Pular para o conteúdo principal

GRAÇA ASTRONÔMICA

GRAÇA ASTRONÔMICA ( original ingles Loue Giglio)

Adptada e apresentada na PIB em Jandira - Por Pr. J. Lopes

Os céus revelam a Glória de Deus – Salmos 19:1-14

A excelência da criação na Palavra de Deus
                                                                                                       
Sobre o tema Graça Astronômica, baseado no salmo 19, desejamos falar hoje sobre um Deus indescritível. Como sabemos que Deus é indescritível? E Ele é indescritível.
Isto não é um tour que se  chama indescritível porque alguém(Cris) tem uma música chamada “indescritível”.
Se chama indescritível porque a PALAVRA é sobre um Deus que  realmente  é indescritível.

Existem poucas palavras que diz que viemos aqui para adorar um Deus indescritível.
Você pergunta: Como sabemos disso?
Respondo: Basta você sair em uma noite escura e olhar para o céu, e quando você olhar, saberá que Esse Deus, que louvamos neste dia aqui agora vai além dos nossos sonhos mais inexplicáveis.
A Bíblia diz... e, eu amo a forma como o Salmista escreveu: “Os céus revelam a Glória de Deus”.
Não servem somente para segurar estrelinhas brilhantes! Elas estão nos céus gritando para aqueles que estão em baixo: “DEUS É MARAVILHOSO, ELE É INCOMENSURÁVEL, ELE É INCRÍVEL, É INSPIRADOR!”
Ele é maior do que você sonhou. Maior do que a sua maior oração. Maior que o  maior passo de fé que você já deu.
Esse Deus é estonteante! Basta olhar para o alto. E a Bíblia diz: “Os céus declaram a Glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”.
“Dia após dia” o Salmista escreveu, deles emanam a palavra “e noite após noite elas falam o que elas sabem”.
E hoje elas dizem: “não ignore Deus, e não o desconsidere,porque Deus é enorme, Ele é gigantesco”.
Ele é maior que qualquer coisa que imaginamos Dele. São como um outdoor que diariamente nos faz lembrar disso.
A Escritura é muito simples. Eu amo, adoro isso. Também amo a ciência. Mas a Escritura diz; “No início, Deus criou o céu e a terra”. ÓH! Como adoro isso!
Muitos dizem que foi uma grande explosão. Pode até ser! Penso, que quando Deus criou o céu e a terra foi realmente um grande estrondo. Penso, que foi um evento e tanto quando Deus criou o céu e a terra. E isso não é, não é  uma critica à ciência. Porque estamos todos no mesmo caminho, para descobrir o mistério da criação.
Alguns versículos, nos dizem: “E disse Deus:'Haja luz e então houve luz'. É claro! Se ele pediu isso, foi isso que Ele  ganhou.
E quando Ele quis luz, teve luz, e o universo passou a existir. E ele é enorme! Nem sabemos seu tamanho. O chamamos de “Universo Conhecido”, traduzindo: ainda não temos um telescópio grande o bastante para ver exatamente o que Deus criou... mas quando construirmos um telescópio maior ficaremos maravilhados. E diremos é maior do que pensamos. Há coisas mais incríveis por aí que nunca vimos. E Deus, rindo diz: “é parabéns, só tem isso ai?
Construam  um maior ainda, e quando voltarem mostrarei algo maior ainda que nunca viram! Jr.33.3 e Ele deve estar dizendo: “Vamos! Montem um logo, mais rápido. Vão ficar arrepiados com as coisas que eu tenho aqui.     ICo 2:9

Cientistas  estão chocados. Um dos dilemas é que acham que há  outros planetas habitados. É um grande argumento.
O argumento é, se o universo é só uma morada para nós, já é grande demais, penso: “É isso mesmo!” é um pouco grande demais para ser somente uma morada para nós.
Mas se o propósito principal do universo não for ser de casa para nós, mas se o propósito dele for mostrar o esplendor,  a majestade a grandiosidade e a Glória de Deus que criou tudo. Então o universo não é tão grande. O universo seria então do tamanho certo.
Quando a luz saiu da boca de Deus... as pessoas dizem coisas sem pensar. E dizem:”Queria estar presente quando Deus criou o mundo”. Não!, você não gostaria de estar lá. Nem quando Ele disse “Haja luz”. Quando Ele abriu a  boca, a luz saiu voando da  boca de Deus, viajando a 300 mil km/s. Essa é a velocidade da luz, caso na tenha estudado na escola. 300 mil km/s, você pensa: “MEU DEUS!” mais rápido do que quando passamos pelo pedágio sem parar, para chegarmos aqui. Isso é que é rapidez. Claro!
É tão rápido que um raio de luz daria a volta na Terra por sete vezes em um segundo. Isso é que é voar!
Saiu da boca de Deus nesta velocidade. Você não gostaria de estar lá quando Ele abriu a boca, e a luz saiu gritando! Uma glória resplandescente como jamais se viu ou entendeu. Mais rápido do que imaginamos. E quando Ele disse: “haja luz” o universo se iluminou.
A Bíblia diz: “Com a palavra de Deus, o céu se fez” “a luminosidade das estrelas ao sopro de sua boca”.
Vivemos  numa parte do universo, na chamada: “Galácia da Via Láctea” é onde você e eu moramos. 
Alguns pensam que moram em: Icém, Jandira, Alphaville... não, você mora na “Via Láctea”. Esse é o seu 'condomínio' no universo.

Um grande universo, onde usamos algo chamado “Ano-luz” para viajar.
O que é um 'ano-luz'? É a rapidez com que a luz  percorrem em um ano. Sabemos que a velocidade da luz é 300 mil km/s. Então se viaja 9 trilhões de km em um ano.
Essa é a medida, ou uma das medidas principais usadas para navegar no universo que Deus criou.
De tão grande que é, o pé não ajuda no universo de Deus.
O metro? De nada vale no universo de Deus.
A milha? Insignificante.
O quilometro? Não ajudará você a viajar no universo de Deus.
Precisamos de uma régua de 9 trilhões de km de comprimento para medir as coisas no universo de Deus. E a nossa casa, a “Via Láctea” surgiu.
Ela é formada por bilhões de  estrelas. Sim bilhões de estrelas na “Via Láctea”
E os cientistas dizem que há centenas  de bilhões  de outros 'condomínios'  e galáxia  no universo.
Aqui onde moramos, quero mostrar uma foto da  Via Láctea, esta foto aqui é uma aproximação  de  uma área estrelada em nossa subdivisão,  tirada pelo Dr. David Block, astrônomo da  universidade Wits em Johanesburgo, África do  Sul. Dr. David Block afirma “Se contássemos as  bilhões de estrelas. Uma estrela por segundo,  começando  com qualquer uma, não sei qual  escolher... vamos começar com esta aqui.  1,2,3... bom não vai dar para contar todas;


Se contássemos todas as estrelas em nosso sistema, uma por segundo, levaríamos 2500 anos só para contar as estrelas da “Via Láctea”.
 E  Deus fala de si ...Quer saber como o universo indica que o seu Deus é grande? 
Pelo profeta Isaías, Ele diz: “Com quem hão de me comparar então?” Is.46:5 ”Quem será semelhante a Mim?” pergunta Aquele que é Santo.
“Olhem para os céus. Quem criou todas as estrelas?” então Ele mesmo responde; “Aquele que conduz as estrelas chamando cada uma delas pelo seu próprio nome. Por causa de sua grandiosa força e grande poder nenhuma delas está faltando”.
Que demos a Ele o tamanho merecido. Ele não é  como nós. Seu cérebro não é como o nosso.  Ele não pensa como nós pensamos.
O quadro que Ele pinta é muito maior do que  sonhamos ou imaginamos. E Ele é maior do  que tudo que já vimos nesta vida. Ele é enorme!
E os céus hoje nos contam ainda outra coisa, não  só que Deus é grandioso, mas nos dizem que  nós somos muito, muito, muito pequeninos.
Que foi isso?! Deus ganhou um amém?! E aplausos por ser grandioso?! Aplaudam o nosso Deus!!! Ele é incomensurável, e estonteante, indescritível.
Rimos nervosos porque somos pequeninos!
Pois bem, se quiserem dar  uma olhada eis uma foto do nosso sistema. A Galáxia da “Via Láctea”, tirada combinando centenas de milhares de fotos. Obviamente não conseguimos sair da galáxia da “Via Láctea” para tirar essa foto. Mas a Nasa tem uma boa ideia de como seria.
Tem um núcleo com listra, uma galáxia espiral. E você diz: “maravilha, muito legal” isso está a 100 mil anos-luz para visitar seus vizinhos, do outro lado do sistema, você precisa ir a 300 mil km/s durante 100 mil anos e, pronto, já está na casa deles, para um belo jantar a luz de vela, digo: de estrelas. Rrrrrssssss!


Em nossa casinha chamada Galáxia da “Via Láctea” você diz: “onde estamos?” estou procurando, devemos estar bem no centro. Tenho certeza que estamos ali no meio.
Acreditem ou não. Não estamos nem no centro de nosso sistema. Ok? Não se trata de você, nem de mim. Nem moramos no centro do sistema!
Nem queira,porque ali no meio do sistema é bem assustador.
Perguntamos: “então onde moramos?” “Moramos entre dois braços espirais?” você não quer morar lá. Porque é perigoso dentro dos braços espirais.
Moramos na área livre entre os braços uns 2/3 do caminho. Moramos aqui! Você diz: “mas eu não vejo nada, não entendi!” sim! Não podemos por uma marca visível no diagrama com tamanho relativo ao nosso sistema solar. Saibam que ali é nossa rua sem saída no sistema, que nem poderíamos  colocar nosso sistema solar aqui, em tamanho relativo à “Via Láctea” para verem.

Ali, em algum lugar, tem uma estrela, das bilhões  de estrelas. Não é a maior, a mais brilhante, é  só uma das estrelas das bilhões de estrelas. É  o SOL. E ao seu redor orbitam umas bolas, uma  delas chamada TERRA, e é o nosso lar somos   você e eu.
Essa imagem veio da “Apollo 17” um grande dia  para quem tem a minha idade ou é mais velho,  lembram, quando fomos inteligentes o suficiente  para sair do planeta pela primeira vez – um aplauso para os mais velhos. Eheheh!

Vocês jovens, dizem: “É a terra, já vimos isso”. Mas a primeira vez que vimos foi incrível! E nós nos vimos. E o que você vê nesta imagem aqui? Você vê a África, se souber bem geografia, o extremo da África do sul pela metade da Terra com uma nuvem passando  pelo “Canal da Boa Esperança”.
Vemos o Deserto do Saara e a terra árida no canto esquerdo, a Península do Sinai no canto direito e ali no canto se vê o fundo do Mar Mediterrâneo, bem no canto superior esquerdo.
Mas o incrível da foto é que não vemos nenhum país, nenhuma cidade ou pessoa. Não vemos a grande necessidade que existe aí. Não vemos a pobreza, o sofrimento, a dor. Não vemos a glória e o glamour. Não vemos o quintal, nem o carro de ninguém.

Ao afastarmos, começamos a sentir que talvez não sejamos tão grandes assim.
Mas sabemos que, quem fez este mundo deve ser gigante. Mas de repente sentimos que podemos estar enganados. E talvez não sejamos importantes como pensávamos. Talvez nossas vidas não sejam tão grandiosas quanto fingimos ser.

Gosto da citação de Neil Armastrong. O Primeiro homem a pisar na lua. Ele expressa a ideia quando diz: “Lembro-me que voltando para casa na Apollo 11, me chocou ver aquela bolinha bonita e azul, era a Terra. Coloquei meu dedo e fechei um olho e meu dedo cobriu o Planeta Terra”.
Ouça a conclusão; Ele disse: “Mas não me senti um gigante. Eu me senti muito, muito pequeno”. Penso, que o Salmista descreveu bem, quando disse: “Quando olho para os céus, a obra de seus dedos. A lua e as estrelas que colocou no lugar. O que é o homem com o qual você se preocupa ou o filho do homem do qual cuida?”

Em 1977, foi lançada a espaçonave Voyager em uma missão de ida para tirar fotos dos planetas do sistema Solar. - 13 anos depois, em 1990, no dia dos namorados. Os cientistas da JPL mandaram um recado para o Voyager. “Antes de ir mais adiante, volte, e tire uma última foto panorâmica de todos os planetas que visitou”.
-Agora, a Voyager está a 5 bilhões de km da terra, viajando a 64 mil km/h se distanciando do Sol. E dá a volta e tira várias fotos, mas não consegue tirar uma só foto angular de Urano, Netuno, Saturno, planetas que visitou. - Então tira 60 fotos consecutivas, click..click pixls, pixls, pixls, e começa a enviar as imagens para a terra.  Cada imagem de 640 mil pixels, em cada uma das 60 fotos. - O que é um pixel? É aquele pontinho minúsculo que forma uma foto.
     -E  a 6 bilhões de km de distancia, os pixels levam 5 horas e meia para chegar à Terra. 60 imagens, com 640 mil pixels cada. 5 horas e meia para cada pixels chegar a terra. E você pensa que sua conexão em casa é devagar!?
- É uma foto da terra a 7 bilhões de km de distância. E que por acaso foi refletida por uma raio de luz. Uma astrônomo famoso disse para lembrar que todos  que viveram suas vidas. Viveram neste pontinho azul. Que chamou de “Partícula de pó” suspensa no raio de sol.

- Eu não sei vocês, mas quando vi isso, eu me senti encolhendo. E aí soube que minha vida era um pontinho de nada, no radar da história. Um vapor, uma vidinha infinitesimal.
- Você pode dizer: Pr. Lopes, você está fazendo eu me sentir pequeno! - eu não estou tentando fazer você sentir-se pequeno. Estou tentando ajudá-lo a ver que você é pequeno.
Mas é uma insignificância significativa. Porque embora  sendo minúsculos, somos conhecidos e prezados pela  Majestade.
Que nos chama e nos ama e nos conhece mesmo sendo pequenos, minúsculos, pessoas ínfimas, em um potinho minúsculo, flutuando pela vastidão do cosmos que Ele criou.
   Tal como Ele dá nome a cada estrela, dá vida a elas, e as coloca em seu lugar. Ele pode começar neste prédio, aqui em cima de vocês. E Ele pode chamá-los pelo nome. E Ele pode chegar a você e chamá-lo pelo nome. E você pelo seu nome.
Ele é o criador de tudo, do céu e da terra. E Ele pode andar por este auditório e chamar todos deste prédio pelo nome. Ele  nos conhece, sabe que existimos.
Nos ama e veio nos convidar a termos uma relação com Ele que nunca terminará. É incrível pensar nisso!
    - Pensar o quanto Ele é grandioso, e sabemos o nome Dele.

- Ok. Agora que levá-los a uma viagem se estiverem a fim. E penso que estão.
- penso no I.T.A em São José dos Campos, ou Houston no Texas- E.U.A será a sede do nosso programa espacial. Pelo menos um dos centros chave. Quero levá-los a passear.
Viajaremos para 150 milhões de km distante do pontinho azul. Até o nosso sol.
- Não sabemos do que Deus o chama. Mas nós chamamos “SOL”. Aquilo que esquenta o ano todo aqui. Entendem?
- Por falar nisso, um dia lindo aqui,em SJC, espero que tenham gostado. Que tenham indo lá fora, que tenham  aproveitado cada minuto de nossa viagem, você entendem melhor que outras cidades, que iremos em direção ao Sol.
É uma bola de fogo. Não fica lá pendurado, sorrindo contente, como desenhávamos quando éramos crianças. São 5.500 graus Celcius na superfície. Uma intensidade tremenda, como bilhões de bombas nucleares explodindo a cada segundo fortemente, e enviando luz a 300 mil km/s
- O raio do sol leva apenas 8 minutos para percorrer 150 milhões de km da jornada, até sua pele aqui na terra. E veio da boca de Deus.
- Não podemos pensar que Ele é um Deus piegas. Um Deus fraco e pequeno. Ele é Fogo Consumidor! E é este Deus que adoramos hoje. Aqui e agora. Ele é intensidade, poder, santidade e radiante esplendor.
- E Ele abre a boca e coisas assim saem da boca Dele. Temos que nos lembrar disso hoje. É a Ele que adoramos!
- O sol tem 100 vezes o diâmetro da Terra. Se não sabem o tamanho, dê uma olhada. Isto dá uma perspectiva de como somos.

Por isso, agradeça a Deus hoje porque estamos a 150 milhões de km distantes do sol.
- Esta próxima imagem vem do Instituto Solar Sueco. Estão estudando de perto a superfície do sol.
       É isto que se vê. Um fogo descontrolado

- Cientistas dizem que precisaria do Produto  Nacional Bruto dos Estados Unidos por sete  milhões de anos para a companhia de luz gerar  por um segundo a energia do sol.
- E é apenas uma das bilhões de estrelas em  nosso sistema chamado “Via Láctea”, dentro de  centenas de bilhões de subsistemas no  universo  que Deus fez. Ele é grandioso.
Vamos usar aquela régua que comentamos, o  “Ano-luz” lembram? 9 trilhões de km, vamos  viajar, a 50 milhões de km! Não é nada. É logo  ali!
-  Vamos dar uns passos. 440 anos-luz adiante.
Chegamos a esta linda Constelação chamada Plêiades.
- Coloquei esta imagem porque é tão linda e  porque é mencionada várias vezes nas  Escrituras Sagradas.
- No Velho Testamento e em  Jó. Jó estava  conversando com Deus e Ele Deus tenta  lembrá-lo que Ele sim é Grande e que Jó é  pequeno. E Ele diz: “ Jó, você pode segurar a  Plêiades nas mãos? Jó olha e responde: “não”  e Deus diz; “ora essa, Jó!!” Jó 38:31-33.
na Bíblia Sagrada diz que Deus mede o  universo com a palma da sua mão. O universo  todo. É está bem ali.
- Vamos mais longe, há tantas coisas incríveis.
- Vamos mil anos-luz adiante, até a constelação  “Vela Pulsar”.
- vejam só. É absolutamente chocante.

- Não é demais? 
- Mais que  demais, é quente.
  Interessante e incrível. Mas “ O que é uma  pulsar?” Eu não sei! Eu não tenho diploma de  Astronomia, ok?

Só sei dizer que a estrela explode e vira uma “supernova” e pode ruir para dentro de si mesma em uma intensidade magnética.
-   É uma estrela de nêutron altamente magnetizada. O centro oscila 11 vezes por segundo, e é enorme.
- Eu gosto disso, porque parece um arco lançando uma flecha.
- Mas emite um sinal intenso. É linda de se ver, e está a mil anos-luz de nós. Mas apontamos um radiotelescópio para a pulsar, é o que usamos para ver se há outros seres vivos.
- E apontamos para a “Vela Pulsar” e foi isso que recebemos.
- Este é o ruído que ela faz lá fora.  Terereretterreterrreretrrererereeeeeerrrrrr.
- Fica fazendo isso dia e noite.
- Não sei código morse, mas pode estar  transmitindo. Ele é Grande, muito grande. Muito  maior do que você pensa.
- Este Deus que louvamos é grandioso. Ele  realmente é grande. Ela quis louvá-lo também  Toda a criação glorifica a Deus.
- A “Vela Pulsar” disse: “Ok, aqui vai”:  Tereterteretrerereereteretereteteretetereteret.
E fica lá dia após dias, noite após noite, louvando.

- Esta é a “Nebulosa Ampulheta”.


- Penso, que Deus colocou essa só por diversão!
- É Uma estrela morrendo, que emite muitos gases, esfriando e criando esta coisa linda.
- A estrela que morre não é a da esquerda. Mas a que está bem no meio do olho.
- a maioria das mães costumam dizer aos seus filhos. Tome cuidado que Deus está olhando prá você e quase  todos nos cantamos 'cuidado olhinho o que vê, o Salvador do Céu está olhando prá você' e parece-me que as mães tem razão. Deus tudo sabe e tudo vê.
- Se Ele não o vê com a “Nebulosa ampulheta” Ele pode te ver com a “Nebulosa Helix” ou com o “Anel de poeira estelar. Ele tem várias formas de nos ver.
Vejam, não é incrível?
- Vamos dar um salto enorme. Estamos a 8 mil anos-luz.
- Vamos para 28 milhões de anos-luz. Faça o cálculo no caminho de casa, pois aqui não vai dar tempo. 28 milhões vezes 9 trilhões.
- Você diz: “Pr Lopes, está brincando comigo? Não, não estou. Chegamos na Galáxia “Sombrero” vejam a foto


