Pular para o conteúdo principal

Cientistas acham o buraco negro mais jovem já visto

Icone de Tecnologia e CiênciaTECNOLOGIA E CIÊNCIA

publicado em 16/11/2010 às 08h55:


Fenômeno surgiu há apenas 30 anos, após explosão de estrela
AFP
NasaNasa
Imagem mostra a galáxia M100 e a posição do buraco negro

Publicidade
Pesquisadores descobriram o buraco negro mais jovem já registrado, que tem apenas 30 anos, após observações com o telescópio espacial Chandra. Buracos negros são regiões do espaço em que a gravidade é tão grande que nem a luz consegue escapar de sua ação, por isso o nome. Eles são resultado da "morte" de uma estrela gigante após sua explosão.
Esse buraco negro representa uma oportunidade única para observar o desenvolvimento desse tipo de fenômeno, segundo os responsáveis pela descoberta, que será publicada na próxima edição da revista New Astronomy.
O achado pode ajudar os cientistas a entender melhor como as estrelas gigantes explodem para dar lugar a um buraco negro e com que frequência isso ocorre na Via Láctea e em outras galáxias. O principal autor do trabalho, Daniel Patnaude, do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, diz que "esse é o exemplo mais próximo do que pode ser a observação do nascimento de um buraco negro".
Os cientistas dizem que esse buraco negro é o que resta da explosão de uma estrela quase 20 vezes maior que o Sol, batizada de SN 1979C, inicialmente descoberta por um astrônomo amador em 1979. O buraco está na galáxia M100, a 50 milhões de anos-luz da Terra (um ano-luz equivale a 9,46 trilhões de km).
Fonte Portal r7.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt...

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                           ...

A CONTRIBUIÇÃO DO PROTESTANTISMO AO SISTEMA PEDAGÓGICO NO BRASIL DESDE O IMPÉRIO.

O cristianismo não é apenas instrução doutrinária ou dogmática do que deve o homem crer acerca de Deus, ele é, sobretudo, um modo de viver. O cristianismo instrui e educa. Ensina o que se deve crer acerca de Deus, da humanidade, do universo e mostra o dever que Deus requer de todos os homens. A preocupação com a educação em sentido global fez com o protestantismo buscasse sistema pedagógico adequados à finalidade última – realização da pessoa humana, num relacionamento com Deus e com o seu semelhante. A pedagogia adotada no Brasil não estava oferecendo oportunidade para todos e não atingia a população. Nesse sentido, observa Matarazo Gomes dos Santos, a pedagogia adotada pelos Jesuítas deixava muito a desejar. Durante quase quatro séculos, o Brasil foi orientado por um sistema pedagógico que visava atender os objetivos de uma igreja dominante e que chegou a se tornar oficial no período imperial – constituição de 1824 adotou a Igreja Católica romana como religião O...