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Mostrando postagens de agosto 16, 2014

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO PROJETO MISSIONÁRIO

A perspectiva da autonomia no ensino de valores A autonomia vem do grego: autos (eu mesmo, si mesmo) e nomos (lei, norma, regra). Aquele que tem o poder para dar a si mesmo a regra, a norma, a lei, é autônomo e goza de autonomia ou liberdade. Autonomia significa autodeterminação. Quem não tem capacidade racional para a autonomia é heterônomo. Heterônomo vem do grego: hetero (outro) e nomos : receber de um outro a norma, regra ou lei. A autonomia refere-se por um lado, a um nível de desenvolvimento psicológico (conforme explicitado em documento de Ética), e, por outro lado, à uma dimensão missionária. A autonomia pressupõe uma relação na qual os outros se fazem necessariamente presentes como alteridade. Nesse sentido, trata-se da perspectiva da construção de relações de autonomia. Não existe a autonomia pura, como se fosse uma capacidade absoluta de um indivíduo isolado. Por isso, só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritári