Pular para o conteúdo principal

O POVO DE DEUS É DIFERENTE DO POVO DO MUNDO. A CONDUTA DO CRENTE NO MUNDO


Efésios 4:1 – 6:24 

4:1-16 – Uma caminhada digna – Deus sempre une doutrina com prática, ensinamentos e os resultado práticos dos ensinamentos. Em Ef.1-3 ele nos falou das riquezas da Sua graça e das riquezas da Sua glória por meio de Jesus Cristo. Agora ele nos exorta a vivermos de maneira digna neste mundo. Através da Unidade do Espírito, Deus realizou uma unidade maravilhosa que os crentes têm a responsabilidade de manter na experiência.

v.1 – A vida cristã não é comparada aqui ao ato de correr ou ficar parado, mas ao ato de andar. A expressão “andeis como é digno” significa que a vida do cristão deve condizer com a excelência do chamado que ele recebeu de Cristo.

v.2 – Humildade e mansidão, com longanimidade.  Essas são as virtudes divinas que Jesus demonstrou (Fp.2:5-8). Elas não são virtudes inatas (que nasce com o indivíduo) ao homem, mas devem ser cultivadas pelo Espírito de Deus em nós ao cooperarmos com Ele sendo altruísta (sentimento de quem põe o interesse alheio acima do seu próprio). Mas somente o Espírito pode fortalecer-nos para que tratemos as pessoas como superiores a nós (Fp.2:3)
Suportando-vos aproxima-se de nossa expressão tolerar, o uso que Paulo faz do verbo também tem conotações positivas. Assinala que devemos ter paciência com os outros e dar-lhes suporte. Muitas vezes, pedimos que Deus seja paciente para conosco e com nossas falhas. Não obstante, (apesar disso, contudo) nós mesmos não exercemos o mesmo tipo de paciência. Não deve ser assim.

v.3 – A unidade do Espírito. Todos os cristãos são um no Espírito. É nosso dever guardar ou observar essa unidade, reconhecendo que ela existe e colocando-a em prática ao abandonar o sectarismo (espírito de seita, intransigência, intolerância). (Jo17:20-26) Procurando implica fazer todo o esforço, empenhar-nos, para manter a unidade do Espírito.

v.4 – A expressão há um só corpo significa que a Igreja é um organismo vivo composto por membros vivos (os santos que foram comprados com o sangue de Jesus, nasceram de novo e creem na Bíblia). Esse corpo espiritual tem uma Cabeça, Cristo, e muitos membros, os cristãos (ICo 12:1,13). Quando Paulo afirma que há um só Espírito, refere-se ao Espírito Santo, que é a vida e o fôlego desse Corpo, o Agente da regeneração de cada cristão, e que agora mantém uma conexão vital entre cada um desses membros e os demais, e entre estes e Cristo.

A expressão uma só esperança da vossa vocação revela que essa realidade suprema e gloriosa é para judeus e gentios.

v.5 – Um só batismo pode referir-se ao batismo com o Espírito, que insere todos os cristãos no Corpo de Cristo, a Igreja (ICo 12:13). Também pode referir-se ao batismo em águas, o sinal externo de que a pessoa deseja ingressar-se espiritualmente no Corpo de Cristo. Naquela época, o batismo público claramente identificava o indivíduo como um cristão.

v.6 – Quando Paulo diz um só Deus e Pai de todos, esclarece que há apenas um Deus para todos os povos, e não um Deus diferente para cada nação. O qual é sobre todos fala da transcendência de Deus e do poder soberano que ele não divide com ninguém.  E por todos fala da imanência de Deus, de Sua ação dominante. E em todos fala de Sua presença dentro dos cristãos, Seu relacionamento pessoal. O único Deus reina sobre todos, opera por meio de todos e habita em todos.

v.7 – Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Como Pedro (IPe 4.10), Paulo ensinou que todos os cristãos recebem dons espirituais pelo favor imerecido, a graça de Deus. Os dons são dados de forma soberana por Cristo para edificar Sua Igreja (ICo 12.11). Portanto, o Corpo de Cristo deve manter-se em sintonia com a Cabeça e edificar um ao outro, para que todos possam cumprir a missão que lhes foi proposta por Deus no Corpo, e suas boas obras atestem ao mundo sobre a nova criação e redundem em glória para Deus. (ICo 12.7).

v. 8 – Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. Aqui, Paulo cita o Salmo 68.18 para descrever o Messias subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, triunfante sobre Satanás e suas hostes, e distribuindo dons espirituais ao Seu povo. O uso fiel de nossos dons na terra determinará a posição que ocuparemos no Reino messiânico de Cristo.

v.9 – para muitas pessoas, esta descida se refere à ida de Jesus ao Hades (literalmente, o lugar abaixo de, o reino dos mortos), após Sua crucificação e morte, a fim de conduzir os santos que lá estavam ao Paraíso, ao ressuscitar. A expressão as partes mais baixas da terra também poderia ser traduzida como as partes mais baixas, a terra, de modo referir-se à vinda de Cristo ao nosso humilde mundo, como homem. Esse é o significado mais provável aqui (Fp. 2:5-8).

v.10 _ Aquele que se humilhou como Servo humilde e sofredor é o mesmo que subiu acima de todos os céus em supremacia universal (Fp 2.9-11; Cl.1.18).

v.11 – Apóstolos, com o sentido de emissários, ou embaixadores, seu sentido mais estrito, refere-se aqueles que viram o Cristo ressurreto, realizaram milagres e foram especialmente escolhidos por Ele para anunciar as boas-novas a todos como testemunhas oculares de Jesus e “plantadores” de igrejas. Nesse sentido mais especifico, não existem apóstolos hoje (existe apenas ministério apostólico).
Profetas são aqueles que entregaram revelações diretas de Deus (ICo 14), prenunciando as ações do Senhor e reforçando o que Ele já havia dito nas Escrituras.
Evangelistas são os pregadores do evangelho que evangelizaram e evangelizam pessoas, cooperando com o Senhor para que elas creiam e tornem-se membros do Corpo de Cristo (Ef.2.8,9). Os evangelistas também podem ensinar outros cristãos a compartilharem sua fé de forma eficaz.
Pastores fazem pela Igreja tudo o que um pastor no sentido da palavra faz pelas ovelhas: alimentam, amparam, cuidam e protegem contra os inimigos. Não cabe necessariamente ao pastor ganhar ovelhas, mas, sobretudo, cuidar delas para que sejam fortalecidas, fiquem saudáveis, e seu rebanho cresça.
Doutores. São os ministros (mestres) que recebem dons especiais para ensinar aos membros do Corpo de Cristo. [A cada um desses dons ministeriais estão listados em I Coríntios 12.].

vv.12,13 – Três etapas de crescimento são apresentadas aqui: líderes instruídos são responsáveis pelo aperfeiçoamento dos santos; estes, estando bem preparados, fazem a obra do ministério e, consequentemente, o corpo de Cristo é edificado. O objetivo final é a maturidade cristã, a verdade e o amor.

v.14 – os meninos são ingênuos, vulneráveis e tornam-se vítimas fáceis. A Igreja precisa trabalhar com diligencia no sentido de conduzir à maturidade os que são crianças em Cristo (IPe 2.2).

v.15 – A expressão seguindo a verdade em caridade sugere que tudo o que os cristãos dizem ou fazem deve ser honesto e verdadeiro e dito ou feito com amor.

v.16 – O uso da metáfora do Corpo aqui para apresentar a mesma verdade expressa pelo termo edifício, Ef.2:21.
Todas a juntas de cada parte desse corpo são essenciais para seu pleno crescimento, nenhuma de suas partes é insignificante (ICo 12.14-27). Pode-se dizer que tudo que fortalece os cristãos e a Igreja é para sua edificação.

vv.17-19 – Aqueles que andam na vaidade do seu sentido (v.17), a ponto de terem perdido todo o sentimento, estão entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, tendo um coração endurecido devido a anos de pecado, imoralidade e devassidão.

vv.20,21 – Pressupõe-se que, ao usar a expressão se é que (em se é que tendes ouvido e nele fostes ensinados), Paulo não estava pondo em dúvida a experiência cristã daqueles a quem falava.

vv.22-24 – Paulo comparou a vida cristã ao ato de despir-se das vestes sujas de um passado marcado pelo pecado e vestir-se com as vestes da justiça de Cristo, que são brancas como a neve.

v.25 – citando Zacarias 8.16, Paulo pede que os cristãos falem a verdade uns aos outros, porque todos eles estão unidos em Cristo. Em Provérbios 6.17, a língua mentirosa é indicada como uma das seis coisas que Deus odeia.

v.26 – Paulo usa um texto do Salmo 4.4 para indicar que sentir ira não é pecado (e sim, dar lugar a ela, agindo motivado por ela, ainda que esta motivação esteja oculta, recalcada, com o passar do tempo). Não devemos permitir que a ira envenene nosso espírito ou persista por muito tempo (Mc.11.25). Os cristãos podem sentir uma “ira Justa” ante a injustiça e o pecado, mas nunca devem deixar-se dominar e levar pela ira.  Em vez disso, devem procurar oportunidade para expressar o amor de Cristo a todos.

v. 27 – Não deis lugar ao diabo. Satanás espera a oportunidade para dar o primeiro passo em nossa direção. O verbo, no imperativo presente, em grego significa não tenha o hábito de dar lugar a Satanás. A ira descontrolada é uma brecha pela qual o inimigo de nossa alma entra em nosso coração com o intuito de destruir e corromper o Corpo. Ele só pode atingir quando encontra um lugar na vida de alguém para fazer sua obra maligna.

v.28 – A frase trabalhe, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade significa que, em vez de tomar o que é de outra pessoa, o cristão deve ganhar o suficiente para dividir parte de seus ganhos com os necessitados. Não se trata de um simples chamado para que o indivíduo deixe de roubar ou ser ganancioso, mas, sim, para que ele seja generoso e tenha uma verdadeira mudança de atitude.
v.29 – Os padrões para o modo de falar do cristão são extremamente altos. Ele não deve emitir nenhuma palavra torpe, pois até por meio de sua fala o cristão deve representar Cristo, expressando bondade, brandura, paciência e cordialidade.

v.30 -  Nunca devemos repelir, ignorar ou rejeitar o Espírito Santo de Deus. Se nos lembrarmos que Aquele que vive em nós é o próprio Espírito de Deus, sermos muito mais seletivos quanto ao que pensamos, lemos, vemos, dizemos e fazemos. Observe que Paulo reconhece que os maus pensamentos e ações são tentações viáveis até para os que são selados pelo Espírito Santo.

vv.31,32 – A antiga vida é fruto de um coração hostil que sente amargura, segue seu próprio caminho, prefere blasfêmias e deseja o mal aos outros. Como deixar de lado todo amargura? Deixando que Deus encha nosso coração com Seu amor perfeito. A nova vida nos leva a ser benignos, manifesta-se em atos de bondade e capacita-nos a perdoar as ofensas cometidas pelos outros.

Forte abraço. Que Deus continue iluminando o seu caminho e ministério.

Comentários

  1. Que Deus continue te usando na busca do conhecimento bíblico para transmitir a outros com a finalidade de serem alcançado para o Senhor.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín