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TENDENCIAS CONTEMPORÂNEA SÓCIO EDUCACIONAL

O processo de mudanças por que vem passando a atual sociedade constitui-se uma realidade jamais vista na história da humanidade. As mudanças decorrentes do avanço da ciência e da tecnologia constituem-se fator que ameaça o indivíduo e grupos e ao mesmo tempo provoca a necessidade de uma permanente busca de renovação. Esse processo exige que o cidadão esteja constantemente revendo e reformulando seus saberes, a sua forma de atuação social e, especialmente, a sua contribuição produtiva para comunidade. Exige que o cidadão reconheça e pratique seus deveres e direitos políticos, de forma consciente. As transformações técnico-científicas e organizacionais verificadas no cenário internacional indicam tendências peculiares em todos os setores. No setor educacional são muitas as demandas advindas e, nesse, a educação profissional é vista como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento. Nesse sentido, a definição pela oferta de um curso de formação de professores que são os formad

O ANTIGO TESTAMENTO

Muitos séculos antes de o primeiro autor hebreu escrever uma palavra em um manuscrito de pele de carneiro, contadores de história preservaram a épica história dos israelitas. Relatos da criação, Noé e o Dilúvio, a Torre de Babel e a longa caminhada de Abrão a Canaã eram passados oralmente de geração a geração. Os contadores de história talvez tenham sido as pessoas mais velhas da famílias, os líderes comunitários, ou apenas pastores com extraordinários dons de memória e recitação. Entre os hebreus, tinham-se em grande conta os contadores de história, pois eles narravam não apenas a crônica de uma nação, mas a história da relação de Deus com seu povo eleito. Seus relatos passaram a ser tão conhecidos que os ouvintes queriam que eles os recontassem da mesma maneira todas as vezes. Ninguém sabe quando as histórias da Bíblia começaram a ser escritas. Mas Moisés é o primeiro hebreu que a Bíblia identifica como autor. Depois que os israelitas do Êxodo atravessar

ETIÓPIA

Segundo a tradição, o cristianismo chegou à Etiópia por meio de um jovem náufrago proveniente de Tiro, chamado Freumêncio, que conquistou a confiança do rei etíope e foi educador do príncipe.  Ao assumir o trono, o príncipe declarou o cristianismo a religião oficial do seu reino. A Igreja Ortodoxa Etíope foi fundada em 332 d.C., por Santo Atanásio. Com o advento do islamismo no século VII e suas investidas militares, a Etiópia ficou isolada do resto no império romano do oriente (Império Bizantino), estreitando suas relações apenas com a igreja de Alexandria (Egito).  Mesmo assim, o cristianismo continuou como a religião preponderante ao longo da história do país. Por suas relações mais próximas da igreja egípcia, a igreja etíope aderiu à liturgia copta ortodoxa.  A cada an o a igreja cresce em aproximadamente um milhão de membros, a maioria resultante de nascimentos em lares cristãos. A constituição prevê a liberdade de religião, tendo outras leis e políticas contrib

ERITRÉIA

Todas as igrejas evangélicas estão fechadas desde uma lei em 2002. Mais de 2.800 cristãos estão na prisão, e seus familiares não têm notícias deles há meses e anos. O cristianismo chegou ao país em 34 d.C., através de um tesoureiro do reino de Sabá, mas foi difundido com mais eficiência e rapidez no século IV d.C. O cristianismo ortodoxo é o mais praticado pelos eritreus: outros grupos cristãos, como católicos e protestantes, só chegaram ao país após 1890 com o domínio italiano. Os cristãos são basicamente ortodoxos e quase inteiramente da etnia tigrínia. As igrejas evangélicas estão crescendo, mas são limitadas em recursos para treinamento e evangelismo.   O governo exige que os grupos religiosos se registrem, mas não aprova nenhum registro, desde 2002, além dos quatro principais grupos religiosos: a Igreja Ortodoxa da Eritreia, a Igreja (luterana) Evangélica da Eritreia, o Islã e a Igreja Católica Romana. Os demais grupos religiosos não têm permissão para se reunir o

INOVAÇÃO

COM AS ARMAS QUE DEUS NOS DÁ TEREMOS VITÓRIAS SOBRE O INIMIGO

Prezados leitores, chegamos  na parte final do estudo expositivo do Livro aos Efésios, obrigado por sua participação, espero que tenha sido momentos agradáveis e que serviu para o seu elevo espiritual e edificação.  Boa leitura e que Deus por intermédio do Espírito Santo ilumine o vosso entendimento. Efésios 6: 1- 24    vv. 1-4 – Esse trecho tem o belo equilíbrio que esperamos encontrar na Palavra de Deus: os filhos devem obedecer aos pais, e os pais devem tratar os filhos de tal modo que estes se submetam àqueles. Os filhos devem obedecer aos pais por amor a Cristo, mesmo que os pais não sejam cristãos. Honrar pai e mãe é o único dos Dez Mandamentos que é seguido por uma promessa (Dt.5:16) e respalda essa ideia. Sem dúvida, os filhos cristãos não devem fazer nada imoral, ainda que os pais ordenem que façam. Nesse caso, os filhos devem obedecer a Deus, e não aos homens Atos 5:29. Os pais por sua vez, não devem ser excessivamente severos com os filhos nem ridicularizá-los:

SENDO CRENTES “FILHOS AMADOS” DE DEUS E TENDO EXPERIMENTADO SEU AMOR, TEMOS UM PADRÃO A PRESERVAR, UM CAMINHO A SEGUIR.

Efésios 5:1,2   A vida cristã não envolve apenas o andar digno da nossa vocação e ao andar de maneira diferente dos gentios, mas também o andar em amor. v. 1,2 – Os cristãos devem seguir o exemplo de Deus, que nos amou quando ainda éramos Seus inimigo. Como imitadores do Senhor, os cristãos devem demonstrar esse mesmo amor e negar a si mesmos. v.3 – A cidade de Éfeso, com seu templo pagão dedicado a Diana (Atos 19.23-31), é uma alegoria da nossa sociedade, entregue à imoralidade sexual e à ganancia desenfreada. Paulo advertiu os cristãos em Éfeso para que evitassem essas concupiscências. v.4 -  A vida cristã não deve ser degenerada por torpezas, nem parvoíces (coisa pequena, meninice, coisas idiotas), nem chocarrices, pois essas coisas não honram a Deus nem redundam em graças a Ele pela nossa redenção. v.5 – E muitos círculos religiosos, a falta de princípios morais revela a contradição à Palavra de Deus. O impuro e ganancioso não terá herança no Reino. v.6

O POVO DE DEUS É DIFERENTE DO POVO DO MUNDO. A CONDUTA DO CRENTE NO MUNDO

Efésios 4:1 – 6:24  4:1-16 – Uma caminhada digna – Deus sempre une doutrina com prática, ensinamentos e os resultado práticos dos ensinamentos. Em Ef.1-3 ele nos falou das riquezas da Sua graça e das riquezas da Sua glória por meio de Jesus Cristo. Agora ele nos exorta a vivermos de maneira digna neste mundo. Através da Unidade do Espírito, Deus realizou uma unidade maravilhosa que os crentes têm a responsabilidade de manter na experiência. v.1 – A vida cristã não é comparada aqui ao ato de correr ou ficar parado, mas ao ato de andar. A expressão “andeis como é digno” significa que a vida do cristão deve condizer com a excelência do chamado que ele recebeu de Cristo. v.2 – Humildade e mansidão, com longanimidade.   Essas são as virtudes divinas que Jesus demonstrou (Fp.2:5-8). Elas não são virtudes inatas (que nasce com o indivíduo) ao homem, mas devem ser cultivadas pelo Espírito de Deus em nós ao cooperarmos com Ele sendo altruísta (sentimento de quem põe o interesse a