Pular para o conteúdo principal

A DISPENSAÇÃO DA GRAÇA E A COMUNHÃO DO MISTÉRIO DA IGREJA MOSTRAM A QUALIDADE DO CORPO DE CRISTO.

 Efésios 3:1- 21


v.1 – Por esta causa. Refere-se a toda declaração precedente. Eu, Paulo. A repetição que o escritor faz do seu nome prova a seriedade e a importância que ele imputa àquilo que está para escrever. O prisioneiro de Jesus Cristo. É claro que Paulo era um prisioneiro de Cristo no sentido de que ele fora capturado por Cristo, mas esse não é o principal pensamento aqui. Ele era um prisioneiro em Roma quando escrevia, e foi o amor a Cristo que era prisioneiro. Por amor de vós gentios. Paulo foi especificamente o apóstolo dos gentios por ordem do Senhor Jesus Rm.15:16.

v.2 – Da dispensação da graça de Deus. A palavra dispensação significa mordomia e ou administração. A mensagem da graça foi um depósito sagrado entregue a Paulo, a fim de que ele pudesse revelá-la aos gentios. A mim confiada para vós outros. Não foi dada a Paulo para que a aguardasse, mas para que a passasse adiante, particularmente aos gentios.

v.3 – Pois segundo uma revelação me foi dado conhecer o mistério. Paulo sempre insistia na sua recepção direta do Evangelho do próprio Senhor Jesus, sem qualquer intermediário humano.
(Gl.1:11,12). O mistério.

v.4 – Este versículo e o seguinte lançam muita luz sobre o uso da palavra mistério no NT. A palavra não significa algo místico ou mágico, mas um segredo que não foi previamente revelado; quando for revelado, só será compreendido pelos iniciados – aqui, aqueles que são salvos.

v.5 – Como agora foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito. Exatamente como os homens santos de Deus foram inspirados pelo Espírito Santos nos tempos do VT (IIPe.1:20,21), assim também o foram os escritores do NT.

v.6 – Os gentios. O mistério não consistia em que os gentios poderiam ser salvos – há muita coisa no VT relacionada com a salvação dos gentios, particularmente em Isaías – mas seriam ligados aos judeus em um só corpo.

Ef.3:7-13 – A comunhão do Mistério
v.7 – Ministro. Paulo transformou-se em servo pelo dom de Deus. Esta é a palavra traduzida para diácono – alguém que serve às mesas. Paulo jamais considerou o seu ofício como algo elevado que o afastasse dos outros homens. Ele sempre falou de si mesmo humildemente.

v.8 – O menor de todos os santos. Em diversos lugares Paulo, lembrando-se do que fora antes de ser salvo e do que fizera à igreja, fala de si mesmo com autorrenúncia (ICo.15:9,10; I Tm.1:15). Me foi dada esta graça. A graça de Deus foi dada a Paulo não para seu prazer, mas para que a passasse aos outros. De pregar aos gentios. O Senhor Jesus deu esta palavra a Ananias referindo-se a Paulo (At.9:15). Das insondáveis riquezas. Aqui novamente a palavra riquezas destaca-se como um adjetivo indicando seu caráter ilimitado.

v.9- E manifestar. Jogar luz sobre o que é a dispensação do mistério. Em alguns manuscritos encontramos a palavra mordomia em vez de dispensação. Desde os séculos oculto em Deus. Outra confirmação da definição do “mistério’ antes citado. Que criou todas as coisas. Tudo o que existe, não simplesmente a criação física ou apenas a criação espiritual.

v.10 – Nos lugares celestiais. A quarta ocorrência da frase na epístola. Outra indicação de que os seres celestiais estão observando a Igreja e vendo na Igreja o desdobrar da sabedoria de Deus. Ambos, anjos bons e maus, estão evidentemente admirados com a operação de Deus quando ele redime homens e mulheres.

vv.11,12 – segundo o eterno propósito. (Rm.8:29), v.12 – pelo qual. Isto é, em Cristo. Acesso com confiança. Fora de Cristo não podemos nos aproximar. Isso já demonstrado no capítulo 2. A fé nele. Genitivo objetivo. Cristo é o objeto de nossa fé.

v.13 – Nas minhas tribulações por vós. Veremos Atos 20:18-35 sobre sua obra em Éfeso; também em IICo.1:8-11

Efésios 3:14-21 – Esta é a segunda oração de Paulo pelos efésios, e tal como a anterior em Ef.1, relaciona-se principalmente com seu bem-estar espiritual. Enquanto a primeira oração se centraliza no conhecimento, esta focaliza o amor.

v.14- Por esta causa. Isto retoma o pensamento iniciado em 3:1. Evidentemente o pensamento principal deste capítulo é a oração, e 3:2-13 é explanatório. Me ponho de joelhos. Embora as Escrituras não indiquem nenhuma posição corporal necessária à oração, o pôr-se de joelhos indica sincera reverência. Do Pai. Alguns manuscritos omitem as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. Há um jogo de palavras com a palavra Pai em 3:14 e a palavra traduzida para família em 3:15.

v.15 – Toda a família. Há duas possíveis explicações para isto. Alguns preferem cada família, com a ideia de que o conceito de família ou paternidade vem de Deus. Isto é verdade, é claro, embora menos comum. Gramaticalmente a outra explicação parece encaixar-se melhor no contexto das Escrituras de um modo geral, isto é, toda a família. A expressão tanto no céu como sobre a terra parece favorece-la. Isto é, toda a família dos redimidos – aqueles que já partiram e aqueles que ainda estão vivos aqui na terra – têm um só Pai, que é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

v.16 -  Segundo a riqueza. Novamente a referência á abundancia do que temos de Deus (1:7; Fp4:19) que sejais fortalecidos com poder. Paralelo da outra oração, a qual muito falou sobre o poder de Deus. Mediante o seu Espírito. O Espírito é o agente da Deidade, aplicando-nos a redenção. No homem interior. Isto é, nossa parte imaterial, a verdadeira personalidade.
v.17 – E assim habite Cristo. Não meramente viva, mas esteja em sua casa- habite. Disso é que cada cristão precisa sempre, não orar para Cristo entrar, pois ele já habita em cada crente, mas, para estar à vontade, pois o crente já lhe entregou toda sua vida. Estando vós arraigados e alicerçados em amor. Uma metáfora mista referindo-se àquilo que foi plantado e àquilo que foi edificado (Cl.2:2, um paralelo mais ou menos com essa passagem).

v.18 – A fim de poderdes compreender, com todos os santos. Um conhecimento que todo crente deve ter. Qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. Este tipo de conhecimento deveria crescer continuamente, pois caso contrário jamais poderíamos medir essas dimensões.

v.19 – conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento. Alguns coisas não podemos conhecer inteiramente; frequentemente temos experiências que não podemos entender ou explicar. Entretanto, a mesma raiz foi usada aqui no infinitivo e no substantivo, e a ideia parece ser de conhecer aquilo que é um paradoxo, é claro, mas a superabundância da graça colocada à nossa disposição pelo Pai celestial, através de nosso Senhor Jesus Cristo.

v.20 – Esta plenitude torna a ser descrita na benção que introduz o final da primeira divisão desta epístola. Ora, àquele. É claro que o verbo e o predicado estão no versículo seguinte. Poderoso. Não há limite para o que Deus pode fazer. Infinitamente mais. Os superlativos se amontoam uns sobre os outros a fim de nos impressionar com esta verdade. Tudo quanto pedimos, ou pensamos. Somos geralmente limitados em nosso pedir, achando que Deus fará determinada coisa por nós. Ele é capaz de fazer muito mais do que pedimos; na verdade, mais até do que podemos imaginar. E ele o faz conforme o seu poder que opera em nós. Isto é, fomos fortalecidos pelo Seu Espírito. Consequentemente, este poder está sendo ativado em nós.

v.21 – A ele seja a glória. Na igreja. A glória de Deus está sendo manifesta por toda a eternidade no corpo que ele redimiu. Por todas as gerações, para todo o sempre. Literalmente, por todas as gerações, pelo século dos séculos. Uma expressão muito forte para a eternidade. Com esta oração e benção Paulo conclui esta porção da epístola, que nos fala sobre o que Deus fez por nós e sobre a nossa posição em Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín