Pular para o conteúdo principal

RESSURRREIÇÃO DE CRISTO



RESSURREIÇÃO: (Anástasis, égeris. – Levanta, Erguer, surgir, Sair de local ou de uma situação para outra. LATIM- Ressurrectio, o ato de ressurgir, volta à vida, reanimar-se).
Biblicamente, entende-se o termo ressurreição como o mesmo de ressurgir dos mortos, Mt. 22:31-32 – E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos.
A ressurreição dos mortos ou do corpo é doutrina expressa da Revelação bíblica. Significa, de modo geral, e em linguagem popular, união da alma ou espírito ao seu corpo, após a morte física, Ec. 12.7 -  e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. E, especialmente, a reunião da alma humana ao seu corpo, após a morte, na segunda vinda do Senhor, e como antecedente ao julgamento final da raça humana, de modo a nunca mais passar outras vez pela experiência da morte física. Exemplos de ressurreições no sentido geral, de pessoas que morreram e que viveram de novo por algum tempo, vindo a morrer segunda vez, esses são os casos de duas crianças na época de Elias e Eliseu, profetas, a filha de Jairo, a do filho da viúva de Naim, a do amigo de Jesus de nome Lázaro. (I Rs.17.21-24; II Rs.4.20,32-36; Lc. 7.11-15; Jo.11.1-44; II Rs 13.21; At.17.36-42; 20.9-12).

A doutrina da ressurreição geral foi vislumbrada desde muito cedo pelo povo de Deus, o povo hebreu, a princípio como matéria de grande esperança.
O fato de ser Deus o Deus dos seus pais ou patriarcas, Ex.3.6; Mt.22.31,32; a transladação para o céu em pessoa, de Enoque e do profeta Elias, Gn. 5.22,24; II Rs.2. 1-30; a crença firme de que os mortos crentes se reuniam aos seus queridos, ou no além, ou sheol (lugar invisível dos mortos), como se lê em Gn.15.15 – E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice. Lc. 16.22 – Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morrer também o rico e foi sepultado; este fato comprova a crença israelita da ressurreição dos mortos, pelo menos tomaram mais corpo e destaque no correr dos tempos entre os hebreus, já se falava mesmo, antes do Exílio, como depois, numa ressurreição geral, Dn.12.2,3; Jó 3.14-19; 14:13-15. Depois do Exílio, já pelos fins da antiga aliança, a crença da ressurreição se tornara muito popularizada mediante a literatura apocalítica e apócrifa da época. Tal era, já então, essa crença na ressurreição geral dos fiéis, que era também símbolo da restauração de Israel e da Nação, Ez.34.23,24; 37.24,25; -  Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; ele lhes servirá de pastor - O meu servo Davi reinará sobre eles; todos eles terão um só pastor, andarão nos meus juízos, guardarão os meus estatutos e os observarão. Jr. 30.7; Os. 3.5.
A doutrina de uma ressurreição final e geral era comum, já nos dias de Cristo e dos apóstolos, embora negada pelos agnósticos materialistas, (Agnósticos: -  Grupo que professa incerteza sobre a existência de Deus) e os saduceus, mt.22.2023,31; Lc. 20.33; Jo.11.23,24; At.23. 6-8; 24.14,15,21;26.4-8. Mas a doutrina do fato da ressurreição dos mortos, ou seja da pessoa humana, corpo e alma, na segunda Vinda de Cristo, para o juízo universal, só teve o seu ponto mais alto com o ensino de Cristo e de seus apóstolos inspirados. Foi Jesus, com sua própria ressurreição e a glorificação do seu corpo, e ainda por sua obra redentora, I Co. 15. 12-22; Rm 4.24,25; 5.12,17, “Aquele que trouxe à luz a vida e a imortalidade”. II Tm.1.10, isto é, foi quem elucidou, esclareceu, evidenciou e certificou definitivamente o fato da vida eterna e da imortalidade da pessoa humana (e não só da alma, como era a crença geral antiga). Por isso, Cristo é a ressurreição e a vida, ele mesmo testificou isso. Jo. 11. 25 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”.

O Novo Testamento dá a ressurreição corporal algumas características:
1-) é parte essencial da Evangelho, isto é, é graça divina, Hb.6.2; II Tm 1.10; I Co 15.1,3,4.
2-) é geral, para todos os homens, Jo. 5.28; At. 24.15; Ap. 20.13
3-) é uma benção consoladora para os remidos ou justos, agora e no futuro, Fp. 3.11, 20, 21; Rm 8.19, 23; II Co 1.9; I Ts 4.13-18
4-) É reto juízo para os ímpios, perdidos e impenitentes, Dn 12.2; Jo 5.29; Ap. 20.12,13.
5-) É futura, Jo.5.28,29; 6.39,40,44,54; 11.24; I Co 15.23; Mt.13.41; 24.30,31
6-) é plena de felicidade para os remidos, porque terão preferência, no grande dia do seu acontecimento, I Co. 15.23, 51, 52; I Ts. 4.16,17; Ap.20.4-6; terão o gozo da recompensa de sua fidelidade, Lc.14.14; Ap. 11.18; terão a vida eterna (comunhão com Deus permanente e feliz); e serão todos semelhantes aos anjos.

RESSURREIÇÃO DE CRISTO, Doutrina bíblica –
I – Importância do fato da ressurreição de Cristo:
 1-) Foi o cumprimento à risca da palavra dos profetas e do próprio Jesus, que predisseram com antecedência de séculos, e até com minúcias, em vários de seus elementos importantes, Sl.16.10; At.13.34,35; Is. 26.19; 53.10; Mt.16.21.
2-) A veracidade das Escrituras foi justificada, pois dependiam do fato dessa ressurreição, Lc.24.44-46; At. 17.3.
3-) Foi também a evidência central da Divindade de Cristo, Rm.1.4, da sua exaltação e glorificação, At. 13.33-35; Ef.1.19; 10.18
4-) tornou idôneos, adequados, eficazes, verdadeiros e seguros a fé cristã a pregação do Evangelho da graça divina, o testemunho apostólico, a certeza do juízo final e o fundamento da esperança dos justos no futuro glorioso que os aguarda. Torna-se o símbolo ou emblema expressivo do novo nascimento ou regeneração da alma Jo.5.21, 25; Rm. 6.4; I Pe 3.21, que é uma nova vida espiritual.
Efeitos, resultados ou benefícios da ressurreição pessoal de Cristo. São grandes, maravilhosos e excedem a todos os mais amplos desejos santos dos corações.
1-) A ressurreição de Cristo garantiu a remissão dos pecados dos crentes e a sua justificação, I Co.15.17; Rm.4.25; 8.33,34
2-) A ressurreição de Cristo assegurou definitivamente a ressurreição final dos mortos, especialmente a feliz ressurreição dos justos, Rm. 6.8; 8.11; I Co 15.12-23; I Ts. 4.14
3-) A ressurreição de Cristo fê-lo as primícias e o primogênito da ressurreição dos justos, como líder e garantia da nossa ressurreição real, literal e objetiva, I Co. 15.20, 23; Cl. 1.18
4-) A ressurreição de Cristo, finalmente é a segurança da nossa salvação e o santo estimulo perene da nossa alegria espiritual, At.13.32,33; 3.26; Fp.3.1, porque, naquele dia glorioso, no fim da presente era, ressuscitaremos todos à semelhança do Filho de Deus, nosso Redentor, Rm. 6.5; I Co. 15.49; Fp 3.21.  Os anjos se alegram com a ressurreição de Cristo e a testemunharam anunciando-a com vivacidade e clareza aos féis discípulos do Senhor, mt.28. 5-7.
A ressurreição de Cristo foi e é, realmente, o supremo e majestoso fato da História e dos Evangelhos.
Para finalizar desejo que vocês continuem meditando nestas palavras do apóstolo Pedro. I Pe. 1.3 – “Bendito o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.
Fontes: Biblia Shedd – Dicionário Popular de Teologia – Dic. Bíblico John d. Davis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín