Pular para o conteúdo principal

A SEXUALIDADE PREMATURA





A Sexualidade Prematura




As influências do meio na
formação sexual das crianças e   
adolescentes







                                    JOSÉ LOPES DE OLIVEIRA

1  INTRODUÇÃO
Uma educação com falta de informações corretas e pouca intimidade com o nosso próprio corpo, acaba por transformar a sexualidade em tabu; geralmente impregnado de preconceitos, medos e dúvidas.
Porém a sexualidade relaciona-se ao ser sexual, ao prazer, amor à vida. Ela não se restringe apenas no ato sexual.
2  JUSTIFICATIVA
É cada vez mais prematura a iniciação sexual, a banalidade, a busca constante  pelo prazer, a descoberta do seu próprio corpo.
O sexo é que gera o mundo, pois sem ele não existiríamos. A sexualidade está na essência dos seres vivos, mas os seres humanos passaram a ver apenas um aspecto do seu corpo: o sexual, sem levar em conta, a inteligência, moral e a ética.  As pessoas se entregam a outras, sem existir amor, sem planejar o casamento e as consequências são: gravidez indesejada, abortos, perda da juventude.
Neste sentido é importante uma educação sexual voltada para a formação da pessoa humana como todo, e não apenas como prevenção de doenças.
3   HIPÓTESE
A sexualidade prematura é devido o bombardeio da mídia
4   DESENVOLVIMENTO
Os questionamentos sobre o sexo deveriam iniciar na família e depois aprofundar na escola e nos meios religiosos. Infelizmente não acontece, ora por omissão ora por falta de tempo. Com essa ausência as crianças ficam em creches, onde há todo tipo de formação, devido  a desestruturação de muitas famílias.
O professor e o pastor tem um papel fundamental nessa formação, que muitas vezes deverá provocar o assunto para poder esclarecer num vocabulário condizente com a idade, falando com clareza, objetividade e sem preconceitos.
As manifestações sexuais constantemente transmitidas pela mídia são fantasias que induzem a ficam gravadas na mente das crianças e adolescentes. Muitos passam a maior parte do tempo em frente da televisão ou brincando na rua, de onde trazem todas as informações, que na maioria são deturpadas.
Tudo em nossa vida tem o momento certo e com o sexo não é diferente. Cabe a cada um de nós termos um discernimento para compreendermos quando será o momento certo, para evitarmos consequências desagradáveis e sequela.

Título: A Sexualidade Prematura
Tema: A influência do meio na formação sexual das crianças e dos adolescentes.

Cenário: Sala de Estar
MÃE: meus filhos já estão ficando adolescentes e ainda não criei coragem para falar de sexo com eles, tenho pouca intimidade com minha filha, precisamos conversar,.. estou ouvindo umas conversas dela com suas amigas.....huuuuuummmm.....
O marido chega do trabalho
MÃE: Oii Ruy, como foi o seu dia hoje?... Precisamos conversar um assunto muito sério e delicado, você não percebeu nada de estranho no comportamento de nossos filhos?
PAI: Que comportamento?! Não percebi nada não!!! Lá vem você com suas idéias, anda lendo demais!!!
MÃE: A Ângela já está ficando mocinha, anda muito quieta ultimamente, fica nos cantos lendo umas revistas às escondidas, e ou às vezes no internet, quando pergunto alguma coisa me responde rispidamente.
PAI: Que revistas são essas que minha filha anda lendo!!? É sua obrigação de vigiá-la!!
MÃE: Calma Ruy nada de demais! Quer dizer eu acho que não. As revistas não são tão ofensivas, essas revistas de adolescentes; Querida, carícia... Mas essas revistas muitas vezes ensinam coisas erradas e incentiva a sexualidade prematura.
PAI: É verdade, como é difícil falar com nossos filhos essas coisas, mas se nós que somos pais não falarmos da maneira correta, eles irão aprender de qualquer jeito, e infelizmente da maneira errada.
MÃE: Por isso devemos falar, ontem mesmo encontrei debaixo do colchão do Rodrigo, umas revistas muito feias, fiquei horrorizada.
PAI: Que revistas? Porque não me mostrou?   (fala debochando... e com malícia...)
MÃE: Ruy!!!! ( em tom de repreensão)
PAI: Estou brincando! E o que você fez?
MÃE: Queimei; claro!
PAI: Como os tempos estão mudados, é cada vez mais prematura a iniciação sexual dessa nossa juventude, eles nem esperam o corpo formar direito.
MÃE: é por isso que acho importante uma educação sexual para a formação da pessoa humana como todo, começando por nós pais, escola e depois na igreja. Mas infelizmente os pastores não abordam esse assunto, parece que tem medo!
PAI: É verdade, mas infelizmente ensinamos errado. Dizendo que sexo é coisa ruim, nojento e feia.. coisa que sabemos que não é. ( em aspecto brincalhão)
MÃE: Ruy, você leva tudo na brincadeira. A coisa é séria

Cenário II – Os filhos chegam...
RODRIGO: Mãe quem arrumou meu quarto?!!!
MÃE: Fui eu, por quê?
PAI: Rodrigo, como conseguiu aquelas revistas?
RODRIGO (nervoso): Mãe, não disse que não queria que mexesse nas minhas coisas? Isso é invasão de privacidade. Você não tinha que mexer lá! Odeio que mexam nas minhas coisas.
PAI: Rodrigo senta aqui!!! Precisamos conversar! Ângela senta também conversamos todos juntos.
RODRIGO E ANGELA: Lá vem sermão!!! Ninguém merece isso!!!
RODRIGO: Não tenho nada que conversar com você. Quero saber das minhas revistas, que não são minhas, preciso entregá-las ao Paulo, prometi que entregaria amanhã. E agora??
MÃE:  Não sei e nem quero saber o que você vai falar para ele, o fato é que estão queimadas, não quero estas coisas aqui em casa.
PAI: Filhos, eu sei que nesta idade é normal esses comportamentos, somos amigos, e gostaríamos que vocês contassem conosco para tudo. Eu e sua mãe também já passamos por essa fase. A sexualidade é essência do ser humano, ela relaciona com o prazer, ao amor, a vida, não restringe apenas ao ato sexual.
MÃE: Filha, você tem alguma coisa a nos dizer? Está tudo bem?
ANGELA: sobrou pra mim. Estou bem porquê?
MÃE: Nada específico, só gostaríamos de conversar um pouco, sabermos quais são suas dúvidas, angústias, estamos aqui para ajudá-los. Sei que devíamos ter conversado antes, mais nunca é tarde, confesso a vocês que não está sendo fácil pra nós esse conversa.
PAI: É verdade filhos, esta conversa já deveríamos ter tido antes, mas agora surgiu a oportunidade, gostaríamos que fossem sinceros conosco.
MÃE: Filha, ontem ouvi sem querer uma conversa sua pelo telefone com sua amiga... Você arrumou um namoradinho?
ANGELA: (Envergonhada) Mãe!?!
PAI; Pode falar filha, não estamos aqui para recriminá-los, o namoro é natural e faz parte de todo ser humano, o que não é natural é a banalização dele, a entrega do corpo apenas pelo prazer.
MÃE: É filha, o namoro é o período do conhecimento do outro, mas infelizmente a mídia as revistas, programas de TV, propaganda etc. mostram tudo errado, passando valores imediatistas de satisfação individual. O que você acha disso filha?
ANGELA: (timidamente) É verdade mãe, sabe a Marina, aquela minha amiga?
MÃE:  Aquela que mora no final da rua?
ANGELA: Sim! É ela mesma, estava namorando um rapaz, depois ficou grávida e o cara desapareceu, ela só tem 13 anos, seus pais estão separados, sua mãe trabalha fora e ela ficava o dia todo em casa com seu namorado assistindo TV. Agora não sabe o que vai fazer da vida, ainda nem contou para sua mãe.
RODRIGO: Também ela sai com todo mundo, vai ver nem sabe quem é o pai.
ANGELA: (fica brava) Ela sabe sim! É o Paulo, aquele seu amigo que lhe emprestou s revistas.
PAI: Filhos a sexualidade está em todos os seres vivos, e é muito importante, além de ser uma coisa boa. Mas os seres humanos passaram a ver apenas um aspecto do seu corpo e o praticam fora do casamento que é  errado.
MÃE: É verdade! As novelas, os programas de TV, propaganda... induzem a sexualidade prematura, cria em todos uma fantasia que muitas vezes não condiz com a realidade. Aquelas novelas malhação, rebelde, balacobaco e outras que vocês adoram assistir, os jovens e adolescentes se entregam às outras sem existir amor, sem responsabilidade e fora do casamento...
PAI: É as consequências vocês já conhecem, como o exemplo de sua amiga, gravidez indesejada, abortos e perda da juventude e infância.
Cenário II – empregada chega limpando a sala
EMPREGADA: (com certa liberdade) Que bonito, a família toda reunida, qual é a novidade? Aconteceu alguma coisa/ qual dois aprontou no colégio desta vez? ahahah!
MÃE: Não aconteceu nada Maria! Estamos tendo uma conversa com nossos filhos, se não, você já viu...
EMPREGADA: É verdade dona Margarida, como dizia minha avó, - que Deus o tenha! Filhos criados trabalho dobrado. Mas espero que já tenham conversado, com licença, agora preciso limpar a sala.

Fim, todos se despedem e cumprimentam.


Informações curriculares do autor:
Jose Lopes de Oliveira é: Casado com a Missionária M. Elisete da S. Oliveira, tem quatro filhos, casados e três netos.
Formado em Segurança e Medicina do Trabalho, Pedagogia, Pós graduado em Psicopedagogia e Mestrado Inc.: em Educação, Administração e Comunicação. - UNIMARCOS
Pastor Batista, Missionário da Junta de Missões Nacionais,
Mestre em Ciência da Educação:formação de Professor - Universidad  Del Atlático - Barc.-Espanha.
Prof. de EBD, Superintendente de EBD, Pastor de Jovens em várias Igrejas.
Prof. de Ensino infantil, Fundamental e Médio,  Prof. Universitário de Filosofia da Educação, Psicologia e História da Educação.
Professor de Teologia, Missionário e orientador de reinserção de detentos da Ex- penitenciária da extinta Carandiru/SP – pavilhões 8 e 9.
Ex-Secretário da Associação Pró-moradia da Vila da Amizade em Jandira/SP.
Foi assessor de Gabinete do Prefeito de Itapevi.
Foi filiado ao PSC de Jandira onde foi candidato a Vereador.

(11) 974- 520 – 677 (Op. TIM)










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín