Google+ Badge

segunda-feira, 23 de julho de 2012

SER LÍDER É SABER INFLUENCIAR

Durante nossos encontros de liderança Transpaulista/Abanoc, tive um aprendizado extraordinário com todos vocês, portanto, quero agradecer a todos por esta oportunidade impar.

Mas, estive pensando que, por séculos a liderança tem sido tema de debate entre os cristãos. É bíblico liderar? Nós fomos chamados para ser seguidores ou líderes? fomos chamados para ser servos ou senhores? Podemos honestamente acreditar que liderança é uma idéia bíblica?

Quando estudamos  a Bíblia cuidadosamente, vemos que a liderança é, verdadeiramente, uma idéia de Deus. Ele é o Líder maior mas Ele também nos chamou para sermos líderes. ( Gn. 1:26-31, Mt.5:13-16, II Cor. 5:11, Ex. 3-4 , Ex. 3:11, Ex. 3:13, Ex. 4:1, Ex.4:10,Ex.4:13, Sl. 78:72, Heb.12:1-2, Rom. 12:1-2, Tg.5:13-16, II Tm.2:15,...)

Buscando em uma retrospectiva, lembrei-me do tempo em que estava cursando Pós-Graduação em Psicopedagogia uma das questões levantadas foi: "Ser Líder é saber influenciar" cujo autor é Roberto Shinyashiki. Segundo R.S., "Todo mundo quer ser líder, quer influenciar os outros. Todo mundo chega numa instituição ou departamento e quer logo colocar a sua visão de administrador, a sua visão de como tudo deve funcionar".

O tempo todo, um quer influir na maneira como o outro deve lidar. Confundir liderança com posição hierárquica, ou experiência de vida é uma prática corriqueira.

Há uma boa diferença entre querer influenciar alguém e conseguir realizar a ação de fato.

A pergunta mais importante  que se deve fazer é: Será que alguém está interessado ser influenciado por mim? Será que alguém quer conhecer minha opinião? Infelizmente, a maioria das pessoas parte do pressuposto de que somente sua experiência de vida ou posição bastam para que alguém seja influenciado por ela.

É comum muitas pessoas acharem que liderança é simplesmente mandar ou falar mesmo quando os outros não  querem escutá-lo. O verdadeiro líder, pelo contrário, é procurado  porque as pessoas gostam de conhecer as suas opinões.

Talvez essa seja uma das melhores maneiras de reconhecer um líder: alguém com quem as pessoas estão sempre querendo conversar, porque percebem que crescem depois da conversa e estão mais capacitados para lutar por seus sonhos.

O verdadeiro Líder cria nas pessoas o desejo de serem influenciadas por ele.

Da próxima vez que você for dar uma opinião, pergunte-se primeiro: Essa pessoa está interessada em conhecer o que penso? E se não estiver, o que devo fazer para que ela se interesse pelas minha sopiniões?

 Nunca se esqueça; Um Líder tem paixão e compaixão pelas pessoas.
Procure apresentar um excelente serviço. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros. Mantenham  sua equipe sempre bem  informada, e não retenha as informações que você deve passar aos seus liderados.

Prof. Lopes