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A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO PROJETO MISSIONÁRIO

A perspectiva da autonomia no ensino de valores A autonomia vem do grego: autos (eu mesmo, si mesmo) e nomos (lei, norma, regra). Aquele que tem o poder para dar a si mesmo a regra, a norma, a lei, é autônomo e goza de autonomia ou liberdade. Autonomia significa autodeterminação. Quem não tem capacidade racional para a autonomia é heterônomo. Heterônomo vem do grego: hetero (outro) e nomos : receber de um outro a norma, regra ou lei. A autonomia refere-se por um lado, a um nível de desenvolvimento psicológico (conforme explicitado em documento de Ética), e, por outro lado, à uma dimensão missionária. A autonomia pressupõe uma relação na qual os outros se fazem necessariamente presentes como alteridade. Nesse sentido, trata-se da perspectiva da construção de relações de autonomia. Não existe a autonomia pura, como se fosse uma capacidade absoluta de um indivíduo isolado. Por isso, só é possível realizá-la como processo coletivo e que implica relações de poder não autoritári

COMO DEVEMOS SERVIR A DEUS

               Estamos vivendo numa época em que o ensino genuinamente bíblico é cada vez mais reclamado pela igreja. Por todos os lugares nascem novas congregações, muitas delas carentes da sã doutrina, pois obreiros realmente preparados são poucos, por isto é necessário que todos nós, nos enquadramos ao versículo de II Tm. 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade”. Foi pensando nisso que preparei o esboço que desejo discorrer rapidamente com a amada igreja nesta noite. Mas antes de falarmos como devemos servir a Deus, vamos pensar um pouco no momento em que Jesus enviou Seus servos para fazer discípulos em todas as nações –Mt 28.19. Essa ordenança pode parecer óbvia para nós hoje em dia; afinal de contas, vivemos numa era cristã que já dura mais de dois mil anos. O cristianismo hoje é uma religião praticamente gentílica que representa aproximadamente um terço da população mundial. E,

A HISTÓRIA DA INFÂNCIA E MULTICULTURALISMO

História da infância e multiculturalismo COMPETÊNCIA1:   Desenvolvimento Pessoal e Social Autoconceito e autoestima; Habilidades e competências sociais; Uso racional e crítico das TIC; Aprendizagem de uma cidadania democrática; Resolver os assuntos de aptidão; Decidir a presunção de igualdade ; TÍTULO DA ATIVIDADE: Múltiplos desafios na ação educacional ÂMBITOS: Conhecer o aluno; Integrar o grupo-turma; Otimizar e auto organizar o tempo; Favorecer o autoconceito e autoestima positivo; OBJETIVOS: Facilitar o conhecimento dos alunos; Organizar os alunos em grupo-turma Reforçar as atuações dos professores, alunos, famílias e outros profissionais; Reforçar o processo ensino-aprendizagem. DESENVOLVIMENTO: Desenvolver as atividades com orientação pessoal e social; A orientação escolar será centrada no ensino-aprendizagem; A orientação profissional será focada na maturidade vocacional; Desenvolver um processo informacional; envolvend

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO PROJETO MISSIONÁRIO

Prezados Amigo Leitores Apresento o meu Livro:  A Contribuição da Psicopedagogia no Projeto Missionário , está  pronto no mercado literário . ( EK - Editora Koinonia) Este tem a finalidade de informar e formar leitores para o ministério Missionário. Coloco aqui os principais tópicos  dos assuntos  que discorremos ao longo do livro. INTRODUÇÃO:             A linha de discussão aqui encetada é fruto de um questionamento do qual o papel do Missionário, onde se pressupõe que ele poderá encontrar as respostas nos manuais de missões, teologia, filosofia, psicologia e entre outras disciplinas; por quê então a razão de se ter o Obreiro de Missões nos Campos Missionários de nossas igrejas?  Os pastores, os lideres e promotores de missões não seriam suficientes? De fato sem o pareamento da missiologia com a Contribuição da Psicopedagogia é possível levar alguém com dificuldades de aprendizagens e outros sintomas neurosensoriais a uma aprendizagem eficiente e efica

AÇÃO TUTORIAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA

A ação tutorial é uma parte muito importante da função docente, não só porque a norma legal assim conceitue, mas sim porque, hoje, a atenção a aspectos relacionados com a pessoa e com o grupo são de vital importância. A Enciclopédia Universal (Vol. III - 1969) define competência como: Propriedade de quem está apto para apreciar ou resolver um assunto qualquer; aptidão. Idoneidade, para decidir ou apreciar. Presunção de igualdade... Indivíduo que é versado em alguma matéria. Etc. ÂMBITO   O Âmbito do Plano de Ação Tutorial pretende alcançar os seguintes objetivos:    Com os alunos:  Aula Conhecimento do aluno. Integração no grupo-turma. Optimização do tempo e auto-organização. Favorecer o autoconceito positivo. Com os professores:  Equipe Int