SENDO CRENTES “FILHOS AMADOS” DE DEUS E TENDO EXPERIMENTADO SEU AMOR, TEMOS UM PADRÃO A PRESERVAR, UM CAMINHO A SEGUIR.
Efésios 5:1,2
A vida cristã não envolve apenas
o andar digno da nossa vocação e ao andar de maneira diferente dos gentios, mas
também o andar em amor.
v. 1,2 – Os cristãos
devem seguir o exemplo de Deus, que nos amou quando ainda éramos Seus inimigo.
Como imitadores do Senhor, os cristãos devem demonstrar esse mesmo amor e negar
a si mesmos.
v.3 – A cidade de
Éfeso, com seu templo pagão dedicado a Diana (Atos 19.23-31), é uma alegoria da
nossa sociedade, entregue à imoralidade sexual e à ganancia desenfreada. Paulo
advertiu os cristãos em Éfeso para que evitassem essas concupiscências.
v.4 - A vida cristã não deve ser degenerada por
torpezas, nem parvoíces (coisa pequena, meninice, coisas idiotas), nem
chocarrices, pois essas coisas não honram a Deus nem redundam em graças a Ele
pela nossa redenção.
v.5 – E muitos
círculos religiosos, a falta de princípios morais revela a contradição à
Palavra de Deus. O impuro e ganancioso não terá herança no Reino.
v.6 – Observe o
comentário sobre a expressão filhos da desobediência em Efésios 2:2. A ira de
Deus está sobre aqueles cujas práticas pecaminosas são mencionadas em efésios
5:5.
vv.7-10 – O cristão
passou das trevas (o reino do pecado e do diabo) para a luz (o reino da
justiça). Quando Paulo utiliza o verbo andar (andai), está dizendo que os
cristão devem mudar seu modo de pensar, sentir, agir e comportar-se, para que
sejam condizentes com a posição que agora ocupam em Cristo (Rm.12:2).
v.11 – Não
comuniqueis, implica não ter comunhão com as obras más de pessoas más, não
participar da maldade delas. Condenai-as. Reprovamos as obras más quando
evitamos e fazemos com que os outros saibam como Deus se sente com relação a
elas.
vv.12,13 – Em
oculto. O versículo 12 proíbe veementemente os cristãos de cederem à
preocupação (pós) moderna de examinar os mistérios sombrios de coisas malignas,
como o ocultismo, o espiritismo, a astrologia e outras práticas satânicas
(Dt.18:9-22).
v.14 – Desperta, ó
tu que dormes. Esse clamor pode ser um trecho de um hino cristão do primeiro
século ou uma reflexão original de Paulo ao fazer alusão a Isaías 26:19, a uma
promessa da salvação de Deus que haveria de manifestar-se.
v.15 – Andar
prudentemente significa pisar com cutela. Devemos observar por onde andamos
para não termos contato com influências indesejáveis.
v.16 – Remindo o
tempo significa aproveitar bem o tempo e as oportunidades que Deus nos dá para
servir-lhe. Cada um de nós tem um tempo ilimitado neste mundo, e Paulo
exorta-nos a usar o máximo possível desse tempo, da melhor forma possível, para
promover os objetivos de Cristo.
v.17 – Não sejais
insensatos, mas entendei. Discernir a vontade do Senhor não é uma questão de
sentimento ou emoção, mas de entendimento (racional) e discernimento
(espiritual). Para tal, é necessário aplicar nossa mente à compreensão das
Escrituras.
v.18 – assim como a
pessoa embriagada com vinho está sob o efeito do álcool, o cristão cheio do
Espírito é controlado pelo Espírito Santo. Enchei-vos. Encher-se indica uma
ação que vai além de receber o selo do Espírito Santo (Ef.1:13). Selar é uma
ação feita por Deus no momento de nosso novo nascimento. O tempo e o modo do
verbo enchei-vos é imperativo, indica que a ação no presente de encher-se pode
ser repetida, acontecendo em vários momentos. É algo que Paulo ordena que os
cristãos em Éfeso façam. Em outras palavras, nem todos os cristãos são cheios
do Espírito, mas todos foram selados com o Espírito quando se entregaram a
Cristo (Ef.4:30).
v.19 – Cantar e
salmodiar ao Senhor é uma das práticas de quem é cheio do Espírito. Alguns
estudiosos acreditam que as três formas de música mencionadas por Paulo neste
versículo se referem às partes diferentes do livro de Salmos. A maioria, porém,
crê que essas palavras se referem a três categorias mais amplas: 1) Os 150 salmos no saltério(forma de
instrumentos de cordas dedilháveis), além de outros poemas no estilo dos salmos
ao longo de toda a Escritura; 2) Hinos, composições dirigidas a Deus, 3)
Cânticos espirituais, canções inspiradas sobre a experiência cristã.
v.20 – Quando sempre
graças por tudo. Quando realmente crermos no que é dito em Efésios 1:11,
teremos muito menos dificuldade para entender Efésios 5:20.
vv.21,22 – O
versículo 21 completa a ideia dos versículos anteriores (vv.18-20), que falam
sobre como ser cheio do Espírito pode manifestar-se na vida do cristão. Ele
também introduz a próxima seção (5.22-6.40, sobre como os membros de uma
família cristã devem relacionar-se uns com os outros. Sujeitando-vos. A palavra usada não indica, neste contexto, que o indivíduo
está sob o controle absoluto de outra pessoa, mas que ele se coloca
voluntariamente sob a autoridade de outra pessoa.
vv.22-24 – Assim
como Cristo não é inferior ao Pai, mas submete-se a Ele, as mulheres, embora
sejam iguais ao seu marido enquanto pessoas, têm papéis diferentes na relação
conjugal. A expressão ao Senhor revela que a submissão voluntária da mulher
provém de sua submissão primeira a Cristo.
v.25 – Maridos,
amai. Paulo não enfatiza a autoridade do marido; pelo contrário, ele exorta os
maridos a amar a esposa sacrificando a si mesmo por ela. Eles devem imitar o
amor de Cristo, o tipo de amor que está disposto a entregar a vida pela outra
pessoa e servir-lhe, ainda que isso signifique sofrimento.
vv.26,27 – Nestes
versículos, Paulo resume o que Jesus fez pela Igreja. Primeiro, ele a amou
tanto que se dispôs a sofrer e a morrer por ela. Suas ações não somente a
salvaram, mas também a santificaram. Segundo, Jesus queria levar a Igreja a ser
o que ela deveria ser, o templo santo de Deus.
v.28 – Quando Paulo
exorta os maridos a amar a esposa como a seu próprio corpo, está de fato
dizendo que eles devem amá-la do mesmo modo que amam a si mesmos. Nunca se
esperou que o homem tivesse esse amor profundo pela esposa no mundo pagão de
Roma e da Grécia.
v.29 – O marido que
percebe que sua esposa é, na verdade, a sua própria carne irá tratá-la com amor
e cuidado.
v.30 – Nós,
cristãos, somos membros do Corpo de Cristo.
v.31 – Serão dois
numa carne. Paulo está citando Gênesis 2:24, que ensina que a união singular
entre marido e esposa substitui os laços familiares originais.
v.32 – O mistério
que foi revelado, a união espiritual entre Cristo e a Igreja, é comparado à
união entre um homem e uma mulher pelo casamento.
v.33 – Homens precisam
de respeito; a mulher que humilha o marido, principalmente em público, destrói
sua união íntima com ele. O mesmo vale para o marido. O homem que trata a
esposa de um modo insensível ou indelicado também está pondo a felicidade
conjugal em risco.
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