Pular para o conteúdo principal

TENDENCIAS CONTEMPORÂNEA SÓCIO EDUCACIONAL

O processo de mudanças por que vem passando a atual sociedade constitui-se uma realidade jamais vista na história da humanidade. As mudanças decorrentes do avanço da ciência e da tecnologia constituem-se fator que ameaça o indivíduo e grupos e ao mesmo tempo provoca a necessidade de uma permanente busca de renovação. Esse processo exige que o cidadão esteja constantemente revendo e reformulando seus saberes, a sua forma de atuação social e, especialmente, a sua contribuição produtiva para comunidade. Exige que o cidadão reconheça e pratique seus deveres e direitos políticos, de forma consciente.

As transformações técnico-científicas e organizacionais verificadas no cenário internacional indicam tendências peculiares em todos os setores. No setor educacional são muitas as demandas advindas e, nesse, a educação profissional é vista como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento. Nesse sentido, a definição pela oferta de um curso de formação de professores que são os formadores (em todas as áreas) tem um significado institucional muito importante.

O mundo do trabalho mudou. Mudaram-se a organização dos empreendimentos produtivos, as tecnologias, as formas de gerenciamento da produção, as relações que se processam na realização das atividades, a organização espacial dos empregos. Mudaram-se os requisitos exigidos aos cidadãos produtivos – empreendedores e trabalhadores. Mudaram-se, assim, as exigências relativas à formação de professores  que atuam em todos os níveis e modalidades de ensino.

Acredito que precisamos situar-nos, todos, para sermos capazes de dirigir novos olhares para o novo mundo que aí está. Precisamos, então, construir novas propostas, sob um novo paradigma, entendidas como o compromisso do grupo, aquilo que os membros da comunidade partilham, pois a forma de conceber e orientar a oferta da educação decorre da orientação, do grupo responsável pela ação. Essa não é uma tarefa solitária.
Conforme Thomas Kuhn, o paradigma “(...) indica a constelação de crenças, valores, técnicas, etc. partilhadas pelos membros de uma comunidade”. É o corpo teórico maior que define e orienta ações de um campo de atuação.

Os paradigmas variam conforme a posição conceitual do grupo, conforme o compromisso que assumem – com o quê e com quem se está comprometido:Com a formação cidadã aluno? Com a politecnia? Com determinada empresa ou grupo? Com que tipo de sociedade? Com a inclusão social?
Muitas são as perguntas que precisam ser feitas e respondidas quando se trabalha com educação e essas – perguntas e respostas - pressupõem a compreensão relativa a determinados conceitos comuns, usuais nessa área, dependentes da perspectiva política de quem os utiliza.

 Formar um Professor significa prepará-lo para manifestar na sociedade aquilo que ele é: uma pessoa portadora de atitudes, de valores, de conhecimentos, de habilidades intelectuais/motoras/sociais e capaz de desenvolver aptidões e realizar funções específicas do magistério.

Um evento de formação de professores não pode significar, apenas, a preparação para a realização de tarefas didáticas. Deve ser muito mais que isso, deve significar a oportunidade para que o aluno possa  compreender as dinâmicas sociais e produtivas que se processam na sociedade, hoje globalizada, com as conquistas e com os reveses e contradições que essas têm gerado. Deve significar a preparação para o exercício autônomo, crítico e criativo que possibilite a capacidade de investigação e a busca de soluções, de respostas para questões teóricas e práticas da vida cotidiana do magistério.

A desigualdade social que tem origem na desigualdade econômica, no ambiente das relações que se processam entre as classes sociais, determina as condições materiais e de trabalho das pessoas. Essas condições determinam as diferenças que elas possuem para o acesso à cultura, à educação. A classe que detém o poder econômico possui, também, os meios de comunicação, de produção cultural e de difusão da cultura.

 A tendência é, portanto, a de colocar todos esses meios a serviço de seus interesses. Desse modo, a classe minoritária, mas dominante, difunde e justifica a sua própria concepção do mundo, suas ideias, seus valores e práticas que pretende para a vida, para o trabalho, para as relações sociais. O modo de difundir e justificar ideias é a estratégia utilizada pelo capitalismo que utiliza um sistema educativo constituído por escolas, igrejas, agências de formação, clubes e pela mídia para repassar a sua ideologia. Esses meios utilizados possuem importante influência sobre o modo de pensar de toda a sociedade, de todas as classes sociais que a compõem. Assim, historicamente no Brasil, a educação que os trabalhadores recebem visa a prepará-los para um trabalho alienado, para atitudes conformistas, para uma educação deficiente, de segunda categoria.

Desenvolver uma educação alienada não é o papel de uma escola que cumpre a sua função de educadora. A esta cabe a contribuição efetiva de formar o cidadão capaz de transformar a si próprio e o seu meio. Educar para a cidadania deve significar, na realidade, o desenvolvimento de uma práxis de Educação na cidadania. (Rubem Alves p. 15).

A cidadania não pode ser separada da questão do poder, que precisa ser socializado, pelo alargamento das formas de participação.

 A educação para a cidadania se processa no exercício da cidadania, no campo de conflitos, tais como a possibilidade ou não de democracia, na participação no poder, na igualdade política numa sociedade capitalista, baseada na desigualdade social e econômica (Arroyo - p. 61).
Existe distância entre igualdade social e liberdade política e isso se deve à privatização do poder, em todas as instâncias, inclusive na escola.

 Posso até dividir/distribuir o pão, o agasalho, mas não o meu poder.
 Não se pode mais vincular cidadania apenas à consciência, ao saber, aos valores culturais da elite. A cidadania pressupõe, também, condições materiais de existência, formas de produzir a vida material, relações sociais da produção de forma justa. E isso não é uma tarefa fácil.

A responsabilidade da escola é muito grande. A ela cabe a escolha da concepção de vida e de sociedade que pretende desenvolver. Ao tempo em que desenvolve os objetivos e demandas da sociedade, deve sempre observar a que interesses ela está atendendo com as propostas que realiza.

À escola cabe assegurar o direito de todos a uma Educação de qualidade, desenvolvida de modo a assegurar o domínio de conhecimentos, habilidades, atitudes, desenvolvidos com a formação de capacidades intelectuais de um pensamento autônomo, independente e criativo.

Assim orientado, o processo educativo necessita de um redimensionamento porque, privilegiando a globalização econômica - capitalista ou não - constrói a ideia de que existe uma única possibilidade de modernização, de organização societal e de conduta humana (Oliveira p. 11) e o que se verifica é a incapacidade de inclusão social de todos, mantendo e até acentuando as desigualdades existentes.

O capitalismo privado ou o estatal (por exemplo, o Chinês) subsume tudo aos seus interesses, determinando o quê e o como será feita a preparação dos futuros profissionais de modo a atender seus interesses econômicos, quase sempre, em detrimento da dimensão individual e social do trabalhador. Para garantir os lucros que pretende auferir, o capital estabelece os paradigmas, as “competências” desejadas e as suas formas de relação com o trabalho, sem considerar necessidades e interesses maiores.

Assim, o capital apropria-se, de forma explícita e/ou implícita, dos novos conceitos educativos e determina o quê e como deve ser feito, subordinando o trabalho de muitas escolas que agem alienadamente.
 O capital estabelece como recurso estratégico para sua dominação o emprego dos conceitos de competência e de empregabilidade (....). Esses conceitos, ao serem largamente utilizados na arena educacional, produzem uma desestruturação da educação no que se refere à possibilidade de se forjar, pela prática pedagógica, cidadãos devidamente comprometidos com uma nova ordem social. (Oliveira, pág 87).

Aos educadores cabe a tarefa de garantir uma educação sem dicotomias, uma escola que articule igualmente o conteúdo teórico e prático para que o aluno possa, no futuro, dispor de conhecimentos, habilidades e atitudes diversas que lhe permitam, em melhores condições, exercer a sua cidadania, na qual se inclui a participação produtiva, profissional. Quando se fortalece a dicotomia entre educação teórica e a prática profissional, compromete-se a formação de cidadãos integrados à sociedade, à vida política brasileira.
O futuro profissional que se pretende formar não pode ser preparado apenas para a “realização de tarefas”, a educação deve aspirar a um cidadão consciente, um profissional crítico, autônomo, capaz de articular-se, de forma includente, com o modelo globalizado.

Para isso, a escola deve ser um lugar de socialização democrática dos conhecimentos historicamente produzidos, uma resposta às investidas do capital, articulando meios, novas práticas educativas na busca de cidadãos participantes, questionadores, sensíveis e comprometidos com o que se passa no mundo e com as outras pessoas.

 As dificuldades que se encontram para construir esse projeto não podem ser impeditivas para as ações. Elas devem representar desafios na constituição de uma nova história.

É importante que se tenha clareza de que a oferta de educação é uma atividade complexa e por isso precisa ser crítica e muito consciente. Ela é complexa, sobretudo, quando são consideradas as contradições e controvérsias advindas de demandas do processo produtivo. Essas, nem sempre, são compatíveis com o compromisso político da educação que busca a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a inclusão da parcela populacional, historicamente, alijada das benesses produzidas.

O nosso compromisso deve ser refletido e muito consciente. Não podemos mais, de forma alienada, contribuir para a subordinação da escola ao capital, mantendo e aprofundando as desigualdades sociais.

 O capitalismo já mostrou que não constrói uma sociedade eficiente, justa, equilibrada e que preserve o meio ambiente. O socialismo mostrou que não constrói uma sociedade utópica, nega a liberdade individual e destrói o meio ambiente, também. A saída é o educacionismo, escola igual para todos. Para mim, o que faz a revolução não é tomar o capital do capitalista e dar para o trabalhador. É colocar o filho do trabalhador em uma escola igual à escola do filho do capitalista. ¨(Senador Cristovam Buarque, em entrevista ao Correio Braziliense do dia 18/9/08.)

A educação não tem poder para resolver os problemas econômicos decorrentes desse modo de agir do sistema econômico, mas pode contribuir:
  • Conhecendo o contexto em que se insere, para promover o diálogo social (e nele incluir-se) valorizando todos os pontos de vista nele existentes;
  • Fortalecendo a racionalidade ética frente à racionalidade tecnológica;
  • Potencializando o uso crítico e social das tecnologias;
  • Buscando meios de fazer com que o trabalho educativo guarde ou encontre condições para incluir os que hoje são excluídos.
  • Contribuindo para a conscientização do aluno como indivíduo e ser social, sempre atento às possibilidades e limitações existentes;
  •  Ajudando o aluno a preparar-se como ser produtivo em si mesmo, na defesa da sua liberdade, sua capacidade de agir de maneira auto-referencial em vez de identificar-se com determinado tipo de empresa.
A educação não precisa colocar-se contra a abertura mundial da produção e dos intercâmbios, mas deve contribuir para a existência de uma nova forma de mundialização que não esmague os interesses locais, as minorias, o meio ambiente em proveito apenas de quem já detém a riqueza, o poder, a influência.
Enfim, podemos contribuir oferecendo, a todos, a oportunidade educacional que cada um necessita e que essa seja uma escola de qualidade. Assim, faz-se necessário que estejamos sempre atentos.
Diante dessas constatações, vários desafios se fazem presentes para nós. Já é hora ou já passou da hora de reunidos buscarmos respostas e juntos construirmos as soluções necessárias.
“Sonho que se sonha só é só um sonho.
Sonho que se sonha junto é realidade”.
Raul Seixas
ALVES Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus, 2001.
OLIVEIRA, Ramon de. A (des)qualificação da educação profissional brasileira. São Paulo: Cortez. 2003

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín