Pular para o conteúdo principal

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO PROJETO MISSIONÁRIO

Prezados Amigo Leitores

Apresento o meu Livro: A Contribuição da Psicopedagogia no Projeto Missionário, está  pronto no mercado literário . ( EK - Editora Koinonia)


Este tem a finalidade de informar e formar leitores para o ministério Missionário.

Coloco aqui os principais tópicos  dos assuntos  que discorremos ao longo do livro.



INTRODUÇÃO:

            A linha de discussão aqui encetada é fruto de um questionamento do qual o papel do Missionário, onde se pressupõe que ele poderá encontrar as respostas nos manuais de missões, teologia, filosofia, psicologia e entre outras disciplinas; por quê então a razão de se ter o Obreiro de Missões nos Campos Missionários de nossas igrejas?  Os pastores, os lideres e promotores de missões não seriam suficientes? De fato sem o pareamento da missiologia com a Contribuição da Psicopedagogia é possível levar alguém com dificuldades de aprendizagens e outros sintomas neurosensoriais a uma aprendizagem eficiente e eficaz em família, comunidade e meios de comunicação?
           
            Estas indagações fomentam a busca em torno do porquê da necessidade dos Missionários especializados com conhecimentos teológicos e psicopedagógicos e em particular pelo fato destes obreiros ainda não serem um elemento largamente utilizados no trabalho de treinamento  e nas campanhas internas de nossas   igrejas. Qual a real função do Missionário? Ao que serve ou a quem serve?

Esta obra é a conclusão de uma pesquisa que desenvolvemos ao longo destes últimos dez anos, que nos proporcionou, como obreiros, a vivência do processo de pesquisa científica, onde pudemos exercitar a relação entre orientações teóricas e as experiências da realidade de nossas frentes missionárias. Além disso, trouxe um incentivo para que nós, missionários consolidemos uma perspectiva de ensino indissociado da pesquisa, fundamental para o nosso desenvolvimento e satisfação nesta carreira ministerial.

Ao longo da obra, através das buscas que realizamos nas igrejas e campos missionários e das experiências com outros obreiros em carreira, têm nos chamado à atenção as grandes contradições que estão presentes no sistema missiológico. De um lado, o discurso salvacionista do papel do missionário na sociedade, de outro, aquilo que o sistema missiológico tem efetivamente apresentado, ou seja, resultados desanimadores em alguns momentos. Diante desta situação, ganha destaque o trabalho dos missionários, que têm participação fundamental na atividade evangelística. Discute-se o seu papel, definem-se competências para sua atuação e cobram-se resultados do seu trabalho. Mas, e o missionário? Como ele vê o seu papel? Como ele constrói sua carreira? O que motiva e o que o desanima? Como vê e sente o seu trabalho e também do Coordenador ou Gerente Regional no acompanhamento, orientação e motivação à sua carreira? São estas questões que buscamos conhecer e debater nesta obra.

O missionário é um obreiro cuja atividade principal é o evangelismo e ensino. Sua formação inicial visa proporcionar os conhecimentos, as habilidades e as atividades requeridas para levar adiante o processo de evangelismo e ensino e aprendizagem no campo missionário.

A evangelização refere-se às condições ideais que venham garantir o exercício missionário de qualidade. Essas condições são: formação inicial e formação continuada nas quais o obreiro aprende e desenvolve as competências e atitudes laborais; remuneração compatível com a natureza e as exigências da ação missionária; condições de ambiente e clima de trabalho, práticas de organização e gestão.

Os objetivos da obra são:
Conhecer a concepção da carreira participativa ministerial dos missionários;
Verificar os fatores significativos de sua identidade e de seu projeto participativo evangelístico; e;
Elaborar proposta, na perspectiva de liderança da organização missionária, para motivar o obreiro no desenvolvimento de seu Projeto Participativo Missionário.

No capítulo 1, apresentamos o processo de construção da pesquisa justificando a relevância do tema e problema, a delimitação do problema, os objetivos e hipóteses e a metodologia utilizada.

No capítulo 2, apresentamos o referencial teórico. A apresentação dos dados e a análise estão presentes no capitulo 3. Finalmente, no capítulo 4, trazemos uma série de propostas que, acreditamos, possa contribuir para a melhoria do desenvolvimento do Projeto Participativo do Missionário.

O problema deste estudo procura indagar o discurso das práticas utilizadas pelos missionários no trabalho discipular e sobre os saberes incorporados pelo sistema missiológico, como parte importante da cultura evangelística, contribui para a disseminação da imagem da competência ou do fracasso atribuído ao obreiro, como missionário. Esta é a questão central deste trabalho.

Como adquirir: sepol.net@gmail.com
Tel. Cel. (11) 9-7452-0677

Valor R$ 25,00 + Frete

Forte abraço

Pr. Lopes - JMN/CBB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín