Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS SURDAS

MAESTRIA EM EDUCACIÓN – UNIVERSIDADE INTERNACIONAL IBEROAMERICANA (FUNIBER)
ALUNO: JOSÉ LOPES DE OLIVEIRA
PROFESSORA: ANDRÉIA MACHADO
DISCIPLINA: FATORES DE APRENDIZAGEM – MAPA CONCEITUAL

DATA: 31/10/2013


CRIANÇAS SURDAS

A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é um código de comunicação, uma língua, como o inglês ou o espanhol.
Atualmente, devido às demandas sociais, exige-se que, em todos os ambientes, haja profissionais que promovam a acessibilidade aos surdos.
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua natural da maioria dos surdos brasileiros e é reconhecida no Brasil pela Lei 10.436/2002 e pelo Decreto-lei 5.626/2005

OBJETIVO
Adquirir noções e identificar os conceitos básicos relacionados à LIBRAS e compreender o que é a LIBRAS e saber da sua importância na formação da pessoa surda.
Tornar o indivíduo preocupado com a inclusão social, conhecendo a cultura surda, bem como a importância desta língua para a comunidade surda.

METODOLOGIA
Através da conversação (sinais) em LIBRAS, proporcionando aos leitores o conhecimento da cultura da língua de sinais.

O QUE É LIBRAS?
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) teve sua origem na Língua de Sinais Francesa. As línguas de sinais não são universais como muitos pensam; cada país possui sua própria língua de sinais que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (regionalismo), o que a legitima ainda mais como língua.
Piaget dizia que não sabia como melhor alfabetizar a criança: se por meio da abordagem sintética ou por meio da abordagem analítica. Porém, sabia como descobrir: unindo o trabalho de um psicólogo experimental ao de um pedagogo e colocando ambos para conduzirem estudos experimentais a respeito.
No Brasil, durante os últimos 30 anos, a psicologia tem falhado em promover a reforma fônica na pedagogia por mostrar baixa competência em pesquisa experimental de avaliação e intervenção educacional.

O Programa Nacional de Desenvolvimento Escolar do surdo Brasileiro – PANDESB, apoiado e financiado pelo CNPq, Capes e Inep, durante 15 anos avaliaram cerca de 9.200 alunos surdos entre 6 a 40 anos de idade, da educação infantil ao final do ensino superior, quinze estados foram alcançados pela pesquisa.

QUAIS FORAM OS RESULTADOS
A pesquisa apontou que crianças surdas se desenvolvem mais e melhor em escolas bilíngues do que em escolas comuns, e não apenas em Libras.
A inclusão é ótima para crianças com deficiência auditiva, mas não para a criança surda, esta desenvolve melhor em escolas bilíngues, onde professores e colegas são sinalizadores fluentes.

O lugar é uma comunidade escolar sinalizadora que permite o desenvolvimento da língua natural (que é a libra) aos surdos brasileiros, desde a educação infantil.
Estudos apontam que 95% das crianças surdas nascem de pais ouvintes, é nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental bilíngues que elas irão adquirir e desenvolver a Libras.

Segundo Fernando Capovilla – USP/SP, durante 30 anos, o Brasil tem sido dominado por uma abordagem ineficaz, anacrônica e invariável em termos de neurociência cognitiva, que ignora todos os progressos desde a década do cérebro e que destoa do estado da arte do conhecimento científico sobre alfabetização em todo o mundo.

CONSENSO MUNDIAL PARA A ALFABETIZAÇÃO.
O consenso é de que na educação infantil de ouvintes e de deficientes auditivos devam ser desenvolvidos léxico semântico e fonológico e habilidades metafonológicas de modo lúdico; e que, na passagem da educação infantil para o ensino fundamental, se deva alfabetizar crianças ouvintes ensinando-as a ler por decifração-decodificação e a escrever por codificação, sendo que as formas fonológicas construídas pela decifração fluente passam a evocar o processo de reconhecimento fonológico.

Na educação de criança, o léxico semântico e o de sinais servirá de metalinguagem para a aquisição da escrita no ensino fundamental, que, por sua vez, propiciará a aquisição de leitura orofacial e, então, (inclusão) a partir do segundo ciclo fundamental.
Pois há diferença entre pessoa surda e deficiência auditiva. Deficiente auditivo é aquele cuja língua materna é o português, ou porque a perda auditiva não foi tão precoce
A pessoa surda é aquela cuja língua materna é a libra.

A Libras é a metalinguagem com a qual o português será adquirido já no final da educação infantil. É denominado de bilinguismo.

Segundo o PANDESB – Programa de Avaliação Nacional de Desenvolvimento, o deficiente auditivo prefere inclusão e vão melhor em inclusão. Eles se ressentem se forem tratados como surdos que precisam de sinais – e com razão e se identificam com a cultura dos ouvintes.

Já os surdos preferem escolas bilíngues para surdos e se desenvolvem mais e melhor nelas. Eles se ressentem se forem tratados como deficientes auditivos que não precisam de sinais, e com razão, eles se identificam com a cultura dos surdos.

Fonte de pesquisa: www.ip.usp.br/lance/index.html
Smith, Corinne & Lisa Strick – Dificuldades de Aprendizagem de A a Z – Artmed,2001
Eden Veloso e Valdeci Maia – Aprenda Libras com eficiência e rapidez. Ed. Mãos Sinais.  2011





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín