Pular para o conteúdo principal

SÍNTESE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL



Segundo o dicionário de Aurélio, educação é "o ato de educar" e, ainda, "o conjunto de normas pedagógicas aplicadas ao desenvolvimento geral do corpo e do espírito". Essa é uma boa definição, mas precisamos ir além.

Exponho um pequeno esboço sobre o início da educação no Brasil, as demais informações vocês as têm nos livros guias de ensino.

A educação no Brasil influência do Liberalismo, a Constituição do Império garantia o ensino gratuito.

15/10/1827 - institui o concurso público para professores, e instituía que a cada 12 anos de trabalho teria uma gratificação ao professor e o cargo era vitalício.

O ensino religioso era obrigatório (Oficial do Estado), os problemas religiosos só começaram a aparecer no Brasil a partir da segunda metade do século XIX alemãs luteranos.

O sepultamento era de responsabilidade da Igreja, cemitério - gr. Quemitero, lugar de repouso, por isso eram enterrados na Igreja.

Com o crescimento populacional passou a ser sepultados ao lado da igreja.
Morte tétrica século XIX-XX Romântica. Hoje morrer é outro mundo! Morre no hospital e não mais com a família - desacralizado.

Século XIX - cemitério para os protestantes
- cemitério para os inglês

Cemitério Campo Santo - Rua Sergipe - cemitério dos protestantes

Primeiro cemitério d luz - Consolação 1850, longe da cidade para evitar contaminação.

Os alemãs luteranos no Brasil pregavam em alemão.
Os missionários do sul dos E.U.A pregavam em português e já tinham as bíblias traduzidas em português ( Batistas Brasileiros).

Com a República os cemitérios passaram a ser responsabilidade da república. O Governo secularizou os bens da igreja (católica), os particulares e protestantes não.

República Laica - Positivista, a escola é o templo do saber.
A assistência social do estado só começa após 1930

No final do século XIX e início do século XX os protestantes criaram o Hospital Samaritano.

Caetano de Campos foi o modelo das escolas normais "Templo do Saber".
Positivismo - dar fim à ignorância e superstição.

A Igreja Católica criou a escola normal livre com a orientação do estado com o objetivo dessas alunas serem professoras e ensinarem religião.

No final do século XIX e início do século XX a Maçonaria criou a Escolas "Laicas" Positivistas não confessionais.

ESCOLAS PROTESTANTES

Escola alemã - não confessional para católicos e protestantes, pois luterano e anglicano não se preocupavam em fazer adeptos. "Nada mais nobre que fazer turismo dentro do nosso quintal" - Eça de Queirós.

Escolas italianas - polonesas p armênica, objetivo manter a cultura de seu povo

Século XIX romantismo / artes São Paulo totalmente europerizado (italiano) viaduto Santa Ifigênia veio da Bélgica.

Os anarquistas - escolas doutrinárias - ensinar o anarquismo.
Partido comunista - 1922 - 1848 Karl Marx - Manifesto Comunista
"Educação reflete a época Social" os liberais não eram agnósticos, poderiam ter sido anti-clericais.

Real padrado - herança portuguesa - o infante Com Henrique antes da descoberta do Brasil solicitou ao papa que todos os territórios descobertos ou a descobrir seriam português (Ordem de Cristo) nomear e indicar o prelado, a ordem se responsabilizaria a evangelizar (Templários - Os Cavaleiros de Nosso Senhor Jesus Cristo) - Marinheiros - Caravelas.


Cesaropapismo: Caesar/Tzar/Kaiser/Csar/Messias/Cristo.

REGIME; Teocrático - Theós = Deus - Cr´stico - Governo = Governo de Deus.
Jonh Locke - século XVII - Liberalismo
Moeda inglesa - Elisabeth DG. Regina pela Graça de Deus Isabel Rainha
Moeda do Império brasileiro. Petrus I,II DG Imperador Constitucional, Pedro pela Graça de Deus Imperador Constitucional.

Lutero insistia com os Ministros alemães para haver escola com o objetivo para ler a Bíblia.

A escola reflete o pensamento de uma sociedade
As pinturas (ícones) era (é) a bíblia do analfabeto

O cristianismo e o islamismo proibiram a representação do corpo humano - desenho de animais - imagens. Então os adeptos tiveram que aprender a ler.

Lutero - Calvino - Zwingo também proibiram os ícones (imagens) Livro: O protestantismo Origem do Capitalismo. Max Webwr

Kadija - judia - esposa de Maomé - dona de uma caravana.

Século VIII - iconosclatas - quebradores de ícones - imagens.

Concílio de Nicéia - manda reconstruir os ícones

Arabescos - rendas-leituras para os analfabetos


RELIGIOSIDADE NO BRASIL - EVANGÉLICOS

Do Ponto de vista evangélico as primeiras reuniões de instrução bíblica no Brasil ocorreram durante a permanência dos crentes calvinistas que desembarcaram em Guanabara, 1557 e, em 10 de março realizaram o primeiro culto evangélico em terra brasileira. Sendo que antes em 19/08/1955 em Petrópolis-RJ o Missionário Robert Kalley e sua esposa Drª Sarah P. Kalley da Igreja Congregacional realizaram a primeira Escola Bíblica Dominical.

A segunda fase de tais reuniões deus-e durante o domínio holandês no Nordeste-1639 por protestantes da Igreja Reformada Holandesa, quando vários núcleos evangélicos foram estabelecidos naquela região.

Na mesma época foram realizados cultos na Bahia, por ocasião da primeira invasão holandesa. Tudo isso cessou com o fim dos mencionados domínios e a feroz campanha de extinção movida pela Igreja Romana.

Fonte de Pesquisa: O Protestantismo, A Maçonaria e a Questão Religiosa no Brasil - David Gueiros Viera -UnB.
História da Cidadania - Jaime Pinsky - Contexto
Teologia Sistemática, história e filosofia - Alister E. Mcgrath - Shedd.
Sociologia da Educação - Nelson Piletti - Ática
História da Educação - Roger Gal - Universidade hoje

(José Lopes de Oliveira é Teólogo, Pedagogo, Psicopedagogo, Mestrando Ciência da Educação - Miss da JMN/CBB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín