Pular para o conteúdo principal

UM NOBRE CHAMADO JOVEM

Mensagem ministrada aos Jovens Batista em Amador Bueno - Itapevi/SP17/09/2011.
Por; Pr J.Lopes Miss. em Freguesia do Ó/SP- (JMN)
Fonte: Bíblia NVI- anotações das aulas de História da Igreja -
 algumas anotações do sermão do pr Genivaldo  a. de Souza,
 dic da Língua Portuguesa  - Estatísticas do IBGE/SP

Fui honrado com o convite para trazer a palavra a estes nobres jovens batistas. E embora tal  convite seja para mim motivo de grande honra de ser preletor deste momento, de fato me sinto presenteado. e ao receber o convite busquei do Senhor um texto e um tema sobre o qual na unção DELE pretendo refletir.

O tema é: UM NOBRE CHAMADO JOVEM e o texto é Isaías 32:8 "Mas o homem (Jovem) nobre faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres, permanece firme. (NVI)

O profeta Isaías,  descreve as características do homem sem caráter - ou do homem que não tem o caráter de Cristo ( que é o cara´ter de nobreza, da filiação junto a Deus).

* Tal homem pode até estar numa igreja, discursar como um crente, mas sua falta de nobreza o denunciará.
*  Suas práticas segundo o contexto são: Artimanhas perversas, planos maldosos, ânsia por destruir o outro, e mentiras. São características dos que não têm o caráter tratado e transformado nos moldes de Cristo.
* Já o homem (jovem) nobre é conhecido por três marcas...
PLANOS NOBRES: são os planos que Deus revela,planta em nossos corações como o de conquistar vidas, famílias,cidades e nações para Ele.
FEITOS NOBRES: são os feitos que realizaremos através da unção que ele nos dá e que o glorificam. Vidas, frutos que permanecem para a eternidade.
FIRMEZA: são os testes da vida, apesar dos vendavais, o nobre permanecerá firme pois afinal nossa base que é Cristo, é inabalável!

Segundo o dicionário! NOBRE: é alguém de descendência ilustre. Que tem títulos mobiliárquicos. Que é próprio da nobreza. Alto, elevado, magnífico. digno de estima; brioso. Bravo, Valente. Majestoso. Distinto, notável.

Em Neemias 3:5, temos um relato de  alguns que apesar de ser nobres de nascimento, não agiram com nobreza... " Mas os nobres dessa cidade não quiseram se juntar ao serviço rejeitando a orientação de seus supervisores".

Já em Atos 17  fala de pessoas  que não tinham título de nobreza mas que agiram de forma nobre: " Os Bereanos foram mais nobres do que os de Tessalônica por examinaram com avidez a Palavra de Deus".

Alguém já disse que: - Um homem de boa índole constrói um circulo de boa moral, ética e meio  para sua subsistência e fica nele, um líder constrói este mesmo circulo e junto a ele coloca sua família, já o Nobre, além de si e de sua família, procura colocar também todos os outros no círculo. 

Nos dias de Esdras, no Capítulo 3 quando definiram os alicerces do novo templo aconteceu algo muito interessante: "Os idosos choravam e os jovens bradavam grito de alegria". Por quê?  Os idosos olhavam para trás, para a glória que viram um dia no templo de Salomão e o de agora parecia tão pequeno e simples, já os jovens olhavam para a frente, para grande conquista do momento e para o que estava por vir, é natural do idoso olhar  para trás. No Brasil o dia do idoso é comemorado no dia 27/09, hoje a população brasileira de idosos é de aproximadamente 22 milhões. O Salmista orou: "Não me desampares, pois oh Deus, até na minha velhice e que cheguem os meus cabelos brancos".

O ator americano, John Barrymore disse: "Os homens só envelhecem quando os lamentos substituem seus sonhos".

É bom distinguir entre: Ser idoso e ser Velho. Ser idoso é estar vivendo há muitos anos e ainda interessar-se pela vida, é colaborar com a experiência acumulada, é olhar para frente, participar do momento com esperança, colocar o sol em cada manhã da vida para iluminar caminhos.

Ser velho, por sua vez, é olhar para trás e reclamar do ontem nublado, queixar-se com tristeza e mágoa do que passou e lamentar o que não foi conquistado. é desligar-se do que ocorre à sua volta, considerar-se "aposentado", "inativo"... Já o idoso sabe que a aposentadora não é exoneração da vida - ele prossegue útil e prestativo e agradece a Deus o dom da vida. Para ele cada dia é uma oportunidade de criar novas amizades, ele se estima e demonstra que merece ser respeitado.
Nunca  se diminui, sabe sorri, conviver, combater o tédio e o vazio da vida. como disse alguém: 'só envelhecemos quando enrugamos a alma, que só se enruga quando perdemos os sonhos e os ideais".

Alguns parecem velhos aos 30 anos enquanto outros se mostram jovens e vigorosos mesmo ao entrar  aos 80 anos.

Claro que o passado é importante, quando o usamos para ajudar a outros com as experiencias acumuladas ao longo dos anos,  e acima de tudo quando olhamos com gratidão a Deus! aliás é o que temos aqui hoje, GRATIDÃO"!

É bom vê-los olhando para trás e agradecendo a Deus, mas é Hora de Olahr para Frente!  A propósito em Josué 14:10-14, temos o diálogo de dois homens que foram nobres na juventude e  que viviam agora a melhor idade. trata-se de Calebe e Josué, vejamos suas palavras aos 85 anos. "E agora eis que o Senhor, como falou, me  conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; ainda hoje me acho tão forte como no dai em que Moisés me enviou; qual era minha força então  tal é agora a minha força, tanto para a guera como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquis, bem como cidades grandes e fortificadas. Certamente o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse. então Josué abençoou a Calebe, folho de Jefoné e lhe deu Hebrom em herança. Portanto, Hebrom ficou sendo herança  de Calebe, filho de Jefoné o Quenezeu, até o dia de hoje, pois foi inteiramente fiel ao Senhor, o Deus de Israel".

Fico admirado ao ler grandes feitos dos jovens  também de  idosos realizarem granes feitos depois dos  70, 80 e 90 anos, é fato que passou de um milhão de brasileiros na casa dos 90 anos e por  causa disto já se fala a quarta idade. Creio, todos podemos ficar tranquilos pois os anos são decisivos! Daqui para frente novos planos. O Nobre permanece firme!

Prezados (as)! seja a sua dependência crescente e exclusiva do Senhor e de Seu Espírito sobre suas vidas a vos levar a realizar as obra nobres que ele mesmo preparou para que Andássemos nelas... e sustentemo-nos Nele. Penduremo-nos Nele cada vez mais. Para conhecermos a sua voz, seu desejo, sua postura e sua perfeita vontade.

Deus está dizendo que o jovem, e ou qualquer pessoa que tem projetos, vive mais, ora mais. P plano dá sentido à vida, o projeto se torna uma força dentro de si mesmo.

Ao escolher este livro e versículo, o fiz por  uma particular apreciação; pela beleza e singularidade de cada cultura e a riqueza da Antropologia Bíblica.

Além disso me preocupei com a realidade da vida cristã da nossa sociedade e dos feitos da urbanização e globalização, procurei abordar de maneira relevante, o relacionamento de sr jovem com Deus.

Procurei transliterar e interpretar os tempo da sociedade pós-moderna e o destino das culturas em valores de base.

Pretendo chamar a atenção para os conceitos juvenis, vida secular, individualismo, corrosão dos valores e da  família e da vã religiosidade, desafiando o Jovem discípulo de Cristo a viver neste mundo à moda do Reino de Deus.

A dia no Reino de Deus é algo fascinante e relevante para a Nobreza de todas as gerações.

A contextualização do Evangelho na sociedade de hoje e a preservação da mensagem é Algo que deve ser levado a sério.

A Pós-modernidade não pode afastar os valores nobres de nossos jovens absolutos e orientadores. Pois,  os panos nobres, os feitos nobres e a  firmeza, vitalizam o povo de Deus, vivificam os preceitos e valores da Reino de Deus, que identificam como a "Cultura do Reino",  que é supracultural, acima de todas as culturas.

Vive os  feitos nobres desta juventude que está vivendo os planos nobres em Deus é andar por um alto caminho, um caminho sobremaneira excelente e desafiador para uma sociedade com valores corrompidos. - O Caminho de Deus é Perfeito .

Quando falamos de Planos Nobres e Feitos Nobres, falamos do Manual Teológico e Antropológico que é a Bíblia, para um povo que adora a Deus único e verdadeiro.

O Deus que  criou  e formou o homem, Ele sabe o que é melhor para a existência do homem e sua perfeita harmonia enquanto é jovem ou adulto aqui na terra.

Planos Nobres, precisam focalizar a ação de Deus na História, e o centro dessa História é Jesus Cristo.
Jesus, homem nobre, é o centro da História da Revelação Bíblia. A Bíblia nos dá detalhes da vida e da Missão de Jesus, que todas as culturas humanas, e qualquer Plano de Novas Vidas deve ter Cristo na sua posição central.

O padrão Cristocêntrico apresenta a singularidade do Evangelho, Cristo como único caminho para Deus; e a verdade do Evangelho - Jesus é a Verdade e é Verdadeiramente o Filho de Deus.

Feitos Nobres, precisam depender da obra do Espírito Santo, é ele que nos guia a todo conhecimento da verdade para permanecermos firmes no propósito de Deus para nossas vidas.

Você jovem é um cidadão do século XXI, e poderia ter nascido em qualquer época da História, mas este é o seu tempo. Você nasceu e vive no tempo determinado por Deus.

Portanto, amados, crescei na Graça e  no Conhecimento de Nosso Senhor e Salvador  Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia Eterno. Amém

Você foi criado e desenhado para, com as habilidades  Deus, vencer todos os  desafios que este século nos trará.

Viver na primeira e já te entrado na segunda década deste século é adentrar-se uma sociedaee que passa por rápidas mudanças e transformações sociais.

O jovem Cristão do século XXI tem um apelo cruel e urgente, e os desafios se multiplicaram. Hoje milhões de pessoas desconhecem a mensagem transformadora do Evangelho do que era na igreja Primitiva e da expansão cristã dos anos de 1700 - 1950

O jovem de hoje, pode aprender com a História , analisando e observando bem o que aconteceu nos três séculos da expansão missionária ( 1700-2000) aprendendo com os pioneiros de missões na contextualização da mensagem.

Oswald Smith, viveu de 1889 a 1986, e, em 1969, (eu tinha nove anos) registrou, o seu desejo de viver até o ano 2000 para ver os desafios do século XXI.
O seu sonho era ver a realidade do campo missionário dos anos 2000.

É preciso encarar as tendências desta era pós-moderna do século XXI, mantendo-se forme nos princípios fundamentais e adaptando-se a métodos eficazes de alcance missionário e de contextualização da mensagem cristã.

Transliterando  o Apóstolo João, quero vos dizer: "Filhos, eu vos falo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do nome de Jesu. Pais, eu vos falo, porque conheceis  aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos falei, porque vocês são fortes, e em vocês permanecem a Palavra de Deus e, porque tendes vencido o Maligno".

Eis a importância da alegria da verdade na supermacia de Cristo a Vida Eterna em Conhecer o único Deus Verdadeiro e na Sua Obra Salvadora.  Pois, quem tem o Filho tem a Deus. Por isso ele veio para que tenhamos vida em abundancia para todo a Eternidade mantendo-se os  seus Planos Nobres e Feitos Nobres de cada um de seus filhos. Amém

ORE e CONTRIBUA: Seja Parceiro na Ação Missionaria.

Você poderá fazer sua oferta voluntária na Conta BRADESCO: Agência 0432- C/C 95006-8

Deus vos abençoe.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín