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CAMPANHA 2013 - Vivo Para a Glória de Deus (playlist)

Alegoria da Caverna sobre   Filosofia  por   Humberto Zanardo Petrelli petrelli@hotmail.com 1 2 3 4 5 Avaliação:  5.0  /  5  ( 2  votos ) Publicidade Para explicar o movimento de passagem de um grau de conhecimento para o outro, no Livro VII da  República , Platão narra o Mito da Caverna, alegoria da teoria do conhecimento e da  paideia  platônicas. Para conhecermos esse mito, precisamos retomar, noutro nível, a exposição da teoria do conhecimento feita nas aulas anteriores, pois essa versão apresentada deixou de lado a  beleza , a dramaticidade e as metáforas que tecem o Livro VI da  República . Para dar a entender ao jovem Glauco o que é e como se adquire o conhecimento verdadeiro, Sócrates começa estabelecendo uma analogia entre conhecer e ver. Todos nossos sentidos, diz Sócrates, mantêm uma relação direta com o que sentem. Não é esse, porém, o caso da visão. Para que a visão se realize, não bastam os olhos (ou a faculdade da visão) e as coisas colorida

Princípios da neurociência com potencial aplicação no ambiente de sala de aula.

1. Aprendizagem e memória e emoções ficam interligadas quando ativadas pelo processo de Aprendizagem. A Aprendizagem sendo atividade social, alunos precisam de oportunidades para discutir tópicos. Ambiente tranqüilo encoraja o estudante a expor seus sentimentos e ideias. 2. O cérebro se modifica aos poucos fisiológica e estruturalmente como resultado da experiência. Aulas práticas/exercícios físicos com envolvimento ativo dos participantes fazem associações entre experiências prévias com o entendimento atual. 3. O cérebro mostra períodos ótimos (períodos sensíveis) para certos tipos de aprendizagem, que não se esgotam mesmo na idade adulta. Ajuste de expectativas e padrões de desempenho às características etárias específicas dos alunos, uso de unidades temáticas integradoras. 4. O cérebro mostra plasticidade neuronal (sinaptogênese), mas maior densidade sináptica não prevê maior capacidade generalizada de aprender. Os Estudantes precisam sentir-se “detentores” das atividades e temas

OPORTUNIDADE - SABEDORIA

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião” ( Ec 3.1 ) De todas as coisas que temos o privilégio de administrar, como direito outorgado pelo próprio Deus, se apresenta o tempo. É incrível como há quem com sabedoria, proveito e muito sucesso utilizam o “seu” tempo. Por outro lado encontramos muitíssimos seres humanos passando pela vida simplesmente, sem nenhuma realização, sem nenhum progresso. Para ser bom mordomo das oportunidades com as quais somos premiados, precisamos de senso de possibilidade, coragem, agilidade e decisão. A Bíblia Sagrada tem muito a dizer sobre o tempo. Pra  começar , foi Deus quem criou as condições para que o homem usufruísse dessa bênção , próprio Deus regulamentou esta condição, Ele primeiro é quem falou de dia e noite, sol e lua para governá-los respectivamente  (Gn 1.5,16) , Deus criou e deixou para que nós o administrássemos.Como estamos nós exercendo essa mordomia? O ser humano com sabedoria com que foi dotad

TENDENCIAS CONTEMPORÂNEA SÓCIO EDUCACIONAL

O processo de mudanças por que vem passando a atual sociedade constitui-se uma realidade jamais vista na história da humanidade. As mudanças decorrentes do avanço da ciência e da tecnologia constituem-se fator que ameaça o indivíduo e grupos e ao mesmo tempo provoca a necessidade de uma permanente busca de renovação. Esse processo exige que o cidadão esteja constantemente revendo e reformulando seus saberes, a sua forma de atuação social e, especialmente, a sua contribuição produtiva para comunidade. Exige que o cidadão reconheça e pratique seus deveres e direitos políticos, de forma consciente. As transformações técnico-científicas e organizacionais verificadas no cenário internacional indicam tendências peculiares em todos os setores. No setor educacional são muitas as demandas advindas e, nesse, a educação profissional é vista como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento. Nesse sentido, a definição pela oferta de um curso de formação de professores que são os formad

O ANTIGO TESTAMENTO

Muitos séculos antes de o primeiro autor hebreu escrever uma palavra em um manuscrito de pele de carneiro, contadores de história preservaram a épica história dos israelitas. Relatos da criação, Noé e o Dilúvio, a Torre de Babel e a longa caminhada de Abrão a Canaã eram passados oralmente de geração a geração. Os contadores de história talvez tenham sido as pessoas mais velhas da famílias, os líderes comunitários, ou apenas pastores com extraordinários dons de memória e recitação. Entre os hebreus, tinham-se em grande conta os contadores de história, pois eles narravam não apenas a crônica de uma nação, mas a história da relação de Deus com seu povo eleito. Seus relatos passaram a ser tão conhecidos que os ouvintes queriam que eles os recontassem da mesma maneira todas as vezes. Ninguém sabe quando as histórias da Bíblia começaram a ser escritas. Mas Moisés é o primeiro hebreu que a Bíblia identifica como autor. Depois que os israelitas do Êxodo atravessar

ETIÓPIA

Segundo a tradição, o cristianismo chegou à Etiópia por meio de um jovem náufrago proveniente de Tiro, chamado Freumêncio, que conquistou a confiança do rei etíope e foi educador do príncipe.  Ao assumir o trono, o príncipe declarou o cristianismo a religião oficial do seu reino. A Igreja Ortodoxa Etíope foi fundada em 332 d.C., por Santo Atanásio. Com o advento do islamismo no século VII e suas investidas militares, a Etiópia ficou isolada do resto no império romano do oriente (Império Bizantino), estreitando suas relações apenas com a igreja de Alexandria (Egito).  Mesmo assim, o cristianismo continuou como a religião preponderante ao longo da história do país. Por suas relações mais próximas da igreja egípcia, a igreja etíope aderiu à liturgia copta ortodoxa.  A cada an o a igreja cresce em aproximadamente um milhão de membros, a maioria resultante de nascimentos em lares cristãos. A constituição prevê a liberdade de religião, tendo outras leis e políticas contrib

ERITRÉIA

Todas as igrejas evangélicas estão fechadas desde uma lei em 2002. Mais de 2.800 cristãos estão na prisão, e seus familiares não têm notícias deles há meses e anos. O cristianismo chegou ao país em 34 d.C., através de um tesoureiro do reino de Sabá, mas foi difundido com mais eficiência e rapidez no século IV d.C. O cristianismo ortodoxo é o mais praticado pelos eritreus: outros grupos cristãos, como católicos e protestantes, só chegaram ao país após 1890 com o domínio italiano. Os cristãos são basicamente ortodoxos e quase inteiramente da etnia tigrínia. As igrejas evangélicas estão crescendo, mas são limitadas em recursos para treinamento e evangelismo.   O governo exige que os grupos religiosos se registrem, mas não aprova nenhum registro, desde 2002, além dos quatro principais grupos religiosos: a Igreja Ortodoxa da Eritreia, a Igreja (luterana) Evangélica da Eritreia, o Islã e a Igreja Católica Romana. Os demais grupos religiosos não têm permissão para se reunir o

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