Pular para o conteúdo principal

UMA HISTÓRIA PARA A GLÓRIA DE DEUS


 
Somos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma história de fé, de doutrina e de princípios - com o nome Batistas existimos desde o século XVI.

No dia 10 de setembro de 1871, na cidade de Santa  Bárbara D'Oeste/SP, foi organizada a Primeira Igreja Batisita em solo brasileiro, pelo primeiro casal norte-americano William e Ana Bagby.

A partir de então, missões locais, nacionais e mundiais passaram a mobilizar o povo batista brasileiro e a denominação seguiu uma trajetória de expansão. Pouco mais de três décadas depois, 1m 1904, seria fundada na cidade paulista de Jundiaí, a Convenção Batista do Estado de São Paulo - seis igrejas constituíram a então União Baptista Paulistana.

A educação é uma marca visível do povo batista. Nossa paixão pelo estudo da Bíblia desenvolveu o interesse pela educação religiosa, cultivada nas igrejas através das organizações  de treinamento das Escolas Bíblicas. Nossos templos se tornaram verdadeiros complexos educacionais.

Nossa contribuição na educação se constitui em: colégios, faculdades e seminários teológicos. No Estado de São Paulo, contamos com: 5 Colégios Batistas; 11 Faculdades e Seminários Teológicos. Na área social, a  Igreja Batista também expandiu-se. A semente plantada pelo casal Bagby transformou-se em diversos projetos de assistência e desenvolvimento que incluem centros de apoio e gestantes, ações voltadas acolhimento da terceira idade etc. Além disso, o Lar Batista de Crianças, com 10 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, está completando 70 anos.

É com  alegria que este ano comemoramos 140 anos de existência, com mais de 9.000 igrejas, 7.000 pastores. Somos hoje, 2.000.000 milhões de batistas, além dos agregados que somam aproximadamente 4.000.000 milhões de fiéis.
Graças Te remendos, ó Deus: graças Te redemos, e invocamos o Teu Nome, e declaramos as Taus maravilhas.

(Fonte de Informação: CBESP por ocasião da Solenidade dos 140 anos dos Batistas  em Solo brasileiro  dia 12/09/11 na Assembléia Legislativa de São Paulo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt...

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                           ...

A CONTRIBUIÇÃO DO PROTESTANTISMO AO SISTEMA PEDAGÓGICO NO BRASIL DESDE O IMPÉRIO.

O cristianismo não é apenas instrução doutrinária ou dogmática do que deve o homem crer acerca de Deus, ele é, sobretudo, um modo de viver. O cristianismo instrui e educa. Ensina o que se deve crer acerca de Deus, da humanidade, do universo e mostra o dever que Deus requer de todos os homens. A preocupação com a educação em sentido global fez com o protestantismo buscasse sistema pedagógico adequados à finalidade última – realização da pessoa humana, num relacionamento com Deus e com o seu semelhante. A pedagogia adotada no Brasil não estava oferecendo oportunidade para todos e não atingia a população. Nesse sentido, observa Matarazo Gomes dos Santos, a pedagogia adotada pelos Jesuítas deixava muito a desejar. Durante quase quatro séculos, o Brasil foi orientado por um sistema pedagógico que visava atender os objetivos de uma igreja dominante e que chegou a se tornar oficial no período imperial – constituição de 1824 adotou a Igreja Católica romana como religião O...