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O ANTIGO TESTAMENTO

Muitos séculos antes de o primeiro autor hebreu escrever uma palavra em um manuscrito de pele de carneiro, contadores de história preservaram a épica história dos israelitas. Relatos da criação, Noé e o Dilúvio, a Torre de Babel e a longa caminhada de Abrão a Canaã eram passados oralmente de geração a geração. Os contadores de história talvez tenham sido as pessoas mais velhas da famílias, os líderes comunitários, ou apenas pastores com extraordinários dons de memória e recitação. Entre os hebreus, tinham-se em grande conta os contadores de história, pois eles narravam não apenas a crônica de uma nação, mas a história da relação de Deus com seu povo eleito. Seus relatos passaram a ser tão conhecidos que os ouvintes queriam que eles os recontassem da mesma maneira todas as vezes. Ninguém sabe quando as histórias da Bíblia começaram a ser escritas. Mas Moisés é o primeiro hebreu que a Bíblia identifica como autor. Depois que os israelitas do Êxodo atravessar

ETIÓPIA

Segundo a tradição, o cristianismo chegou à Etiópia por meio de um jovem náufrago proveniente de Tiro, chamado Freumêncio, que conquistou a confiança do rei etíope e foi educador do príncipe.  Ao assumir o trono, o príncipe declarou o cristianismo a religião oficial do seu reino. A Igreja Ortodoxa Etíope foi fundada em 332 d.C., por Santo Atanásio. Com o advento do islamismo no século VII e suas investidas militares, a Etiópia ficou isolada do resto no império romano do oriente (Império Bizantino), estreitando suas relações apenas com a igreja de Alexandria (Egito).  Mesmo assim, o cristianismo continuou como a religião preponderante ao longo da história do país. Por suas relações mais próximas da igreja egípcia, a igreja etíope aderiu à liturgia copta ortodoxa.  A cada an o a igreja cresce em aproximadamente um milhão de membros, a maioria resultante de nascimentos em lares cristãos. A constituição prevê a liberdade de religião, tendo outras leis e políticas contrib

ERITRÉIA

Todas as igrejas evangélicas estão fechadas desde uma lei em 2002. Mais de 2.800 cristãos estão na prisão, e seus familiares não têm notícias deles há meses e anos. O cristianismo chegou ao país em 34 d.C., através de um tesoureiro do reino de Sabá, mas foi difundido com mais eficiência e rapidez no século IV d.C. O cristianismo ortodoxo é o mais praticado pelos eritreus: outros grupos cristãos, como católicos e protestantes, só chegaram ao país após 1890 com o domínio italiano. Os cristãos são basicamente ortodoxos e quase inteiramente da etnia tigrínia. As igrejas evangélicas estão crescendo, mas são limitadas em recursos para treinamento e evangelismo.   O governo exige que os grupos religiosos se registrem, mas não aprova nenhum registro, desde 2002, além dos quatro principais grupos religiosos: a Igreja Ortodoxa da Eritreia, a Igreja (luterana) Evangélica da Eritreia, o Islã e a Igreja Católica Romana. Os demais grupos religiosos não têm permissão para se reunir o

INOVAÇÃO

COM AS ARMAS QUE DEUS NOS DÁ TEREMOS VITÓRIAS SOBRE O INIMIGO

Prezados leitores, chegamos  na parte final do estudo expositivo do Livro aos Efésios, obrigado por sua participação, espero que tenha sido momentos agradáveis e que serviu para o seu elevo espiritual e edificação.  Boa leitura e que Deus por intermédio do Espírito Santo ilumine o vosso entendimento. Efésios 6: 1- 24    vv. 1-4 – Esse trecho tem o belo equilíbrio que esperamos encontrar na Palavra de Deus: os filhos devem obedecer aos pais, e os pais devem tratar os filhos de tal modo que estes se submetam àqueles. Os filhos devem obedecer aos pais por amor a Cristo, mesmo que os pais não sejam cristãos. Honrar pai e mãe é o único dos Dez Mandamentos que é seguido por uma promessa (Dt.5:16) e respalda essa ideia. Sem dúvida, os filhos cristãos não devem fazer nada imoral, ainda que os pais ordenem que façam. Nesse caso, os filhos devem obedecer a Deus, e não aos homens Atos 5:29. Os pais por sua vez, não devem ser excessivamente severos com os filhos nem ridicularizá-los:

SENDO CRENTES “FILHOS AMADOS” DE DEUS E TENDO EXPERIMENTADO SEU AMOR, TEMOS UM PADRÃO A PRESERVAR, UM CAMINHO A SEGUIR.

Efésios 5:1,2   A vida cristã não envolve apenas o andar digno da nossa vocação e ao andar de maneira diferente dos gentios, mas também o andar em amor. v. 1,2 – Os cristãos devem seguir o exemplo de Deus, que nos amou quando ainda éramos Seus inimigo. Como imitadores do Senhor, os cristãos devem demonstrar esse mesmo amor e negar a si mesmos. v.3 – A cidade de Éfeso, com seu templo pagão dedicado a Diana (Atos 19.23-31), é uma alegoria da nossa sociedade, entregue à imoralidade sexual e à ganancia desenfreada. Paulo advertiu os cristãos em Éfeso para que evitassem essas concupiscências. v.4 -  A vida cristã não deve ser degenerada por torpezas, nem parvoíces (coisa pequena, meninice, coisas idiotas), nem chocarrices, pois essas coisas não honram a Deus nem redundam em graças a Ele pela nossa redenção. v.5 – E muitos círculos religiosos, a falta de princípios morais revela a contradição à Palavra de Deus. O impuro e ganancioso não terá herança no Reino. v.6

O POVO DE DEUS É DIFERENTE DO POVO DO MUNDO. A CONDUTA DO CRENTE NO MUNDO

Efésios 4:1 – 6:24  4:1-16 – Uma caminhada digna – Deus sempre une doutrina com prática, ensinamentos e os resultado práticos dos ensinamentos. Em Ef.1-3 ele nos falou das riquezas da Sua graça e das riquezas da Sua glória por meio de Jesus Cristo. Agora ele nos exorta a vivermos de maneira digna neste mundo. Através da Unidade do Espírito, Deus realizou uma unidade maravilhosa que os crentes têm a responsabilidade de manter na experiência. v.1 – A vida cristã não é comparada aqui ao ato de correr ou ficar parado, mas ao ato de andar. A expressão “andeis como é digno” significa que a vida do cristão deve condizer com a excelência do chamado que ele recebeu de Cristo. v.2 – Humildade e mansidão, com longanimidade.   Essas são as virtudes divinas que Jesus demonstrou (Fp.2:5-8). Elas não são virtudes inatas (que nasce com o indivíduo) ao homem, mas devem ser cultivadas pelo Espírito de Deus em nós ao cooperarmos com Ele sendo altruísta (sentimento de quem põe o interesse a

A DISPENSAÇÃO DA GRAÇA E A COMUNHÃO DO MISTÉRIO DA IGREJA MOSTRAM A QUALIDADE DO CORPO DE CRISTO.

 Efésios 3:1- 21 v.1 – Por esta causa. Refere-se a toda declaração precedente. Eu, Paulo. A repetição que o escritor faz do seu nome prova a seriedade e a importância que ele imputa àquilo que está para escrever. O prisioneiro de Jesus Cristo. É claro que Paulo era um prisioneiro de Cristo no sentido de que ele fora capturado por Cristo, mas esse não é o principal pensamento aqui. Ele era um prisioneiro em Roma quando escrevia, e foi o amor a Cristo que era prisioneiro. Por amor de vós gentios. Paulo foi especificamente o apóstolo dos gentios por ordem do Senhor Jesus Rm.15:16. v.2 – Da dispensação da graça de Deus. A palavra dispensação significa mordomia e ou administração. A mensagem da graça foi um depósito sagrado entregue a Paulo, a fim de que ele pudesse revelá-la aos gentios. A mim confiada para vós outros. Não foi dada a Paulo para que a aguardasse, mas para que a passasse adiante, particularmente aos gentios. v.3 – Pois segundo uma revelação me foi dado conh

O NOSSO ASSENTAR COM CRISTO INDICA QUE POTENCIALMENTE ESTAMOS NO CÉU.

Efésios 2:1-22 . Esta provavelmente é a exposição mais clara do evangelho em todas as epístolas de Paulo: somos salvos pela graça, por meio da fé, e não por méritos humanos ou boas obras. Não que os cristãos não façam boas obras, mas as obras não são exigências para que eles sejam aceitos por Deus nem são provas disso. Lutero fez uma síntese disso: “Não é contra as obras que lutamos, mas contra a confiança das obras”. 2:1 – A expressão mortos em ofensas e pecados significa espiritualmente mortos e perdidos. 2:2 Noutro tempo, andastes. O verbo andar normalmente é usado na Bíblia para descrever o progresso normal e firme de um cristão com Deus (Sl 1:1). Aqui Paulo se refere à antiga caminhada do cristão. Seja um caminho de negligência moral ou a viela escura do mal, os cristãos não devem mais andar nos maus caminhos do passado (Ef.4:17). Eles são salvos para que possam ter um estilo de vida pautado nas boas obras (v.10). Devem andar de maneira digna de sua vocação (Ef.4:1),