Pular para o conteúdo principal

SENDO CRENTES “FILHOS AMADOS” DE DEUS E TENDO EXPERIMENTADO SEU AMOR, TEMOS UM PADRÃO A PRESERVAR, UM CAMINHO A SEGUIR.

Efésios 5:1,2 

 A vida cristã não envolve apenas o andar digno da nossa vocação e ao andar de maneira diferente dos gentios, mas também o andar em amor.

v. 1,2 – Os cristãos devem seguir o exemplo de Deus, que nos amou quando ainda éramos Seus inimigo. Como imitadores do Senhor, os cristãos devem demonstrar esse mesmo amor e negar a si mesmos.

v.3 – A cidade de Éfeso, com seu templo pagão dedicado a Diana (Atos 19.23-31), é uma alegoria da nossa sociedade, entregue à imoralidade sexual e à ganancia desenfreada. Paulo advertiu os cristãos em Éfeso para que evitassem essas concupiscências.

v.4 -  A vida cristã não deve ser degenerada por torpezas, nem parvoíces (coisa pequena, meninice, coisas idiotas), nem chocarrices, pois essas coisas não honram a Deus nem redundam em graças a Ele pela nossa redenção.

v.5 – E muitos círculos religiosos, a falta de princípios morais revela a contradição à Palavra de Deus. O impuro e ganancioso não terá herança no Reino.

v.6 – Observe o comentário sobre a expressão filhos da desobediência em Efésios 2:2. A ira de Deus está sobre aqueles cujas práticas pecaminosas são mencionadas em efésios 5:5.

vv.7-10 – O cristão passou das trevas (o reino do pecado e do diabo) para a luz (o reino da justiça). Quando Paulo utiliza o verbo andar (andai), está dizendo que os cristão devem mudar seu modo de pensar, sentir, agir e comportar-se, para que sejam condizentes com a posição que agora ocupam em Cristo (Rm.12:2).

v.11 – Não comuniqueis, implica não ter comunhão com as obras más de pessoas más, não participar da maldade delas. Condenai-as. Reprovamos as obras más quando evitamos e fazemos com que os outros saibam como Deus se sente com relação a elas.

vv.12,13 – Em oculto. O versículo 12 proíbe veementemente os cristãos de cederem à preocupação (pós) moderna de examinar os mistérios sombrios de coisas malignas, como o ocultismo, o espiritismo, a astrologia e outras práticas satânicas (Dt.18:9-22).

v.14 – Desperta, ó tu que dormes. Esse clamor pode ser um trecho de um hino cristão do primeiro século ou uma reflexão original de Paulo ao fazer alusão a Isaías 26:19, a uma promessa da salvação de Deus que haveria de manifestar-se.

v.15 – Andar prudentemente significa pisar com cutela. Devemos observar por onde andamos para não termos contato com influências indesejáveis.

v.16 – Remindo o tempo significa aproveitar bem o tempo e as oportunidades que Deus nos dá para servir-lhe. Cada um de nós tem um tempo ilimitado neste mundo, e Paulo exorta-nos a usar o máximo possível desse tempo, da melhor forma possível, para promover os objetivos de Cristo.

v.17 – Não sejais insensatos, mas entendei. Discernir a vontade do Senhor não é uma questão de sentimento ou emoção, mas de entendimento (racional) e discernimento (espiritual). Para tal, é necessário aplicar nossa mente à compreensão das Escrituras.

v.18 – assim como a pessoa embriagada com vinho está sob o efeito do álcool, o cristão cheio do Espírito é controlado pelo Espírito Santo. Enchei-vos. Encher-se indica uma ação que vai além de receber o selo do Espírito Santo (Ef.1:13). Selar é uma ação feita por Deus no momento de nosso novo nascimento. O tempo e o modo do verbo enchei-vos é imperativo, indica que a ação no presente de encher-se pode ser repetida, acontecendo em vários momentos. É algo que Paulo ordena que os cristãos em Éfeso façam. Em outras palavras, nem todos os cristãos são cheios do Espírito, mas todos foram selados com o Espírito quando se entregaram a Cristo (Ef.4:30).

v.19 – Cantar e salmodiar ao Senhor é uma das práticas de quem é cheio do Espírito. Alguns estudiosos acreditam que as três formas de música mencionadas por Paulo neste versículo se referem às partes diferentes do livro de Salmos. A maioria, porém, crê que essas palavras se referem a três categorias mais amplas:  1) Os 150 salmos no saltério(forma de instrumentos de cordas dedilháveis), além de outros poemas no estilo dos salmos ao longo de toda a Escritura; 2) Hinos, composições dirigidas a Deus, 3) Cânticos espirituais, canções inspiradas sobre a experiência cristã.

v.20 – Quando sempre graças por tudo. Quando realmente crermos no que é dito em Efésios 1:11, teremos muito menos dificuldade para entender Efésios 5:20.

vv.21,22 – O versículo 21 completa a ideia dos versículos anteriores (vv.18-20), que falam sobre como ser cheio do Espírito pode manifestar-se na vida do cristão. Ele também introduz a próxima seção (5.22-6.40, sobre como os membros de uma família cristã devem relacionar-se uns com os outros. Sujeitando-vos. A palavra usada não indica, neste contexto, que o indivíduo está sob o controle absoluto de outra pessoa, mas que ele se coloca voluntariamente sob a autoridade de outra pessoa.

vv.22-24 – Assim como Cristo não é inferior ao Pai, mas submete-se a Ele, as mulheres, embora sejam iguais ao seu marido enquanto pessoas, têm papéis diferentes na relação conjugal. A expressão ao Senhor revela que a submissão voluntária da mulher provém de sua submissão primeira a Cristo.

v.25 – Maridos, amai. Paulo não enfatiza a autoridade do marido; pelo contrário, ele exorta os maridos a amar a esposa sacrificando a si mesmo por ela. Eles devem imitar o amor de Cristo, o tipo de amor que está disposto a entregar a vida pela outra pessoa e servir-lhe, ainda que isso signifique sofrimento.

vv.26,27 – Nestes versículos, Paulo resume o que Jesus fez pela Igreja. Primeiro, ele a amou tanto que se dispôs a sofrer e a morrer por ela. Suas ações não somente a salvaram, mas também a santificaram. Segundo, Jesus queria levar a Igreja a ser o que ela deveria ser, o templo santo de Deus.

v.28 – Quando Paulo exorta os maridos a amar a esposa como a seu próprio corpo, está de fato dizendo que eles devem amá-la do mesmo modo que amam a si mesmos. Nunca se esperou que o homem tivesse esse amor profundo pela esposa no mundo pagão de Roma e da Grécia.

v.29 – O marido que percebe que sua esposa é, na verdade, a sua própria carne irá tratá-la com amor e cuidado.

v.30 – Nós, cristãos, somos membros do Corpo de Cristo.

v.31 – Serão dois numa carne. Paulo está citando Gênesis 2:24, que ensina que a união singular entre marido e esposa substitui os laços familiares originais.

v.32 – O mistério que foi revelado, a união espiritual entre Cristo e a Igreja, é comparado à união entre um homem e uma mulher pelo casamento.

v.33 – Homens precisam de respeito; a mulher que humilha o marido, principalmente em público, destrói sua união íntima com ele. O mesmo vale para o marido. O homem que trata a esposa de um modo insensível ou indelicado também está pondo a felicidade conjugal em risco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín