CRISTO, SUPERIOR AO SACERDÁCIO DA ANTIGA ALIANÇA - Hebreus 5:1-14
Embora Hebreus descreva Jesus sendo o maior de todos os líderes e o perfeito sumo sacerdote, ele aprendeu a obediência por meio das coisas que sofreu.
Lucas 2:52 nos fala que Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
Esse crescimento não parou aos seus 12 anos de idade.
Todos os bons líderes aprendem com suas experiências, especialmente com seus sofrimentos.
5.1-4 - Estes versículos explicam o que significa ser um sumo sacerdote.
Um sumo sacerdote deve ser uma pessoa chamada por Deus(v.1-3)
Ele representa o povo e, assim, deve identificar-se com sua natureza humana. (v.4) Mas também representa Deus para o povo e, por isso, deve ser chamado por Deus para Seu serviço.
5.1 - Dons e sacrifícios. A primeira referência aqui é a do trabalho do sumo sacerdote no dia da Expiação, único dia do ano em que um sacerdote entrava no Santo dos Santos (Heb.9.7-10) para expiar os pecados do povo e interceder por ele.
5.2 - A palavra Ignorantes e errados refere-se àqueles do povo que houvessem pecado sem querer, sem real intenção de fazê-lo Nm. 15.30-36 (“Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja natural, quer estrangeira, blasfema ao Senhor; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo, por haver desprezado a palavra do Senhor, e quebrado o seu mandamento; essa alma certamente será extirpada, e sobre ela recairá a sua iniquidade.
Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. e os que o acharam apanhando lenha trouxeram-no a Moisés e a Arão, e toda a congregação. E o meteram em prisão, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.
Então disse o Senhor a Moisés: certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.
Levaram-no, pois, para fora do arraial, e o apedrejaram, de modo que ele morreu: como o Senhor ordenara.)”
5.3 - Era exigido que o sumo sacerdote oferecesse um sacrifício, tanto pelo povo, como também por si mesmo, no dia da expiação ( Purificação de crimes ou faltas cometidas).
5.4 - Chamado por Deus. Arão foi nomeado para a função de sacerdote pelo próprio Deus (Êx.28.1 - “Depois fará chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me administrarem o oficial sacerdotal...”
Assim também seus sucessores (Nm 20.23-28;25:10-13)
Aqueles que desafiaram o chamado de Arão ou nomearam a si mesmos como sacerdotes foram mortos por Deus. Nm. 16 - Aqui em Números 16 vimos alguns lideres se levantando contra a liderança de Moises.
Por exemplo Corá, levita talentoso mas insolente, havia sido separado para servir ao Deus vivo de Israel. Porém rebelou-se contra a liderança de Moisés, e consequentemente contra o Senhor.
A Bíblia deixa claro que Deus coloca pessoas em posição de autoridade, e é perigoso opor-se aos ungidos de Deus.
Corá fez exatamente isso no clássico gesto de rebelião, e Deus teve de remover tanto ele como aos seus seguidores a fim de afastar a praga espiritual do restante da nação.
Corá rebelou-se espalhafatosa e arrogantemente contra Moisés. Por vontade própria e de forma presunçosa, Corá seguiu um processo de autodesignação comum a muitos que se opõem à liderança da igreja.
1- Corá, levou outros a se oporem à liderança existente Nm 16.2;
2- Criticou e questionou publicamente a liderança Existente. Nm.16.2;
3- Acusou a liderança de coisas de que ele próprio era culpado. Nm.16.3;
4- Considerou pequena demais a posição que lhe tinha sido dada; quis mais Nm 16.10;
5- Continuou reclamando, murmurando, queixando-se e criando um ambiente negativo Nm.16.11
Não é de se surpreender que Deus o rejeitou, repreendeu e o levou à morte. Estas lições bíblicas parecem severas, mas são permanentes.
5.5-6 - Cristo não chamou a si mesmo para o oficio de sumo sacerdote, o Pai o chamou. tanto no Salmo 2.7 ”Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: “Tu és meu Filho, hoje te gerei.” como no Salmo 110.4 “ Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” São citados aqui para provar esse fato. O Salmo 2.7 também é citado em Hebreus 1.5, para provar a superioridade de Cristo em relação aos anjos.
O autor usa a citação para afirmar o relacionamento especial de Jesus com Deus Pai. A citação do Salmo 110.4 destaca a natureza eterna do sacerdócio de Jesus.
Ele é e será o Mediador entre nós e Deus para Sempre.
5.7 - Cristo não ofereceu sacrifício por si mesmo, mas ofereceu por nós clamor, lágrimas, orações e súplicas de uma vida e morte de obediência.
Foi ouvido e Seu sacrifício aceito por causa de Seu temor (obediência reverente) - foi resgatado da morte pela ressurreição.
5.8 - Aprendeu a obedecer. Jesus não precisava aprender a obedecer como se antes fosse desobediente, mas teve de passar pela experiência de obedecer à vontade do Pai como homem. Ele aprendeu a natureza da obediência.
5.9 - Sendo ele consumado. Esta frase não sugere que Jesus fosse antes consumadamente perfeito. Significa que cumpriu com total sucesso o plano de Deus para Ele.
Suportou sofrimento e tentação como ser humano para que pudesse agir verdadeiramente como nosso Sumo Sacerdote, compreendendo nossas fraquezas e intercedendo por nós diante de Deus.
Causa aqui significa fonte. A obediência de Jesus ao Pai o conduziu ao Calvário, à própria morte na cruz.
O sacrifício do único ser humano sem pecado em nosso lugar tornou-se a causa, a fonte de nossa salvação.
5.10 - Chamado aqui significa designado, ao introduzir o título formal de Cristo, Sumo Sacerdote.
5.11 - Embora o autor aos Hebreus tenha muito mais para dizer sobre o sacerdócio de Jesus, será de difícil interpretação para os leitores desta carta, que são classificados como negligentes para ouvir.
Negligente significa descuidado. Quando essas pessoas ouviram a Palavra de Deus, não devem ter-se mostrado certamente prontas e aptas a aceitá-la (Heb.6:11,12) mostraram descuidadas, preguiçosas, na fé. Seria então tarefa difícil de explicar a verdade para elas. - “E desejamos que cada um de vocês mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que vocês não tornem indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdaram as promessas.”’
5.12 - O autor prepara seus leitores para receber o ensinamento sobre o sumo sacerdócio de Cristo.
Primeiro, ele reprova a imaturidade espiritual deles e o fato de haverem abandonado o progresso à maturidade; Heb. 6.4-8; observe que todos os verbos nos v.4-6 estão no tempo passado. Recorda, então, alguns feitos espirituais dignos, da parte deles Heb. 6.9-12, e faz com que se lembrem das promessas que Deus lhes tinha ofertado Hb 6.13-20.
5.12 - Devendo ser mestres pelo tempo sugere que muitos dos cristãos já deveriam ser instrutores, não no sentido formal (I Co.12.29; Tg. 3:1), mas já transmitindo a outros o que aprenderam mediante os dons que Deus lhes havia concedido.
Primeiros rudimentos significam as verdades básicas aprendidas pelo crente sobre a fé (Hb 6.1,2).
Os primeiros rudimentos são enfim, os elementos básicos a partir dos quais tudo o mais no saber se desenvolve.
Necessitais. Esses cristãos haviam regredido, por causa do não uso do que aprenderam. Se uma pessoa não pratica o que aprende, esquece, e é preciso que lhe ensinem novamente a mesma coisa. Não usar, não por em prática, não exercer, é esquecer.
Leite... alimento sólido, O autor ilustra deste modo os ingredientes do crescimento espiritual. O leite equivaleria aos primeiros rudimentos.
O alimento sólido, à revelação mais ampla.
Começamos então com o processamento da verdade ( I Ped.2.2), exercitando o princípio da prontidão para aprender.
Gradualmente, ativamos o princípio da prática para retenção da verdade. A prática consistente e persistente da verdade resulta em crescimento e maturidade.( I Cor.3:1-4).
5.13 - Não está experimentado na palavra da justiça.
Grande parte dos primeiros leitores desta carta não tinham necessariamente falta de informação com relação à justiça; o que não tinham era experiência em praticar a informação que possuíam.
A maturidade vem com a prática. Ao praticarmos a justiça, teremos menos dificuldade em distinguir o bem do mal.
Menino, Aqui, é qualificação da imaturidade cristã. A criança, geralmente, tem pouco discernimento e autodisciplina. Precisa ouvir “não” constantemente, para poder vir a entender.
O crente maduro está apto a saber a diferença entre o bem e o mal e controlar seus apetites pecaminosos.
5.14 - Perfeitos refere-se aos cristão espiritualmente maduros. Costume significa a prática de hábito. Àqueles que têm o costume ou hábito de obedecer à mensagem, amadurecem na fé e estão prontos para discernir tanto o bem quanto o mal.
APLICAÇÃO:
Liderança geralmente é entendida em termos de poder, manipulação, assertividade e ambição.
A literatura do mundo empresarial é cheia de livros do tipo autoajuda que traçam o perfil de pessoas famosas e bem-sucedidas que lutaram e venceram de acordo com esses valores.
No primeiro Século, o império romano foi dominado por dinastias familiares muito poderosas e manipuladoras, permeadas por competição, violência, ambição e golpes baixos.
Jesus serviu de modelo a uma forma diferente de liderança. Ao longo do Novo Testamento, vemos reflexos de Sua vida e de Seu caráter. Neles, descobrimos forte contraste em relação à nossa história mundial de abuso e distorção.
Hebreus 5 é um quadro desse modelo. Descreve um verdadeiro líder como um sacerdote que é:
* Concentrado nas pessoas como elas se relacionam com Deus. 5.1;
* Compassivo com o fraco e ignorante 5:2;
* Pronto a enfrentar o pecado face a face 5:3;
* Não autonomeando, mas chamado por Deus a esse encargo 5.4
Jesus é o sacerdote perfeito Hb 5:5-10. O autor de Hebreus admite que este quadro é de difícil compreensão (5:11-14). No entanto, os que buscam crescer em maturidade em Cristo devem contar com o Seu sacerdócio, tendo-o sempre em máxima consideração. Jesus cuida daqueles que creem em Sua ajuda e a Ele recorrem.
Tudo que precisamos fazer é pedir. Hb 4:14-16.
Fonte:
Bíblia Batalha Espiritual - Editora Central Gospel;
Bíblia de Estudo da Liderança Maxwell
Comentário Bíblico do Novo e Velho Testamento - Editora Central Gospel;
Dicionário Bíblico John D.Davis;
Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio
Por. José Lopes de Oliveira
Excelente reflexão! Leva-nos a vislumbrar o grande Poder de Jesus para a salvação
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