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O CAMINHO DO MINISTÉRIO É LONGO ATRAVÉS DE PRECEITOS, BREVE E EFICAZ ATRAVÉS DE EXEMPLOS

ESTUDO EXPOSITIVO DO LIVRO AOS EFÉSIOS   Prezados amigos leitores. A  partir desta semana faremos estudo expositivo neste livro para o nosso elevo e  deleite  espiritual. neste momento escrevo apenas um breve relato de alguns aspectos que acho muito importante para o entendimento de nossa pesquisa. Na próxima semana postarei o Primeiro Capítulo comentando versículo por  versículo. Fonte de pesquisa : Bíblia Sagrada, Dicionário Bíblico, Comentário Bíblico de Moody. Ed. EBR, Dicionário de Aurélio, Gramática Grega: Uma sintaxe Exegética do Novo Testamento. Wallace - EBR, Teologia Sistemática Histórica e filosófica. Shedd Publicações. DIVISÕES DO LIVRO I – Doutrinas para os membros do Corpo de Cristo – 1:1 – 3:21 A)     Saudação de Paulo 1:1,2 B)      A eleição de Deus – 1:3-12 C)     O selo do Espírito – 1:13-23 D)     A salvação pela graça por meio da fé – 2:1-10 E)      A unidade do Corpo de Cristo 2:11-22 F)      O mistério do Corpo de Cristo. II

A SEXUALIDADE PREMATURA

A Sexualidade Prematura As influências do meio na formação sexual das crianças e    adolescentes                                     JOSÉ LOPES DE OLIVEIRA 1  INTRODUÇÃO Uma educação com falta de informações corretas e pouca intimidade com o nosso próprio corpo, acaba por transformar a sexualidade em tabu; geralmente impregnado de preconceitos, medos e dúvidas. Porém a sexualidade relaciona-se ao ser sexual, ao prazer, amor à vida. Ela não se restringe apenas no ato sexual. 2  JUSTIFICATIVA É cada vez mais prematura a iniciação sexual, a banalidade, a busca constante  pelo prazer, a descoberta do seu próprio corpo. O sexo é que gera o mundo, pois sem ele não existiríamos. A sexualidade está na essência dos seres vivos, mas os seres humanos passaram a ver apenas um aspecto do seu corpo: o sexual, sem levar em conta, a inteligência, moral e a ética.  As pessoas se entregam a outras, sem existir amor, sem planejar o casamento e as conse

Síntese histórico de utilização da madeira

Por volta de 40 mil anos antes de Cristo, o homem começa um novo capítulo de sua evolução, domina o fogo, caça as feras que o aterrorizam e começa a habitar cavernas. A madeira torna-se um elemento importante para sua sobrevivência e para seus registros artísticos, surgindo assim as primeiras esculturas. Na era da Pedro Polida, os primeiros arados feitos de madeira facilitavam a produção de alimentos de forma contínua; o homem então inventa tambores de pele com troncos ocos e flautas de bambu para emitir os primeiros agrupamentos sonoros, a fim de ritmar os trabalhos coletivos de plantio e colheita. No antigo Egito, surgem as primeiras lâminas de madeira como as usadas no revestimento do trono de Tutancâmom. Intensifica-se o uso de madeira em móveis, nas estruturas para transporte dos blocos para a construção das pirâmides e das primeiras embarcações para navegar no rio Nilo, determinado uma nova fase na evolução humana. Na Idade Média, devido à forte motivação religiosa, a m

CONHECENDO A ESTRUTURA DA BÍBLIA

No campo missionário nos deparamos com diversas indagações, e a maioria é  a respeito sobre a Bíblia. Alguns até perguntam o que é a Bíblia. Pois bem a bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Seu autor é Deus mesmo. Seu intérprete é o Espírito Santo.  Seu assunto central  é Jesus Cristo. Se a Bíblia é a revelação de Deus, então ela expressa  a vontade de Deus. Ignorá-la é ignorar essa vontade. Portanto  "A Bíblia é Deus falando como homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando ao homem; é Deus falando a favor do homem; mas é sempre deus falando!" (A.D). Na estrutura da Bíblia  temos duas divisões principais: Antigo e Novo Testamento. E em sua composição temos 66 livros, sendo 39 no A.T e 27 no N.T. Perfazendo um total de 1.189 capítulos, 31.173 versículos. O Antigo Testamento com seus 39 capítulos estão divididos em quatro classes: LEI, HISTÓRIA, POESIA, PROFECIA. LEI: 5 livros de Gênesis a Deuteronômio, que são chamados de Pentateuco. tratam da Criação

EVANGELISMO E DISCIPULADO

                                    MISSÃO BATISTA EM VILA UNIÃO                     Rua Jorge de Freitas, 169 - Vila união/SP - CEP 02911-030 Celebrações: terça-feiras -  Louvor e adoração - às 20h - sexta-feira  estudo expositivo da Palavra -às 20h                                    . Quando as pessoas de Judá e Jerusalém foram levadas ao cativeiro, os pobres, juntamente com seus filhos, foram deixados em Jerusalém, e Jeremias foi deixado com eles. Muitas crianças estavam famintas e muitas morreram. Não havia comida suficiente e não havia meio de obter mias comida. Jeremias clamou:"com lágrimas se consumiram os meus olhos...Pois desfalecem os meninos e as crianças de peito pelas ruas da cidade". Lam.2:11-12. Jeremias implorou para que o povo do Senhor chorasse e orasse; "...corram as tuas lágrimas como um ribeiro, de dia e de noite, não te dês descanso, nem pares de chorar a menina de teus olhos! Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama

A PARÁBOLA DOS PESCADORES SEM PEIXES

Era uma vez uma cidade que ficou conhecida como a cidade de pescadores que não pescavam. E havia muitos peixes naquelas águas. Na realidade, toda a área era cercada por rios e lagos cheios de peixes, todos famintos. Semana após semana, mês após mês, ano após ano, os pescadores se reuniam para conversar sobre chamado para pescar, sobre a abundância de peixes e sobre como deveriam pescar. Ano após ano, definiam cuidadosamente o que significava pescar; defendendo a pesca como uma ocupação e declaravam que pescar era sempre a principal função dos pescadores. Eles procuravam continuamente  método e definições novos para a pesca. entretanto, eles só falavam a respeito da arte da pesca. Eles não pescavam. Grandes, caros e elaborados centros de treinamento foram construídos, cujo propósito original e principal era ensinar pescadores a pescar. Ao longo dos anos, cursos foram oferecidos sobre a necessidade de pescar, a natureza da pesca, onde encontrar a pesca, a classificaçã

BÓSON DE HIGGS

DISPENSAÇÃO ECLESIÁSTICA II

Parábola do Tesouro - Mt. 13:44 Podemos entender que esse tesouro é a alma preciosa dos homens em todo o mundo, tal qual Israel foi para Deus um Tesouro. Sl.135:4; Êx.19:5; Ml. 3:17. O tesouro sendo ocultado representa o homem perdido no meio de pecados. O campo é o mundo. Quando o homem "foi vender tudo" ele figura Cristo que deixou a Sua glória na presença do Pai Fl. 2:-8 para "comprar" o campo, o mundo, pelo preço do seu próprio sangue. I Pe. 1:18,19; Jo.11:51. O gozo que o homem experimentou figura o gozo de Cristo ao ver os salvos, fruto do seu sofrimento. Hb.12:2. Seria a conversão duma grande multidão, a Igreja, a Sua esposa que com Ele reinara. Na Parábola da Pérola  encontramos outra figura de Cristo sofrendo a fim de redimir o povo. As pérolas são formadas por ataque de parasitas ou por introdução dum corpo estranho, como seja um grão de areia, na estrutura muscular da ostra. Sentindo a dor que isso ocasiona, o organismo reage, cobrindo a ár

DISPENSAÇÃO ECLESIÁSTICA- I

A parábola do   Fermento,  segundo a interpretação popular, ensinaria que o fermento é o evangelho que a mulher, a Igreja, introduziu no mundo (as três medidas de farinha). Esse fermento, dizem eles, operando secretamente, espalha-se por  toda a massa e no fim produzirá a conversão integral de todo o mundo. Não concordamos com essa teoria, porque a história da Igreja até aqui não a confirma. Em nenhum pronunciamento ou profecia Jesus prometeu tal coisa, e nem tão pouco os apóstolos. É altamente perigoso criar um doutrina com base só em parábola. O bom senso ensina buscar a interpretação de parábolas  em claras e indiscutíveis doutrinas dos Evangelhos e das Epístolas, e também observar o curso da história. A parábola realmente representa a introdução do elemento falso na igreja. A mulher é a igreja falsa que coloca a doutrina falsa no meio do ensino de Cristo, representado pelas três medidas de farinha, ou seja a oferta de cereais do Velho Testamento, que é claramente uma fig

DISPENSAÇÃO ECLESIÁSTICA

O Resultado da Dispensação Eclesiástica. As Parábolas de Mateus Cap.13 revelam claramente que nem todo o mundo será convertido pela pregação do Evangelho, mas sim que todo o curso e o fim desta dispensação caracterizar-se-á por um mistura do bem e do mal. Pela Parábola do Semeador  Mt.13:3-8,18-23 Jesus preconizou que somente uma quarta parte da semente (Palavra) produz colheita. A expressão "palavra do reino" vv.19 refere-se a toda a Palavra de Deus, como proclamada por Cristo, pela igreja, verbalmente, pela impresnsa e mesmo pelo exemplo do povo de Deus. Na primeira situação situação a Palavra não foi compreendida e Satanás facilmente conseguiu arrebatar a semente antes que germinasse.vv.19 Na segunda situação a Palavra-semente germinou, mas sendo que faltou profundeza de terra, foi arrancada pelos ventos de perseguição ou queimada pelo sol da tribulação. vv.20,21. No terceiro caso os espinhos, entre os quais a semente foi lançada, representam "os cuidado