Efésios 2:1-22. Esta provavelmente
é a exposição mais clara do evangelho em todas as epístolas de Paulo: somos
salvos pela graça, por meio da fé, e não por méritos humanos ou boas obras. Não
que os cristãos não façam boas obras, mas as obras não são exigências para que
eles sejam aceitos por Deus nem são provas disso. Lutero fez uma síntese disso:
“Não é contra as obras que lutamos, mas contra a confiança das obras”.
2:1 – A expressão
mortos em ofensas e pecados significa espiritualmente mortos e perdidos.
2:2 Noutro tempo,
andastes. O verbo andar normalmente é usado na Bíblia para descrever o
progresso normal e firme de um cristão com Deus (Sl 1:1). Aqui Paulo se refere
à antiga caminhada do cristão. Seja um caminho de negligência moral ou a viela
escura do mal, os cristãos não devem mais andar nos maus caminhos do passado
(Ef.4:17). Eles são salvos para que possam ter um estilo de vida pautado nas
boas obras (v.10). Devem andar de maneira digna de sua vocação (Ef.4:1), o que
significa andar em amor (Ef.5:2), na luz (Ef.5:8) e em sabedoria (Ef.5:15).
Paulo enfatiza para os efésios que antes andavam segundo os caminhos do mundo e
seguiam o príncipe das potestades do ar, ou seja, Satanás.
A expressão “filhos
da” é um hebraísmo, uma forma de dizer que as pessoas [os filhos] têm como
característica e caráter os mesmos traços de outrem [o pai]. Portanto, “os
filhos da desobediência” são pessoas que desobedecem a Deus, sejam cristãos ou
não. (Mt.16:23; Lc.22:31,32; At 5:3).
2:3 – vontade, em
vontade da carne, significa desejos fortes. Mesmo com o modificador da nossa
carne, essa palavra é mais do que uma referência a desejos humanos. Refere-se
também a algo mais profundo, à concupiscência da carne, o desejo veemente por
fama, poder e riquezas. (Gl.5:19-21).
2:4-7 – Estando nós
ainda mortos. A Palavra de Deus está cheia de contrastes entre a incapacidade
do homem e a suficiência do Senhor.
v.4 O escritor agora
retoma à declaração que foi interrompida no versículo2. Mas Deus. Este é o
contraste salvador. Sendo rico em misericórdia (veja as riqueza da sua graça e
da glória 1:7,18). Não há limite para a misericórdia de Deus. Por causa do
grande amor com que nos amou. A bíblia indicam repetidas vezes que o amor de
Deus para conosco é a coisa mais importante, e não o nosso amor para com Ele. I
Jo 4:9,10
v.5 Mortos em nossos
delitos. Isto reverte à declaração de Ef.2:1. Nos deu a vida. Juntamente com
Cristo. Aqui há um verbo composto que está ligado à palavra Cristo, para
mostrar que o fato de estarmos vivos tem ligação com o fato dEle estar vivo,
isto é, com Sua ressurreição. Pela graça sois salvos, está explicado e desenvolvido
no versículo 8.
v.6 E juntamente com
ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.
As Escrituras ensinam que fomos identificados com o Senhor Jesus Cristo, não
apenas em Sua morte (Rm.6), mas também na Sua ressurreição e na Sua ascensão à
direita do Pai.
A palavra Assentar é
uma das grandes palavras desta epístola, indicando a posição que temos em
Cristo, como participantes de uma redenção consumada e concluída e de uma
vitória. Nos lugares celestiais. A terceira vez que esta expressão foi usada
nesta carta. POR CAUSA DE NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO, já estamos potencialmente no
céu. Onde Ele realmente está.
v.7 Para mostrar nos
séculos vindouros. A Igreja servirá de eterna demonstração da graça de Deus. A
suprema riqueza da Sua graça 1:7 em bondade.
v.8 Porque pela
graça sois salvos. Isto é, vós fostes salvos. A graça de Deus é a fonte da
nossa salvação. Mediante a fé. Paulo não diz nunca por causa da fé, pois a fé
não é a causa, apenas o canal por meio do qual recebemos a nossa salvação. Isto não vem de vós. A palavra isto não se
refere nem à graça nem à fé, mas a todo o ato da salvação. – “esta salvação não
vem de vós mesmos” dom de Deus.
v.9 Não de obras.
Este é o complemento negativo da afirmação precedente. O Espírito Santo tem
sido muito cuidadoso em resguardar esta preciosa doutrina da salvação pela
graça contra todas as formas de heresia. Obras nas escrituras são o produto ou
fruto da salvação, não a causa dela. Para que ninguém se glorie. No céu ninguém
vai se gloriar porque não haverá ninguém que tenha motivo de glória (ICo.4:7).
v.10 Somos feitura
dele. O dele é enfático no original. Criados em Cristo Jesus para boas obras. O
propósito de nossa nova criação é que andássemos nas boas obras. Agora a
passagem completou o seu círculo, pois esse andar está em contraste direto com
o andar descrito no versículo 2.
vv. 11-22. Uma das
grandes verdades desta carta é que os judeus e gentios estão unidos no corpo de
Cristo. Este corpo já mencionado em Ef. 1:23, e a união está descrita aqui com
mais detalhes no capítulo 3.
O que os Gentios
eram sem Cristo?! A linguagem desses versículos desenha um quadro tenebroso da
posição dos gentios antes da vinda de Cristo.
v.11 – Portanto,
lembrai-vos. A maior parte dos leitores originais de Paulo era gentios. O
apóstolo aqui os faz lembrar de sua posição antes de ouvirem o Evangelho.
Outrora vós gentios. Diante dos homens ainda eram gentios, mas não diante de
Deus. Deus olha para todos os homens como judeus, gentios ou a Igreja (ICo
10:32). Quando alguém aceita o Senhor Jesus Cristo, quer seja judeu ou gentio,
já não é mais tal diante de Deus, mas passa a ser membro do Corpo de Cristo,
chamados incircuncisão. Esse era um espírito insolente aplicado pelos judeus
aos gentios.
v.12 – Separados da
comunidade de Israel. No V.T Deus tinha um convênio com a nação de Israel e
governava esse estado diretamente. Aqueles, que não eram judeus, eram
estrangeiros. Não tendo esperança e sem Deus, só podiam tomar conhecimento do
convênio e das promessas do Senhor através de Israel. As expressões descritivas
vão se tornando cada vez mais sérias. Judeus e gentios foram unidos em Cristo,
e o último agora está tão perto dele quanto aos primeiros.
v.13 Mas agora. Isto
indica um contraste à sua anterior posição. Em Cristo Jesus. Antes estavam no
mundo (v.12). Sua condição era sem esperança. Agora estão em Cristo, com todos
os privilégios do céu. Observe os diversos contrastes nestes versículos – no
mundo, em Cristo Jesus; naquele tempo, agora; separados, aproximados.
v.14 – Ele é a nossa
paz. Aqui o apóstolo demonstra o progresso desta seção: ele é a nossa paz,
(v.14) fazendo a paz, (v.15); evangelizou paz (v.17). De ambos fez um. Isto é,
judeus e gentios. Tendo derrubado a parede da separação pode ser uma alusão à
parede que separava o Pátio dos gentios e o Pátio dos Judeus no Templo. Uma
inscrição nessa parede advertia os gentios da pena de morte, se entrassem o
Pátio dos Judeus. Agora, diante de Deus, não há mais distinção. (Rm.1:2,3).
v.15- A inimizade.
Talvez em aposição à “parede de separação que estava no meio” um novo homem.
Não um indivíduo, mas a nova criação da qual Cristo é o cabeça.
v.16 – Ambos.
Novamente uma referência aos judeus e gentios. Destruindo por ela a inimizade.
Isto é, pela cruz.
vv.17 e 18 –
desdobram mais esta verdade da união do judeu com o gentio em Cristo. Vós
outros que estáveis longe. Os gentios. Aos que estavam perto. Os judeus. V.18
observe a ênfase sobre a palavra ambos (vs.14,16,18) ambos unidos, ambos
reconciliados com Deus, ambos tendo acesso.
v. 19 – Assim. A
conclusão lógica do que foi escrito. Já
não sois estrangeiros e peregrinos. A posição desses gentios foi
inteiramente revertida da sua condição anterior, descrita neste capítulo. Mas
concidadãos dos santos. Em Cristo, judeus e gentios têm uma nova cidadania
(Fp.3:20,21).
v.20 Edificados
sobre o fundamento. A Igreja, que é o Corpo de Cristo, está sendo apresentada
aqui como um grande edifício, o templo de Deus. Os apóstolos. Os homens
especialmente designados pelo Senhor Jesus Cristo no começo da Igreja. Eles não
tiveram sucessores. E Profetas. Não profetas do VT, mas profetas cristãos, os
profetas do NT, alguns dos quais são mencionados e descritos no livro de Atos e
nas epístolas. Sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. Passagens como
esta em I Pe 2:5 ajudam-nos a entender o significado de Mt.16:18. Pedro, sendo
um apóstolo, foi uma das pedras fundamentais junto com os demais apóstolos e
profetas, mas a estrutura como um todo está edificada sobre Cristo. Veja I Co
3:11.
v.21 – Todo
edifício. O apóstolo está falando de um só edifício, o Corpo místico de Cristo.
Esta interpretação está confirmada pela linguagem do que vem a seguir. Israel
no VT tinha um templo de madeira e pedra. Em contraste com este, a Igreja é o
templo (I Co 3:16; I Pe. 1:2-9). Um templo é um lugar da habitação de Deus,
como diz o versículo 22.
Forte abraço no amor de Cristo e até a próxima semana com o Cap.3
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