Google+ Badge

sábado, 15 de janeiro de 2011

ARRUME AS MALAS

Prepare-se para a maior viagem espacial

Rubens S. Lessa, conta que Durante a Primeira Guerra Mundial, T.E. Lawrence, famosos soldado britânico, cavalgava com um grupo de árabes, através do deserto, em meio  a uma tempestade de areia e sob intenso calor. De repente, uma árabe percebeu que um de seus companheiros estava faltando. "Onde está Jasmim"?, gritou ele. naquele instante, todos olharam para trás e notaram que o camelo desse homem prosseguia a viagem sozinho. Jasmim, vencido pelo calor e desconforto do longo trajeto, caíra do animal. Havia  ficado muito para trás, sujeito às dificuldades do deserto e entregue à morte. Um dos membros da caravana, indiferente à sorte do colega, disse: "Jasmim não é muito valiosos para o grupo; deixemo-lo para trás".

Lawrence, no entanto, jamais deixaria que alguém de seu grupo perecesse por falta de auxílio. Deus meia-volta, para espanto de todos, e retrocedeu até encontrar Jasmim encolhido na areia e morrendo de sede e calor. Ofereceu-lhe água e alimento, e assim o pobre homem recobrou o ânimo. Finalmente, Jasmim foi conduzido de volta à caravana de que fazia parte.

Jesus não quer que você falte no dia em que Ele voltar à Terra. Está disposto a fazer tudo para resgatá-lo do deserto deste mundo. Não duvide disso. Ele cumprirá Sua palavra. No entanto, por mais que Ele queira levá-lo para o Céu, numa viagem infinitamente mais empolgante que a ida do homem à lua, não pode forçar você a preparar as malas. Por sinal de Sua volta  à terra, propôs algumas parábolas para ilustrar a necessidade d preparo e, ao mesmo tempo, deixar bem claro que só ir´com Ele para o Céu quem quiser. Mas também foi incisivo ao dizer que serão condenados à perdição os que nõ tiverem preparados.

Depois de comparar Sua vinda com o dilúvio, que surpreendeu os desatentos, Jesus disse: "Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será  tomada, e deixada a outra". Mateus 24:40 e 41 e no verso 42, aconselhou: "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia  vem o Senhor".

No capítulo 25, Jesus aprofundou Sua advertência, ao contar a parábola da cinco virgens. Providas de lâmpadas, todas saíram para se encontrar com o noivo. Cinco delas, chamadas de prudentes, tinham aceite em suas vasilhas. Mas as outras, as néscias, não tinham provisão de óleo. Com  a tardança do noivo, todas dormiram.Algumas pessoas pensam que elas falharam por terem adormecido, mas o notável teólogo Joachim Jeremias esclarece no livro  The parables  of Jesus (1972): "O que é condenável não é fato de terem adormecido, mas o erro das néscias em não terem provido óleo para suas lâmpadas". Como você percebe, o preparo para a viagem consiste em ter óleo na lâmpada, ou seja, ter a presença e atuação do Espírito Santo em nossas vidas.

James Montgomery Boice, em The Parables of Jesus (Moody, 1983), mostra um perigo a que todos estamos sujeitos: " portanto, devemos dizer, como base na parábola e em nossa própria observação, que há pessoas na igreja que  ouviram o convite de Cristo, responderam de algum modo, e até podem ser considerada como tendo afeição por Ele, mas ainda não estão preparadas para encontrá-lo. São bons membros da igreja. Jamais pensaram em dizer sequer uma palavra contra Jesus. Mas não nasceram de novo. Não passaram por aquela mudança interior capaz de  habilitá-las para entrar no céu".

A necessidade de vigilância está bem evidente na parábolas alusivas à Volta de Jesus. Por isso, Ele advertiu: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai". M. 24:36.

Por que não foi revelado a volta do Jesus? certa vez ouvi alguém dizer: "Se eu soubesse o dia e a hora, não seria pego de surpresas; faria todos os preparativos, ensaiaria um grito de Vitória".

Essas palavras parecem lógicas, mas há nelas uma armadilha. Se você soubesse  o dia e   a hora, teria  tendência de adiar seu preparo. oi por isso que Jesus preferiu ocultar o dia e a hora. Ele, entretanto, falou sobre os sinais que anunciariam seu retorno à Terra.

Em que consiste o preparo para a volta de Jesus? Deixemos que a Bíblia fale sobre isso: " Porquanto a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória de nosso Grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, afim de remir-nos de toda  iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras". Tito 2:11-14.

Quando esta "bendita Esperança" se concretizar, Jesus comandará nossa viagem rumo ao Céu. Você quer participar dessa viagem maravilhosa? então, aceite a Jesus como seu Salvador. peça-lhe que o ajude a renegar a impiedade e as paixões mundanas.
E não se esqueça de um segredo: a maneira de esperar a Volta de Cristo é mais importante do que o tempo que você gasta esperando. O Noivo espera a Noiva no altar porque a ama. Você  ama Jesus o suficiente para  esperá-lo com paciência e fé?  Ele disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos João 14:5. De acordo com a Bíblia você não guarda os preceitos divinos para ser salvo, mas os guarda porque ama aquele que,  mito em breve, virá resgatá-lo do deserto deste mundo para fazer  a mais fascinante viagem rumo ao Céu.

NÃO FIQUE PARA TRÁS
O Novo  Testamento não enfatiza o momento específico do retorno de Cristo, mesmo porque ninguém sabe a data, mas dá grande ênfase no preparo para esse acontecimento. Em Mateus 24 e 25, Jesus conta várias parábolas sobre a importância de estar preparado. Veja alguns passos fundamentais para se preparar:

1- Arrependa-se de seus erros e confesse os pecados a Deus;

2- Aceite que Jesus é o Messias e o seu Salvador;

3- Pela fé e nos méritos  dos sacrifício de Cristo em seu lugar, receba o dom da salvação. Deus irá declará-lo justo;

4- Pelo poder do Espírito Santo, procure viver uma vida  íntegra e marcada  pelo o amor a Deus e ao próximo;

5- Fique alerta e mantenha contato diário com Deus. Jesus disse várias vezes; vigiem e orem!;

6- Persista, não desanime e nem perca a fé;

7_ Viva na alegre expectativa do retorno de Cristo.