Pular para o conteúdo principal

BULLYING


 Noticiários da TV nos mostram todos os dias a violência de todos os tipos e em todas as camadas da sociedade, na minha formação Psicopedagógica e em contatos com vários outros profissionais da área, ficamos estarrecidos  com as notícias sensacionais e muitas vezes instigando ainda mais a violência entre os jovens e adolescentes. 

Iremos falar sobre o BULLYING , principalmente no meio estudantil.
O Termo bullying, vem do inglês bully, que significa valentão. O Bullying não é uma invenção de hoje. Sabemos que vários leitores, na sua infância podem ter passado por esse tipo de agressão. Mas a verdade é que atualmente mais especialistas se debruçam sobre este tema para encontrar alternativas de combate ao Bullying.

Podemos defini-lo como uma ameaça, intimidação e humilhação. É uma das formas de violência que mais cresce e atinge principalmente as crianças e adolescentes. Geralmente os alvos são crianças e jovens com baixa auto-estima e retraídos. Pode ocorrer com aspectos religiosos, culturais, físicos entre outros.

O ambiente escolar é na maioria das vezes o mais propício para esse tipo de problema.

Psicólogos,Psicopedagogos e outros Educadores vêem desenvolvendo estudos para apontarem alternativas para evitar o Bullying.

Essa violência que pode ser física ou psicológica se concretiza  atos intencionais e e repetitivos, praticados por pessoa, ou grupos de indivíduos, com a finalidade de agredir, intimidar ou humilhar outra pessoa ou grupo, que geralmente não conseguem se defender de tal agressão.

Os pais têm um papel fundamental no combate ao Bullying, Primeiro a instrução bíblica "Ensine a Criança no caminho em que  se deve andar...' Pv 22.6, Pois ficar atentos a quaisquer sinais de alteação de comportamento de seus filhos. Atentos quanto á possibilidade de terem seus filhos vitimas, ou até mesmo, quanto à possibilidade de seus filhos estarem vitimando alguém.

Qualquer comportamento agressivo de seu filho, deve ser observado com atenção, pois essa agressividade pode  estar sendo exercida também fora de casa.

Tão importante quanto saber que seu filho não  é vítima de Bullying, é saber que ele não faz o mesmo com nenhum de seus amigos de escola.

O diálogo diário com os filhos nos dá várias pistas. ao perguntar sobre o seu dia na escola, deve-se analisar as expressão e o olhar da criança. Observar se este assunto os deixam felizes ou tristes, se estão com medo ou indiferentes. Essa atenção é muito importante. Isolamento, baixo rendimento escolar, briga entre irmãos, baixa-estima, hematomas no corpo, pavor ou medo da escola, não querer falar da escola ou dos amigos da escola, podem ser alguns indícios.

O Bullying deixa sequelas por vários anos na vida de uma  criança. São frequentes notícias sobre esse tipo de agressão, que nunca acabam bem e que por vezes levam ao suicídio.

Por isso pais, professores, diretores de escolas e toda sociedade devem estar atentos. Os Pastores,  devem orientar o seu rebanho sobre este assunto, caso não tenha informação ou não sabem como desenvolver o tema convide especialista da área da Psicologia, Psicopedagogia etc, em sua igreja deve ter alguém com essa formação, se não convide de outra igreja e ou um colega  de ministério com  tal formação.

Todos juntos no combate ao Bullying.

Forte abraço a todos e fiquem na Paz de Cristo

                 
  
                                                    



                                                                 Prof. Lopes 
                                              Psicopedagogo -             (11) 3976-4397       - 7452-0677
                                                       Blog. prjoselopes.blogspot.com


{Aconselhamento - Treinamento - TDAH - Desenvolvimento Cognitivo - Treino e Prescrição de Apoio - Orientação Profissional - Consultorias}

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín