Pular para o conteúdo principal

DIZIMO: JUSTIÇA, MISERICÓRDIA E FIDELIDADE


   
Por: Pr. José Lopes de Oliveira
Missionário da JMN/CBB em Icém/SP

Constantemente sou abordado por algumas pessoas amigas, quase todas elas se aproximam com opiniões pré-concebidas sobre o tema dízimo.

Geralmente isso acontece por não os ter examinado e, às vezes, ocorre por falta de conhecimento mesmo, ou ainda por falsos treinamentos e, bem como leituras inescrupulosas com o objetivo de deturpar os conceitos bíblicos.

Em qualquer um dos casos, meu objetivo é fornecer informações acerca do assunto, sem a pretensão de ser a última palavra, nem prevalecer sobre nenhuma outra opinião. E, sim, torná-las capazes de chegar à novas análises de pesquisa sobre uma tema tão apaixonante que já promoveu tantos debates.

Para tanto, fiz pesquisas em diversos compêndios e várias versões da Bíblia já editadas. Entre os comentaristas do qual irei fazer uso,  na maior parte deste comentário estão os Drs. David H. Stern em “O Comentário Judaico do Novo Testamento” e Waarren W. Wiersbe em “O Comentário Bíblico Expositivo” e o “Conciso Dicionário Bíblico” de D. Na e Dr. S.L. Watson.

A maioria dos não adeptos ao dízimo, citam Mateus Capítulo 23 e verso 23, alegando que Jesus aboliu esta prática e outros ainda afirmam que é um mandamento da Lei e que esta assertiva é para os Judeus. Bem como tantas outras justificativas sem fundamento bíblico e quando o faz não são capazes de manter a sustentação do mesmo.

As questões mais importantes da Lei: Justiça, Misericórdia e Fidelidade, Jesus está fazendo uma alusão a Miquéias 6:8 “(...) Que é que o Senhor pede de ti senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente como teu Deus.”
“Estas são coisas para as quais vocês devem dar atenção, sem negligenciar as outras.” Jesus claramente sustenta que se deve respeitar até os pequenos detalhes da Lei. Afirma David H. Stern
Em Mateus Capítulo 5:17 Jesus afirma: “Não pensem que vim abolir a Torá (Lei) ou os Profetas. Não vim abolir a Torá (Lei) mais completar”.

O Dr. David H. Stern explica que para tornar pleno o seu significado a palavra Hebraica “TORÁ” literalmente “Ensinamento, doutrina” é a versão tanto da “Septuaginta”, quanto do Novo Testamento para a palavra grega “NOMOS”, que significa lei.
Também isso é parte da razão pela qual os cristãos equívocadamente passaram a considerar a  “Torá” como tendo caráter legalista.

A palavra grega para “completar” é “PLÊRÔSAI”, literalmente “Encher”.  A Teologia da Reposição, que errôneamente ensina que a Igreja substituiu os Judeus compreende esse versículo de modo equivocado.
“É verdade que Jesus (Yeshua) manteve perfeita a Torá e cumpriu as previsões dos Profetas, mas essa não é a questão aqui. Yeshua, não veio para ‘abolir’, mas para ‘cumprir’ (plêrôsai) o significado que a torá  e as exigências éticas dos profetas exigem,” afirma David H. Stern.

Assim ele veio completar nossa compreensão da Torá e os Profetas para que possamos tentar de modo mais eficiente. – “Ser e fazer o que eles dizem que devemos ser e fazer”.
“(...) não vim ab-rogar, mas cumprir e certamente ‘cumprir’. Significa completar, no sentido de trazer à perfeição e não como os cristãos freqüentemente tem interpretado, tornar obsoleto; cumprir de tal modo que aperfeiçoe uma fundação a qual será construído posteriormente”. (Cristianity’s Jewish heritage), 1988,p.8

Princípios teológicos baseados em qualquer uma dessas interpretações equivocadas têm ensinado aos cristãos que a Lei, imprópria, legalista, algo que gera orgulho, algo à parte da graça de Deus, algo que foi anulado agora, que Yeshua veio e útil somente enquanto aponta para o Messias.
Se isso fosse verdade, qualquer pessoa que defendesse tal lei deveria ser cega, tola ou desorientada. Isto são implicações inaceitáveis.

Tiago 2:10-13  -  “PORQUE SE A PESSOA GUARDA TODA A TORÁ, MAS TROPEÇA EM UM PONTO, TORNA-SE CULPADA DE TRANSGREDI-LA INTEGRALMENTE.”
Estes versículos são, algumas vezes tomados como prova de que se uma pessoa viola um simples mandamento da Torá, ainda que uma só vez, ela se coloca permanentemente sem nenhuma esperança de um relacionamento restaurado com Deus, exceto ao se apoiar na Graça de Yeshua.

É verdade que ninguém pode ter um relacionamento com Deus sem Yeshua (Jesus), mas  não é correto  afirmar que uma vez que alguém violou um mandamento, significa que quebrou a Torá permanentemente, e não pode ter uma novo relacionamento com Deus. Isso não é o que esse versículo está dizendo.

Os versículos 12 e 13  a Torá que concede liberdade, amor, fruto do Espírito (Gl.5:22) faz livremente o que a Torá de Deus requer. Rm 13:8-10. Isso é o que Jeremias 31:30-22;(31-34), está dizendo ao prometer que, sob a Nova Aliança, a Torá seria escrita nos corações do Povo de Deus. (veja Heb. 8:6h-13). Embora sob a Nova aliança , o juízo será sem misericórdia para quem  não tiver demonstrado misericórdia. Tiago (Ya`akov) abranda a inflexível severidade ao declarar que a misericórdia (ou amor, v.8) que uma pessoa demonstra aos outros triunfa, isto é, impede, um juízo adverso de Deus contra si.

Hebreus 8:6b – A Nova Aliança foi dada como Torá. Esta declaração é uma verdade teológica praticamente desconhecida e de imensa importância. É óbvio se o Novo Testamento em si é Torá, então a Torá não foi abolida. Em vez disso, foi dado ao Novo Testamento o mesmo status da Torá de Moisés; isto é, ele passou a ter  a mais alta autoridade que existe. A autoridade que acompanha o que foi promulgado pelo próprio Deus. (Heb.13:8)

Não há dúvida de que a Lei do Antigo Testamento exigia o pagamento do dízimo (Lv.27:30; Dt. 14:22ss). Abraão havia praticado o dízimo muito antes de a Lei ser dada Gn.14:20,e  Jacó seguiu o exemplo do avô Gn.28:20-22.

Os princípios da oferta cristã no contexto da graça são apresentados em (II Cor. 8 e 9 e Atos 4:32 – e cap. 5) não nos contentamos em dar apenas o dízimo, mas também desejamos  fazer ofertas ao Senhor com nosso coração cheio de amor.

Justiça, misericórdia e fidelidade são qualidades importantes que Deus procura e que não podem ser substituídas pela obediência a regras. Apesar de ser importante prestar atenção aos detalhes, nunca devemos perder nosso senso de prioridade quanto às questões espirituais.
Jesus não condenou a prática do dízimo, mas sim aqueles que deixaram que seus escrúpulos legalistas os impedissem de desenvolver o verdadeiro caráter cristão.

Oro a Deus, para que este artigo ajude milhares de pessoas a compreender e aplicar a Palavra de Deus nas suas vidas e Ministério,  ao que se refere a este e outros assuntos de difícil compreensão, conforme ao Apóstolo Pedro mesmo afirmou em sua segunda carta capitulo 3:16”(...) ,entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição”.

II Tm. 3: 16,17 diz: “Toda a Escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar..., para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para a boa obra’.
“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade, amém” II Pe. 3:18.

Agradeço a todos os amados (as) irmãos (ãs)  que intercedem a Deus ao nosso favor e àqueles que muitas vezes insistiram  comigo e incentivaram que escrevesse e publicasse  artigo e estudos bíblicos. Espero que reconheçam minha intenção de lhes agradecer.

As palavras aqui não são suficientes, mas agradeço a Deus e ao Senhor Jesus Salvador  e Senhor de todos nós e que nos sustentou para chegar até aqui.

Graça, Paz  e misericórdia para com todos vocês.

Forte abraço com carinho.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín