Google+ Badge

domingo, 18 de setembro de 2011

UM NOBRE CHAMADO JOVEM

Mensagem ministrada aos Jovens Batista em Amador Bueno - Itapevi/SP17/09/2011.
Por; Pr J.Lopes Miss. em Freguesia do Ó/SP- (JMN)
Fonte: Bíblia NVI- anotações das aulas de História da Igreja -
 algumas anotações do sermão do pr Genivaldo  a. de Souza,
 dic da Língua Portuguesa  - Estatísticas do IBGE/SP

Fui honrado com o convite para trazer a palavra a estes nobres jovens batistas. E embora tal  convite seja para mim motivo de grande honra de ser preletor deste momento, de fato me sinto presenteado. e ao receber o convite busquei do Senhor um texto e um tema sobre o qual na unção DELE pretendo refletir.

O tema é: UM NOBRE CHAMADO JOVEM e o texto é Isaías 32:8 "Mas o homem (Jovem) nobre faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres, permanece firme. (NVI)

O profeta Isaías,  descreve as características do homem sem caráter - ou do homem que não tem o caráter de Cristo ( que é o cara´ter de nobreza, da filiação junto a Deus).

* Tal homem pode até estar numa igreja, discursar como um crente, mas sua falta de nobreza o denunciará.
*  Suas práticas segundo o contexto são: Artimanhas perversas, planos maldosos, ânsia por destruir o outro, e mentiras. São características dos que não têm o caráter tratado e transformado nos moldes de Cristo.
* Já o homem (jovem) nobre é conhecido por três marcas...
PLANOS NOBRES: são os planos que Deus revela,planta em nossos corações como o de conquistar vidas, famílias,cidades e nações para Ele.
FEITOS NOBRES: são os feitos que realizaremos através da unção que ele nos dá e que o glorificam. Vidas, frutos que permanecem para a eternidade.
FIRMEZA: são os testes da vida, apesar dos vendavais, o nobre permanecerá firme pois afinal nossa base que é Cristo, é inabalável!

Segundo o dicionário! NOBRE: é alguém de descendência ilustre. Que tem títulos mobiliárquicos. Que é próprio da nobreza. Alto, elevado, magnífico. digno de estima; brioso. Bravo, Valente. Majestoso. Distinto, notável.

Em Neemias 3:5, temos um relato de  alguns que apesar de ser nobres de nascimento, não agiram com nobreza... " Mas os nobres dessa cidade não quiseram se juntar ao serviço rejeitando a orientação de seus supervisores".

Já em Atos 17  fala de pessoas  que não tinham título de nobreza mas que agiram de forma nobre: " Os Bereanos foram mais nobres do que os de Tessalônica por examinaram com avidez a Palavra de Deus".

Alguém já disse que: - Um homem de boa índole constrói um circulo de boa moral, ética e meio  para sua subsistência e fica nele, um líder constrói este mesmo circulo e junto a ele coloca sua família, já o Nobre, além de si e de sua família, procura colocar também todos os outros no círculo. 

Nos dias de Esdras, no Capítulo 3 quando definiram os alicerces do novo templo aconteceu algo muito interessante: "Os idosos choravam e os jovens bradavam grito de alegria". Por quê?  Os idosos olhavam para trás, para a glória que viram um dia no templo de Salomão e o de agora parecia tão pequeno e simples, já os jovens olhavam para a frente, para grande conquista do momento e para o que estava por vir, é natural do idoso olhar  para trás. No Brasil o dia do idoso é comemorado no dia 27/09, hoje a população brasileira de idosos é de aproximadamente 22 milhões. O Salmista orou: "Não me desampares, pois oh Deus, até na minha velhice e que cheguem os meus cabelos brancos".

O ator americano, John Barrymore disse: "Os homens só envelhecem quando os lamentos substituem seus sonhos".

É bom distinguir entre: Ser idoso e ser Velho. Ser idoso é estar vivendo há muitos anos e ainda interessar-se pela vida, é colaborar com a experiência acumulada, é olhar para frente, participar do momento com esperança, colocar o sol em cada manhã da vida para iluminar caminhos.

Ser velho, por sua vez, é olhar para trás e reclamar do ontem nublado, queixar-se com tristeza e mágoa do que passou e lamentar o que não foi conquistado. é desligar-se do que ocorre à sua volta, considerar-se "aposentado", "inativo"... Já o idoso sabe que a aposentadora não é exoneração da vida - ele prossegue útil e prestativo e agradece a Deus o dom da vida. Para ele cada dia é uma oportunidade de criar novas amizades, ele se estima e demonstra que merece ser respeitado.
Nunca  se diminui, sabe sorri, conviver, combater o tédio e o vazio da vida. como disse alguém: 'só envelhecemos quando enrugamos a alma, que só se enruga quando perdemos os sonhos e os ideais".

Alguns parecem velhos aos 30 anos enquanto outros se mostram jovens e vigorosos mesmo ao entrar  aos 80 anos.

Claro que o passado é importante, quando o usamos para ajudar a outros com as experiencias acumuladas ao longo dos anos,  e acima de tudo quando olhamos com gratidão a Deus! aliás é o que temos aqui hoje, GRATIDÃO"!

É bom vê-los olhando para trás e agradecendo a Deus, mas é Hora de Olahr para Frente!  A propósito em Josué 14:10-14, temos o diálogo de dois homens que foram nobres na juventude e  que viviam agora a melhor idade. trata-se de Calebe e Josué, vejamos suas palavras aos 85 anos. "E agora eis que o Senhor, como falou, me  conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; ainda hoje me acho tão forte como no dai em que Moisés me enviou; qual era minha força então  tal é agora a minha força, tanto para a guera como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquis, bem como cidades grandes e fortificadas. Certamente o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse. então Josué abençoou a Calebe, folho de Jefoné e lhe deu Hebrom em herança. Portanto, Hebrom ficou sendo herança  de Calebe, filho de Jefoné o Quenezeu, até o dia de hoje, pois foi inteiramente fiel ao Senhor, o Deus de Israel".

Fico admirado ao ler grandes feitos dos jovens  também de  idosos realizarem granes feitos depois dos  70, 80 e 90 anos, é fato que passou de um milhão de brasileiros na casa dos 90 anos e por  causa disto já se fala a quarta idade. Creio, todos podemos ficar tranquilos pois os anos são decisivos! Daqui para frente novos planos. O Nobre permanece firme!

Prezados (as)! seja a sua dependência crescente e exclusiva do Senhor e de Seu Espírito sobre suas vidas a vos levar a realizar as obra nobres que ele mesmo preparou para que Andássemos nelas... e sustentemo-nos Nele. Penduremo-nos Nele cada vez mais. Para conhecermos a sua voz, seu desejo, sua postura e sua perfeita vontade.

Deus está dizendo que o jovem, e ou qualquer pessoa que tem projetos, vive mais, ora mais. P plano dá sentido à vida, o projeto se torna uma força dentro de si mesmo.

Ao escolher este livro e versículo, o fiz por  uma particular apreciação; pela beleza e singularidade de cada cultura e a riqueza da Antropologia Bíblica.

Além disso me preocupei com a realidade da vida cristã da nossa sociedade e dos feitos da urbanização e globalização, procurei abordar de maneira relevante, o relacionamento de sr jovem com Deus.

Procurei transliterar e interpretar os tempo da sociedade pós-moderna e o destino das culturas em valores de base.

Pretendo chamar a atenção para os conceitos juvenis, vida secular, individualismo, corrosão dos valores e da  família e da vã religiosidade, desafiando o Jovem discípulo de Cristo a viver neste mundo à moda do Reino de Deus.

A dia no Reino de Deus é algo fascinante e relevante para a Nobreza de todas as gerações.

A contextualização do Evangelho na sociedade de hoje e a preservação da mensagem é Algo que deve ser levado a sério.

A Pós-modernidade não pode afastar os valores nobres de nossos jovens absolutos e orientadores. Pois,  os panos nobres, os feitos nobres e a  firmeza, vitalizam o povo de Deus, vivificam os preceitos e valores da Reino de Deus, que identificam como a "Cultura do Reino",  que é supracultural, acima de todas as culturas.

Vive os  feitos nobres desta juventude que está vivendo os planos nobres em Deus é andar por um alto caminho, um caminho sobremaneira excelente e desafiador para uma sociedade com valores corrompidos. - O Caminho de Deus é Perfeito .

Quando falamos de Planos Nobres e Feitos Nobres, falamos do Manual Teológico e Antropológico que é a Bíblia, para um povo que adora a Deus único e verdadeiro.

O Deus que  criou  e formou o homem, Ele sabe o que é melhor para a existência do homem e sua perfeita harmonia enquanto é jovem ou adulto aqui na terra.

Planos Nobres, precisam focalizar a ação de Deus na História, e o centro dessa História é Jesus Cristo.
Jesus, homem nobre, é o centro da História da Revelação Bíblia. A Bíblia nos dá detalhes da vida e da Missão de Jesus, que todas as culturas humanas, e qualquer Plano de Novas Vidas deve ter Cristo na sua posição central.

O padrão Cristocêntrico apresenta a singularidade do Evangelho, Cristo como único caminho para Deus; e a verdade do Evangelho - Jesus é a Verdade e é Verdadeiramente o Filho de Deus.

Feitos Nobres, precisam depender da obra do Espírito Santo, é ele que nos guia a todo conhecimento da verdade para permanecermos firmes no propósito de Deus para nossas vidas.

Você jovem é um cidadão do século XXI, e poderia ter nascido em qualquer época da História, mas este é o seu tempo. Você nasceu e vive no tempo determinado por Deus.

Portanto, amados, crescei na Graça e  no Conhecimento de Nosso Senhor e Salvador  Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia Eterno. Amém

Você foi criado e desenhado para, com as habilidades  Deus, vencer todos os  desafios que este século nos trará.

Viver na primeira e já te entrado na segunda década deste século é adentrar-se uma sociedaee que passa por rápidas mudanças e transformações sociais.

O jovem Cristão do século XXI tem um apelo cruel e urgente, e os desafios se multiplicaram. Hoje milhões de pessoas desconhecem a mensagem transformadora do Evangelho do que era na igreja Primitiva e da expansão cristã dos anos de 1700 - 1950

O jovem de hoje, pode aprender com a História , analisando e observando bem o que aconteceu nos três séculos da expansão missionária ( 1700-2000) aprendendo com os pioneiros de missões na contextualização da mensagem.

Oswald Smith, viveu de 1889 a 1986, e, em 1969, (eu tinha nove anos) registrou, o seu desejo de viver até o ano 2000 para ver os desafios do século XXI.
O seu sonho era ver a realidade do campo missionário dos anos 2000.

É preciso encarar as tendências desta era pós-moderna do século XXI, mantendo-se forme nos princípios fundamentais e adaptando-se a métodos eficazes de alcance missionário e de contextualização da mensagem cristã.

Transliterando  o Apóstolo João, quero vos dizer: "Filhos, eu vos falo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do nome de Jesu. Pais, eu vos falo, porque conheceis  aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos falei, porque vocês são fortes, e em vocês permanecem a Palavra de Deus e, porque tendes vencido o Maligno".

Eis a importância da alegria da verdade na supermacia de Cristo a Vida Eterna em Conhecer o único Deus Verdadeiro e na Sua Obra Salvadora.  Pois, quem tem o Filho tem a Deus. Por isso ele veio para que tenhamos vida em abundancia para todo a Eternidade mantendo-se os  seus Planos Nobres e Feitos Nobres de cada um de seus filhos. Amém

ORE e CONTRIBUA: Seja Parceiro na Ação Missionaria.

Você poderá fazer sua oferta voluntária na Conta BRADESCO: Agência 0432- C/C 95006-8

Deus vos abençoe.