- É Uma das belezas do nosso universo. Você diz:  “Ah, que lindo. Parece um Frisbee-(disco)”.  Não, tem 50 mil anos-luz de largura, trilhões de  km de espessura.
- Está situada no espaço de uma maneira que  estamos acima do plano elíptico, olhando da  ponta dela, seis graus acima dela.
- Lá suspensa, esplendorosa. Pergunta-se: “O  que ela está fazendo ali?” - respondo: -  Glorificando a Deus, exibindo a grandiosidade e  Majestade de Deus.
- Pendura no universo que Ele criou, refletindo  para Ele toda sua Glória e quão incrível Ele é.
- Agora vamos mais longe, estamos a 28 milhões de anos-luz na Galáxia sombrero. E iremos além para a “queridinha da Astronomia”, a Galáxia “Redemoinho” a 31 milhões de anos-luz de distância.
- vejam porque é a queridinha da Astronomia. Sentada no espaço totalmente de frente para a Terra. É chamada de Galáxia “Grand design”  e é feita de centenas de bilhões de estrelas.
- Alguns cientistas estimam entre 300 a 500 bilhões de estrelas.
Chama-na de redemoinho porque parece que vai sugá-lo.

- Achavam que estavam sugando essa massa branca aqui. O que é essa massa branca? É outra Galáxia. É a NGC 5195 e a redemoinho é a NGC5194.
- Achavam que a redemoinho iria sugá-la, mas não, elas estão  distantes uma da outra. Nunca se tocarão. Durmam tranquilos. Após bilhões de anos, passarão uma ao lado da outra.
- Você deve achar linda a área cheia de pontinhos cor de rosa, são incubadoras bárbaras para a formação de estrelas. E as estrelas nascem ali, neste mesmo instante.
Cientistas dizem que a cada segundo nasce uma estrela no universo, estrelas grandes como o sol. E ainda maiores. E Deus simplesmente dá nome a elas. Colocando-as onde estão, no universo dele.
- Quero levá-los adiante. Parece-me que estão dispostos a viajar,a um lugar distante, que nem posso dizer o que estão vendo.
- Não existem palavras para descrever. Vamos para muito, muito muito, muito longe.
- Deixarei que olhem isso.

- Ele fez tudo o que vimos hoje.
- A Bíblia Sagrada diz que através de Jesus, Deus fez o mundo.
- Paulo Escreveu: “Ele criou todas as coisas, no céu e no Terra”. Ef. 2;10, Cl.1:16.
- Então você pergunta: “Porque a virada brusca?” vimos todas essas coisas incríveis no universo e agora a cruz?”.
- Sim! A cruz. O Criador de todo o universo pendurado em uma cruz que Ele mesmo criou.
- você ouve as palavras de Paulo, que ouvimos muitas vezes, tão apropriadas agora. “Jesus sendo a natureza própria de Deus. Não considerou a igualdade com Deus, algo a ser compreendido... porém, Ele se fez insignificante, tomando a forma de um servo e a  semelhança  humana. E à semelhança de um homem, Ele tornou-se humilde e obediente à morte, até morte de cruz”. Ef. 2:6-8
- E você  ouve o escritor dos salmos falando de milhares de anos atrás, e você sabe  porque o salmo diz: “ O Senhor é misericordioso e bondoso” 103.8.
É a quem louvamos neste dia. O Deus que viemos aqui celebrar neste dia. Um Deus que é “Misericordioso e bondoso que não se impacienta e tem amor em abundância.
Ele não nos trata como merecem os nossos pecados, nem nos retribui conforme nossas iniquidades”.
- Louvado seja Deus. Não recebemos de Deus o  que merecemos. Não recebemos  o que  merecemos por causa de nossa rebeldia contra  Ele.
- Mas o que temos?! Ele diz: “Que o quão alto  estiver o céu acima da terra...” e nem sabemos  qual é essa altura!. Nossa régua não vai tão  longe!. Nem temos certeza como é o outro lado  dos céus acima de nós!.
- O salmista diz: “O quão  alto estiver o céu acima  da terra, tão grande é o maior Dele para quem o  teme”. E a seguir diz: “...e a abrangência da  distancia entre Leste e Oeste é o quão longe vai  retirar de nós as nossas transgressões”. 
- Eu não sei  quem é você, eu não sei o que você fez.
- Eu não sei como é sua vida, eu não sei do seu passado.
- Qual sua vergonha ou confusão, qual  fracasso carrega consigo, mas sei de uma coisa.
- Que bem antes de bagunçarem sua vida. Deus, o Pai bagunçou a vida Dele.
- E hoje há sombra do Calvário aqui neste prédio, é a sombra da Cruz de Jesus Cristo.
- E aqui há liberdade. Aqui há perdão, purificação, renovação e limpeza, pois  em Jesus Cristo, Nele não há condenação.
- A culpa morreu e a vergonha se foi na Cruz de Jesus Cristo.
- É isso que chamamos de GRAÇA ASTRONÔMICA.
- Quero lhes mostrar uma última imagem antes de  orarmos juntos.
- Você diz: “Aí não tem imagem alguma Pr.  Lopes, é o filho de Deus crucificado por meus  pecados. Não pode haver mais nada.
- Esta imagem que  lhes mostro agora, vem do  fundo do buraco  negro da redemoinho.  Lembram-se da queridinha da Astronomia?
É a estrutura-X no cerne da Galáxia  Redemoinho.
- Cientificamente, não vou dizer que é uma cruz... imagine o que quizer. Isto me lembra do escritor da Revelação que diz: “É Jesus Cristo o Cordeiro sacrificado antes da fundação do mundo”.
- É Jesus em toda parte, a Graça Divina em todo lugar; É misericórdia . Quando menos  se espera. É Deus rindo no ceú.
- Quando finalmente apontamos o telescópio no lugar certo. Ele diz: “Vejam isso, Sou Eu. É Graça, é misericórdia, é bondade, é perdão.
- Em toda parte, é Deus dizendo: “Eu amo você”
- Existe Graça em tudo.
- E antes de decidirem o que fariam com Deus. Deus decidiu o que faria com vocês.
E não foi dar o que merecem os seus pecados, mas dar ao filho Dele o que merecem os pecados de vocês.
- Ele se deu como presente, um convite à Vida Eterna. Em uma História grandiosa onde Ele é retratado.
-  É a Graça e a Esperança.
- Talvez você esteja hoje aqui, diante de uma montanha chamada depressão, ou divórcio, abandono, solidão.
- Talvez tenha sido acusado injustamente, você foi injustiçado.
- Mas hoje eu lhes digo: - Que não há nada que este mundo jogue em sua direção que possa lhe abalar na mão de Deus, que segura todo o universo na palma da mão. Hoje, Ele está segurando você, sua Graça é grande e forte o suficiente para segurá-lo contra tudo e ajudá-lo a passar por tudo, e para levá-lo ao final de tudo. Amando a Jesus e jubilando-se com sua bondade, mesmo na escuridão.
- Você pode confiar Nele Hoje.
- Não vimos tudo o que queríamos ver de Deus.
- Eu ainda não vi, mas já vimos o suficiente para confiarmos Nele o resto de nossas vidas.
- É um amor tão incrível, um amor tão divino, indescritível. Que exige, merece que nossas almas lhe devolva, nossas  vidas, nosso tudo.
- Obrigado Jesus Cristo, Filho de Deus. Criador de todas as coisas, Salvador do mundo.
- Obrigado pela Graça Astronômica a seres ínfimos como nós.
- Obrigado por nos resgatar em seus braços neste dia. E todos os dias, e para todo sempre amém.

Pr. José Lopes de Oliveira
Miss. Em Icém pela JMN/CBB e PIB em Jandira/SP
jose.oliveira@missoesnacionais.org.br 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín