Google+ Badge

quarta-feira, 27 de maio de 2015

MEDITANDO O SALMO 119: 86-97 - A PALAVRA DE DEUS ESTÁ FIRMADA PARA SEMPRE





Há um hino que diz: “A inconstância e a ruína me cercam por todos os lados”. Se essa afirmação era verdadeira quando Henry Lyte a escreveu em 1847, que dirá nos dias de hoje! Para os jovens, as mudanças são estimulantes, mas para os mais velhos, são ameaçadoras.

- Gostamos de nos acomodar dentro de uma esfera de conforto e de resistir a mudanças drásticas, tanto a nosso redor quanto dentro de nós. Porém, se nos acomodamos, deixamos de crescer espiritualmente e perdemos a oportunidade que Deus nos dá de alcançar a outros com o evangelho.



- Quando a causa é justa, é oportuno pedir a ajuda de Deus.
- V.88. O crente quer uma vida poderosa, saudável e alegre, para estar em melhores condições de servir a Deus.

-Vv.89-91. A Palavra de Deus é inabalável no decorrer do tempo e do espaço, porque é garantida por Aquele que é o Criador e o Sustentador de todas as coisas.
- O sentido da palavra hebraica traduzida por “Lei” é “o causador a ser discípulo”, a Palavra contém o sentido de “ato”, “fato’ e “Objeto”. Por isso compreendemos que o salmista está contando coisas profundas e eternas.

A palavra está firmada. Satanás tem atacado a Palavra de Deus desde que perguntou a Eva: “É assim que Deus disse? ” (Gn.3.1). Ateus, agnósticos, filósofos, cientistas e pecadores de todos os tipos desprezam a Bíblia, zombam de suas palavras e tentam se livrar do que ela diz, mas a Palavra continua inabalável. Apesar de ter nascido na eternidade, a Palavra de Deus tem suas raízes na história e fala a toda geração que se dispuser a ouvir.

- A palavra é estabelecida para sempre. (V.160”As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos duros para sempre”. Se construirmos nossa vida sobre a Palavra de Deus, sobreviveremos a todas as mudanças!

- Deus é Fiel (90). Faça uma pausa e leia o Salmo 90, observando o que Moisés diz sobre Deus eterno e as mudanças que ocorrem ao longo da vida. De geração em geração, ele é Deus, e podemos entregar a nós mesmos, nosso filhos, netos e bisnetos a seus cuidados. Abraão, Isaque e Jacó foram três homens absolutamente distintos um do outro, mas o Senhor foi o “Deus de Abraão, Isaque e Jacó”.

Vv.90-91 A criação de Deus permanece.  Essa criação permanecerá até o último dia, quando o fogo de Deus purificar todas as coisas, e o Senhor fundar novos céus e nova terra (II Pe.3; Ap.21-22). As leis que ele infundiu na criação também permanecerão, quer os cientistas as compreendam ou não.

- As pessoas podem abusar dos recursos da terra e desperdiçá-los, mas a criação de Deus continuará a servir seu Criador.

Tudo na criação serve ao Senhor, exceto os seres humanos criados à imagem de Deus! Que coisa mais triste! Esse ainda é o mundo de nosso Pai, e podemos crer que o Senhor nos ajudará a administrá-lo com sabedoria.

- Vv.92-95 – A Palavra de Deus na vida particular reveste o crente com prazer ao invés da angústia, protege (92), vivifica (93) e salva (94).

Não abrimos a Bíblia a fim de fugir da realidade da vida, mas sim para ser fortalecidos e para poder enfrentar a vida e servir a Deus com eficácia. – É possível que não sejamos capazes de nos agradar com o que está acontecendo no mundo, mas podemos nos deleitar com o que Deus diz em sua Palavra.

- A Palavra nos capacita a lidar com as mudanças da vida e com as crises que surgem. – O verbo “buscar”, no versículo 94, significa “consultar, investigar, abrir um caminho, ler repetidamente”. Vemos aqui um homem justo que abria um caminho para a Bíblia, lia seu texto sempre e de novo e, quando precisava tomar uma decisão, consultava as Escrituras com grande cuidado.

As filosofias mudam, as propostas políticas fracassam, promessas e contratos são quebrados, mas a palavra de Deus permanece.

V.96 O sonho dos filósofos em achar o absoluto, que contém a perfeição e o infinito, só acha cumprimento nos mandamentos de Deus. Deus deseja que avancemos. Este versículo é tão repleto de verdades que poderíamos meditar sobre ele durante horas.

- Não há nada que a humanidade faça que alcance a perfeição, pois os empreendimentos do ser humano são resultantes de sua mente, força e capacidade limitadas. Talvez o salmista estivesse lendo o Livro de Eclesiastes, pois a limitação das realizações humanas é um dos temas desse livro. “Vaidade das vaidades! ”. – Contraste com os limites da humanidade, a Palavra e a obra de Deus não têm limites.

- Seu mandamento é ilimitado, irrestrito e imensurável. Apesar de Jesus ter vivido, ensinado e morrido na pequena região da Palestina, sua vida e seu ministério alcançaram o mundo todo. Maria ofereceu seu sacrifício a Jesus numa casa em Betânia, mas seu gesto tem abençoado gerações sucessivas ao redor do mundo (Mc.14.1-9).

V.97 – Não faz sentido o povo de Deus ficar estagnado, quando a Palavra de Deus é tão irrestrita e não limites para o que ele pode fazer! Podemos não gostar das mudanças que estão ocorrendo no mundo, mas isso não precisa nos frustrar nem assustar. No tempo dos apóstolos, não havia noticiários como hoje em dia, mas a situação não era muito diferente – e esses homens revolucionaram o mundo! Deus está assentado em seu trono; o Senhor tem o mundo em suas mãos, e suas promessas não falham; portanto, vamos nos mexer!

- Nosso relacionamento com o Senhor é determinado pela forma como nos relacionamos com sua vontade, o que, por sua vez é definido pela forma como nos relacionamos com sua Palavra. Muitos cristãos possuem apenas conhecimento acadêmico e intelectual da Palavra, mas não sabem como colocá-la em prática nas decisões da vida diária. Precisamos todos conhecer a palavra não apenas com amente, mas também com o coração, o que, por sua vez, significa ser ensinado por Deus. Eis os requisitos a preencher.

-“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! ” A verdadeira vida devocional: amar a Lei de Deus e meditar nela. Todo o dia, no sentido de vive-la na lida quotidiana.

Gostamos de pensar nas pessoas e atividades que amamos, e meditar significa amar a Deus refletindo em sua Palavra e deixando que suas verdades penetrem nosso coração. 

Forte abraço e até a próxima.