Pular para o conteúdo principal

MEDITANDO O SALMO 119: 86-97 - A PALAVRA DE DEUS ESTÁ FIRMADA PARA SEMPRE





Há um hino que diz: “A inconstância e a ruína me cercam por todos os lados”. Se essa afirmação era verdadeira quando Henry Lyte a escreveu em 1847, que dirá nos dias de hoje! Para os jovens, as mudanças são estimulantes, mas para os mais velhos, são ameaçadoras.

- Gostamos de nos acomodar dentro de uma esfera de conforto e de resistir a mudanças drásticas, tanto a nosso redor quanto dentro de nós. Porém, se nos acomodamos, deixamos de crescer espiritualmente e perdemos a oportunidade que Deus nos dá de alcançar a outros com o evangelho.



- Quando a causa é justa, é oportuno pedir a ajuda de Deus.
- V.88. O crente quer uma vida poderosa, saudável e alegre, para estar em melhores condições de servir a Deus.

-Vv.89-91. A Palavra de Deus é inabalável no decorrer do tempo e do espaço, porque é garantida por Aquele que é o Criador e o Sustentador de todas as coisas.
- O sentido da palavra hebraica traduzida por “Lei” é “o causador a ser discípulo”, a Palavra contém o sentido de “ato”, “fato’ e “Objeto”. Por isso compreendemos que o salmista está contando coisas profundas e eternas.

A palavra está firmada. Satanás tem atacado a Palavra de Deus desde que perguntou a Eva: “É assim que Deus disse? ” (Gn.3.1). Ateus, agnósticos, filósofos, cientistas e pecadores de todos os tipos desprezam a Bíblia, zombam de suas palavras e tentam se livrar do que ela diz, mas a Palavra continua inabalável. Apesar de ter nascido na eternidade, a Palavra de Deus tem suas raízes na história e fala a toda geração que se dispuser a ouvir.

- A palavra é estabelecida para sempre. (V.160”As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos duros para sempre”. Se construirmos nossa vida sobre a Palavra de Deus, sobreviveremos a todas as mudanças!

- Deus é Fiel (90). Faça uma pausa e leia o Salmo 90, observando o que Moisés diz sobre Deus eterno e as mudanças que ocorrem ao longo da vida. De geração em geração, ele é Deus, e podemos entregar a nós mesmos, nosso filhos, netos e bisnetos a seus cuidados. Abraão, Isaque e Jacó foram três homens absolutamente distintos um do outro, mas o Senhor foi o “Deus de Abraão, Isaque e Jacó”.

Vv.90-91 A criação de Deus permanece.  Essa criação permanecerá até o último dia, quando o fogo de Deus purificar todas as coisas, e o Senhor fundar novos céus e nova terra (II Pe.3; Ap.21-22). As leis que ele infundiu na criação também permanecerão, quer os cientistas as compreendam ou não.

- As pessoas podem abusar dos recursos da terra e desperdiçá-los, mas a criação de Deus continuará a servir seu Criador.

Tudo na criação serve ao Senhor, exceto os seres humanos criados à imagem de Deus! Que coisa mais triste! Esse ainda é o mundo de nosso Pai, e podemos crer que o Senhor nos ajudará a administrá-lo com sabedoria.

- Vv.92-95 – A Palavra de Deus na vida particular reveste o crente com prazer ao invés da angústia, protege (92), vivifica (93) e salva (94).

Não abrimos a Bíblia a fim de fugir da realidade da vida, mas sim para ser fortalecidos e para poder enfrentar a vida e servir a Deus com eficácia. – É possível que não sejamos capazes de nos agradar com o que está acontecendo no mundo, mas podemos nos deleitar com o que Deus diz em sua Palavra.

- A Palavra nos capacita a lidar com as mudanças da vida e com as crises que surgem. – O verbo “buscar”, no versículo 94, significa “consultar, investigar, abrir um caminho, ler repetidamente”. Vemos aqui um homem justo que abria um caminho para a Bíblia, lia seu texto sempre e de novo e, quando precisava tomar uma decisão, consultava as Escrituras com grande cuidado.

As filosofias mudam, as propostas políticas fracassam, promessas e contratos são quebrados, mas a palavra de Deus permanece.

V.96 O sonho dos filósofos em achar o absoluto, que contém a perfeição e o infinito, só acha cumprimento nos mandamentos de Deus. Deus deseja que avancemos. Este versículo é tão repleto de verdades que poderíamos meditar sobre ele durante horas.

- Não há nada que a humanidade faça que alcance a perfeição, pois os empreendimentos do ser humano são resultantes de sua mente, força e capacidade limitadas. Talvez o salmista estivesse lendo o Livro de Eclesiastes, pois a limitação das realizações humanas é um dos temas desse livro. “Vaidade das vaidades! ”. – Contraste com os limites da humanidade, a Palavra e a obra de Deus não têm limites.

- Seu mandamento é ilimitado, irrestrito e imensurável. Apesar de Jesus ter vivido, ensinado e morrido na pequena região da Palestina, sua vida e seu ministério alcançaram o mundo todo. Maria ofereceu seu sacrifício a Jesus numa casa em Betânia, mas seu gesto tem abençoado gerações sucessivas ao redor do mundo (Mc.14.1-9).

V.97 – Não faz sentido o povo de Deus ficar estagnado, quando a Palavra de Deus é tão irrestrita e não limites para o que ele pode fazer! Podemos não gostar das mudanças que estão ocorrendo no mundo, mas isso não precisa nos frustrar nem assustar. No tempo dos apóstolos, não havia noticiários como hoje em dia, mas a situação não era muito diferente – e esses homens revolucionaram o mundo! Deus está assentado em seu trono; o Senhor tem o mundo em suas mãos, e suas promessas não falham; portanto, vamos nos mexer!

- Nosso relacionamento com o Senhor é determinado pela forma como nos relacionamos com sua vontade, o que, por sua vez é definido pela forma como nos relacionamos com sua Palavra. Muitos cristãos possuem apenas conhecimento acadêmico e intelectual da Palavra, mas não sabem como colocá-la em prática nas decisões da vida diária. Precisamos todos conhecer a palavra não apenas com amente, mas também com o coração, o que, por sua vez, significa ser ensinado por Deus. Eis os requisitos a preencher.

-“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! ” A verdadeira vida devocional: amar a Lei de Deus e meditar nela. Todo o dia, no sentido de vive-la na lida quotidiana.

Gostamos de pensar nas pessoas e atividades que amamos, e meditar significa amar a Deus refletindo em sua Palavra e deixando que suas verdades penetrem nosso coração. 

Forte abraço e até a próxima.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín