor Jesus Cristo esperança e as verdadeiras riquezas.

1:20 – Manifestou em Cristo. A ressurreição de Cristo dentre os mortos foi a expressão do poder de Deus e a prova do que o Senhor pode fazer em nós e por nós.
Pondo-o. Cristo Jesus não somente ressuscitou dos mortos. Deus lhe deu um lugar à sua direita. Jesus assentou-se à destra do Pai, lugar de honra e poder, como o filho de Davi, em cumprimento às profecias messiânicas nos Salmos 2 e 110. Jesus Cristo permanecerá à direita do Pai até que os inimigos de Deus sejam subjugados e chegue o momento da volta de Cristo, para estabelecer plenamente o Reino de Deus entre os homens.

1:21 – Para os judeus da época de Cristo, o final dos tempos estava dividido em dois períodos: a era na qual eles viviam e o porvir. O Messias, chamado aquele que havia de vir (Mt.11:3; Lc.8:19,20), reinará plenamente na terra {como já reina no céu} no século vindouro.

1:22,23 – Em efésios, Paulo enfatiza Cristo como cabeça da Igreja, e em sua carta aos Colossenses, escrita durante o mesmo período em que ele estava preso, Paulo enfatiza a unidade do Corpo de Cristo. A igreja aqui, em Efésios, não se refere a nenhuma congregação local, mas a todos os cristãos, o Corpo espiritual de Cristo.

Forte abraço no amor de Cristo e até a próxima semana, quando postaremos o capítulo dois.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín