Pular para o conteúdo principal

SÍNTESE FILOSÓFICA (Prof. Lopes)

FILOSOFIA – UTILIDADE
BUSCA DO CONHECIMENTO RACIONAL +/- 1000 a.C


Estímulo do pensamento;
Questionamento;
Descoberta;
Ampliação continuada do conhecimento;
Desmascarar a verdade absoluta;
Enriquecer sua visão de outras hipóteses de vida ou crenças;
Levantamento de diversas hipótese ou verdade;
Refletir sobre algo;
Postura crítica
Como devo agir.

Para Aristóteles a Física partiu da Filosofia que busca compreender a essência das coisas materiais constituídas pelos quatro elementos (Ar, água, terra e fogo), que se encontram em constante movimento retilíneo em direção ao centro da terra ou em sentido contrário a ela.

O movimento é compreendido como a transição do corpo em busca do estado de repouso, que é o seu lugar natural. Dessa forma, os corpos pesados como a terra e a água, tendem para baixo, para o centro. Pois este é o seu lugar natural.

A CIÊNCIA NA IDADE MÉDIA

A ciência medieval seguiu o modelo o pensamento greco-romano, ou seja, foi uma ciência “contemplativa”, desligada do técnico.

A idade média desprezou o trabalho manual. A natureza dentro dessa concepção o homem pensava “religiosamente” na sua existência e o mundo que o cercava.

Na Teologia medieval, a igreja romana, era a autoridade máxima em matéria do conhecimento humano. A Filosofia estava profundamente ligada ao pensamento Teológico.

A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

A Revolução Científica teve início no século XVII, no período que seguiu o Renascimento Cultural.

ALGUNS ACONTECIMENTOS DESSE PERÍODO

·        Surgimento da burguesia e das primeiras cidades;
·        Surgimento de um modelo econômico – o capitalismo.

O homem que surge neste período histórico, quer pensar por si mesmo, sem a intervenção da igreja, da religião ou das autoridades antigas. Então, ocorre a “Secularização do pensamento-centralização do pensamento”
·        Secularização – Pensamento não religioso, é o olhar pelos olhos da razão e não mais pelos olhos da religião.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS OU DESCOBERTAS NO PERÍODO DENOMINADO “REVOLUÇÃO CIENTÍFICA.

·        Galileu Galilei – Confirma a hipóteses do heliocentrismo. O sol é o centro do Universo.
·        Inquisição Religiosa – a igreja obriga àqueles que pensavam diferente aos seus ensinos a se retratarem publicamente.
·        A Física introduz o uso da experimentação e da matematização de suas pesquisas.
·        No século XVII – surge a Química
·        No século XIX – surge as ciências biológicas e a medicina.
·        No século XIX – surge a sociologia com August Connt – foi o pai do positivismo – corrente filosófica, que valorizou a ciência – o cientificismo – o que se pode conhecer da realidade e agir sobre ela.
CONCLUSÃO: O cientificismo predomina até hoje, ou seja, a crença nas potencialidades cientificas para a solução de todos os problemas humanos.


PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA

FILOSOFIA ANTIGA: é o período do nascimento filosófico, nos séculos VII e VI a.C, com Tales de Mileto.
Surge nesse primeiro momento o chamado Período Clássico da Filosofia. Com os Filósofos mais importantes da Grécia Antiga: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Com esses Filósofos os temas da Filosofia passaram a ser: Ética, Política, dentro de outros assuntos relacionados nas questões humanas.

Sócrates, Platão e Aristóteles, eram Filósofos que acreditavam na capacidade da razão em bem dirigir a vida humana. Pensando e refletindo o homem chegaria ao conhecimento da verdadeira essência de todos os assuntos.
FRASE: “Avida não refletida, não merece ser vivida”.

Esses filósofos refletiram sobre todos assuntos relacionados à vida humana, buscando definir corretamente todos os assuntos, afim de alcançar um correto entendimento da vida. O que é a verdade? O que é a justiça? O que é o amor? O que é a política? Qual é a melhor forma de governar?
Qual era o método desses filósofos para buscar a verdade, ou seja, para pensar corretamente? “O diálogo”. Por meio do diálogo na Grécia chamado de “dialética” aperfeiçoaram o pensamento, buscando ideias sobre os assuntos que queriam conhecer.

O pensamento não é correto, quando não há contradição, pois uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo. Ou é ou não é.

Para Platão, a vida para ser bem vivida, deveria ser dirigida pela razão: “Pensar bem para viver bem”.
O melhor caminho para seguir era o que nos conduziria para o mais alto. Ou seja, para os melhores objetivos.
Platão, via a realidade do mundo dividido em duas partes: físico ou material e a parte invisível ou espírito.
Denominamos essa divisão da realidade do mundo em dicotomia.

                             Mundo físico real.
Dicotomia:
                              Mundo espiritual ideal 

Para Platão, tudo o que é material é imperfeito, pois não permanece sempre idêntico a si mesmo.

FILOSOFIA DA RELIGIÃO

Desde que o homem se diferenciou do animal, tornou-se religioso ou seja, ele percebeu que na natureza havia algo além da realidade e, em si mesmo, algo que estava além da morte.
Durante milhares de anos esse sentimento se deturpou de maneira estanha. Para certas raças ele não podia ira além da crença em feiticeiros, sobre a forma primitiva, que ainda hoje encontramos em certas regiões da Oceania e entre alguns povos, o sentimento religioso culminou nas violentas cenas de sacrifícios humanos que formaram o caráter da Antiga Região.

Outros países principalmente no Continente Africano não ultrapassaram o fetichismo, ou seja, a adoração de um objeto material a que se atribuíram poderes sobrenaturais.

Ernest Renan-1861, Em sua literatura, reconheceu o Ser humano como Ser religioso. E que a religião passou por diferentes estágios.

Quando estudamos Filosofia da Religião, devemos ter em mente que o conceito de Deus foi um dos primeiros problemas filosóficos. Muitos sistemas dependem desse conceito para o seu desenvolvimento.

ARGUMENTOS RACIONAIS PARA PROVAR A EXISTÊNCIA DE DEUS.


Lembre-se: Os argumentos racionais são as construções racionais do pensamento, da reflexão.
Deus existe porque ELE é o princípio de tudo, a criação não pode ter vindo do nada.
Deus existe porque todos os povos têm uma religião.

ARGUMENTOS EMOCIONAIS
Para provar a existência de Deus. Os argumentos emocionais são aqueles que dependem do sentimento, da subjetividade, da intimidade de cada pessoa.
Deus existe porque posso senti-lo no coração.
Deus existe porque acredito que ELE existe.

Os primeiros filósofos gregos explicaram a existência de Deus quando buscaram uma causa para a existência do mundo. Deus é a causa do mundo.

PLATÃO – Deus é o criador do mundo, antes do mundo existir, havia ideias perfeitas e eternas, as quais por bondade divina, foram copiadas na matéria, embora as cópias não sejam perfeitas.


BIBLIOGRAFIA
 CHAUI, Marilena.  Filosofia série Novo Ensino Médio. Volume Único- São Paulo, Editora Átioca,2004
_______, Introdução à História da Filosofia – dos Pré-socráticos a Aristóteles, Volume 1. São Paulo Cia da Letras.

COTRIM, g. Fundamentos da Filosofia: História e Grandes Temas. São Paulo, Editora Saraiva, 7ªEdição, 2005

Larousse Cultural. Grande Enciclopédia, Volume 22, 1998





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín