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AÇÃO TUTORIAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA

A ação tutorial é uma parte muito importante da função docente, não só porque a norma legal assim conceitue, mas sim porque, hoje, a atenção a aspectos relacionados com a pessoa e com o grupo são de vital importância. A Enciclopédia Universal (Vol. III - 1969) define competência como: Propriedade de quem está apto para apreciar ou resolver um assunto qualquer; aptidão. Idoneidade, para decidir ou apreciar. Presunção de igualdade... Indivíduo que é versado em alguma matéria. Etc. ÂMBITO   O Âmbito do Plano de Ação Tutorial pretende alcançar os seguintes objetivos:    Com os alunos:  Aula Conhecimento do aluno. Integração no grupo-turma. Optimização do tempo e auto-organização. Favorecer o autoconceito positivo. Com os professores:  Equipe Int

CRIANÇAS SURDAS

MAESTRIA EM EDUCACIÓN – UNIVERSIDADE INTERNACIONAL IBEROAMERICANA (FUNIBER) ALUNO : JOSÉ LOPES DE OLIVEIRA PROFESSORA : ANDRÉIA MACHADO DISCIPLINA : FATORES DE APRENDIZAGEM – MAPA CONCEITUAL DATA : 31/10/2013 CRIANÇAS SURDAS A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é um código de comunicação, uma língua, como o inglês ou o espanhol. Atualmente, devido às demandas sociais, exige-se que, em todos os ambientes, haja profissionais que promovam a acessibilidade aos surdos. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua natural da maioria dos surdos brasileiros e é reconhecida no Brasil pela Lei 10.436/2002 e pelo Decreto-lei 5.626/2005 OBJETIVO Adquirir noções e identificar os conceitos básicos relacionados à LIBRAS e compreender o que é a LIBRAS e saber da sua importância na formação da pessoa surda. Tornar o indivíduo preocupado com a inclusão social, conhecendo a cultura surda, bem como a importância desta língua para a comunidade surda. METODOLOGIA

UMA ESCOLA PARA POUCOS....

Segundo Carl Roger Comentando a a Educação do século XVII,  notamos que: A marginalização dos pobres, em benefício dos privilégios concedidos aos nobres, ao clero e aos burgueses ricos, era considerada algo natural na época. O próprio Cardeal de Richelieu, primeiro ministro de Luís XIII, considerava que, embora necessário numa República, o conhecimento das letras não deveria ser acessível a todos: "Assim como um corpo que tivesse olhos em todas as suas partes seria monstruosos, da mesma forma um Estado o Seria, se todos os seus súditos fossem sábios; ver-se-ia aí tão pouca obediência, quanto o orgulho e a presunção seriam comuns". ( História da Educação no Século XVII. são Paulo, EPU,1981.p.18). Pergunto: E a Escola é hoje diferente daquela época? Será que o governo não continua promovendo escola para poucos....?

SÍNTESE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Segundo o dicionário de Aurélio, educação é "o ato de educar" e, ainda, "o conjunto de normas pedagógicas aplicadas ao desenvolvimento geral do corpo e do espírito". Essa é uma boa definição, mas precisamos ir além. Exponho um pequeno esboço sobre o início da educação no Brasil, as demais informações vocês as têm nos livros guias de ensino. A educação no Brasil infl uência do Liberalismo, a Constituição do Império garantia o ensino gratuito. 15/10/1827 - institui o concurso público para professores, e instituía que a cada 12 anos de trabalho teria uma gratificação ao professor e o cargo era vitalício. O ensino religioso era obrigatório (Oficial do Estado), os problemas religiosos só começaram a aparecer no Brasil a partir da segunda metade do século XIX alemãs luteranos. O sepultamento era de responsabilidade da Igreja, cemitério - gr. Quemitero, lugar de repouso, por isso eram enterrados na Igreja. Com o crescimento populacional passou a ser sepultados ao la