Pular para o conteúdo principal

O NOSSO ASSENTAR COM CRISTO INDICA QUE POTENCIALMENTE ESTAMOS NO CÉU.


Efésios 2:1-22. Esta provavelmente é a exposição mais clara do evangelho em todas as epístolas de Paulo: somos salvos pela graça, por meio da fé, e não por méritos humanos ou boas obras. Não que os cristãos não façam boas obras, mas as obras não são exigências para que eles sejam aceitos por Deus nem são provas disso. Lutero fez uma síntese disso: “Não é contra as obras que lutamos, mas contra a confiança das obras”.


2:1 – A expressão mortos em ofensas e pecados significa espiritualmente mortos e perdidos.

2:2 Noutro tempo, andastes. O verbo andar normalmente é usado na Bíblia para descrever o progresso normal e firme de um cristão com Deus (Sl 1:1). Aqui Paulo se refere à antiga caminhada do cristão. Seja um caminho de negligência moral ou a viela escura do mal, os cristãos não devem mais andar nos maus caminhos do passado (Ef.4:17). Eles são salvos para que possam ter um estilo de vida pautado nas boas obras (v.10). Devem andar de maneira digna de sua vocação (Ef.4:1), o que significa andar em amor (Ef.5:2), na luz (Ef.5:8) e em sabedoria (Ef.5:15). Paulo enfatiza para os efésios que antes andavam segundo os caminhos do mundo e seguiam o príncipe das potestades do ar, ou seja, Satanás.

A expressão “filhos da” é um hebraísmo, uma forma de dizer que as pessoas [os filhos] têm como característica e caráter os mesmos traços de outrem [o pai]. Portanto, “os filhos da desobediência” são pessoas que desobedecem a Deus, sejam cristãos ou não. (Mt.16:23; Lc.22:31,32; At 5:3).

2:3 – vontade, em vontade da carne, significa desejos fortes. Mesmo com o modificador da nossa carne, essa palavra é mais do que uma referência a desejos humanos. Refere-se também a algo mais profundo, à concupiscência da carne, o desejo veemente por fama, poder e riquezas. (Gl.5:19-21).

2:4-7 – Estando nós ainda mortos. A Palavra de Deus está cheia de contrastes entre a incapacidade do homem e a suficiência do Senhor.

v.4 O escritor agora retoma à declaração que foi interrompida no versículo2. Mas Deus. Este é o contraste salvador. Sendo rico em misericórdia (veja as riqueza da sua graça e da glória 1:7,18). Não há limite para a misericórdia de Deus. Por causa do grande amor com que nos amou. A bíblia indicam repetidas vezes que o amor de Deus para conosco é a coisa mais importante, e não o nosso amor para com Ele. I Jo 4:9,10

v.5 Mortos em nossos delitos. Isto reverte à declaração de Ef.2:1. Nos deu a vida. Juntamente com Cristo. Aqui há um verbo composto que está ligado à palavra Cristo, para mostrar que o fato de estarmos vivos tem ligação com o fato dEle estar vivo, isto é, com Sua ressurreição. Pela graça sois salvos, está explicado e desenvolvido no versículo 8.

v.6 E juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. As Escrituras ensinam que fomos identificados com o Senhor Jesus Cristo, não apenas em Sua morte (Rm.6), mas também na Sua ressurreição e na Sua ascensão à direita do Pai.
A palavra Assentar é uma das grandes palavras desta epístola, indicando a posição que temos em Cristo, como participantes de uma redenção consumada e concluída e de uma vitória. Nos lugares celestiais. A terceira vez que esta expressão foi usada nesta carta. POR CAUSA DE NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO, já estamos potencialmente no céu. Onde Ele realmente está.

v.7 Para mostrar nos séculos vindouros. A Igreja servirá de eterna demonstração da graça de Deus. A suprema riqueza da Sua graça 1:7 em bondade.

v.8 Porque pela graça sois salvos. Isto é, vós fostes salvos. A graça de Deus é a fonte da nossa salvação. Mediante a fé. Paulo não diz nunca por causa da fé, pois a fé não é a causa, apenas o canal por meio do qual recebemos a nossa salvação.  Isto não vem de vós. A palavra isto não se refere nem à graça nem à fé, mas a todo o ato da salvação. – “esta salvação não vem de vós mesmos” dom de Deus.

v.9 Não de obras. Este é o complemento negativo da afirmação precedente. O Espírito Santo tem sido muito cuidadoso em resguardar esta preciosa doutrina da salvação pela graça contra todas as formas de heresia. Obras nas escrituras são o produto ou fruto da salvação, não a causa dela. Para que ninguém se glorie. No céu ninguém vai se gloriar porque não haverá ninguém que tenha motivo de glória (ICo.4:7).

v.10 Somos feitura dele. O dele é enfático no original. Criados em Cristo Jesus para boas obras. O propósito de nossa nova criação é que andássemos nas boas obras. Agora a passagem completou o seu círculo, pois esse andar está em contraste direto com o andar descrito no versículo 2.

vv. 11-22. Uma das grandes verdades desta carta é que os judeus e gentios estão unidos no corpo de Cristo. Este corpo já mencionado em Ef. 1:23, e a união está descrita aqui com mais detalhes no capítulo 3.

O que os Gentios eram sem Cristo?! A linguagem desses versículos desenha um quadro tenebroso da posição dos gentios antes da vinda de Cristo.

v.11 – Portanto, lembrai-vos. A maior parte dos leitores originais de Paulo era gentios. O apóstolo aqui os faz lembrar de sua posição antes de ouvirem o Evangelho. Outrora vós gentios. Diante dos homens ainda eram gentios, mas não diante de Deus. Deus olha para todos os homens como judeus, gentios ou a Igreja (ICo 10:32). Quando alguém aceita o Senhor Jesus Cristo, quer seja judeu ou gentio, já não é mais tal diante de Deus, mas passa a ser membro do Corpo de Cristo, chamados incircuncisão. Esse era um espírito insolente aplicado pelos judeus aos gentios.

v.12 – Separados da comunidade de Israel. No V.T Deus tinha um convênio com a nação de Israel e governava esse estado diretamente. Aqueles, que não eram judeus, eram estrangeiros. Não tendo esperança e sem Deus, só podiam tomar conhecimento do convênio e das promessas do Senhor através de Israel. As expressões descritivas vão se tornando cada vez mais sérias. Judeus e gentios foram unidos em Cristo, e o último agora está tão perto dele quanto aos primeiros.

v.13 Mas agora. Isto indica um contraste à sua anterior posição. Em Cristo Jesus. Antes estavam no mundo (v.12). Sua condição era sem esperança. Agora estão em Cristo, com todos os privilégios do céu. Observe os diversos contrastes nestes versículos – no mundo, em Cristo Jesus; naquele tempo, agora; separados, aproximados.

v.14 – Ele é a nossa paz. Aqui o apóstolo demonstra o progresso desta seção: ele é a nossa paz, (v.14) fazendo a paz, (v.15); evangelizou paz (v.17). De ambos fez um. Isto é, judeus e gentios. Tendo derrubado a parede da separação pode ser uma alusão à parede que separava o Pátio dos gentios e o Pátio dos Judeus no Templo. Uma inscrição nessa parede advertia os gentios da pena de morte, se entrassem o Pátio dos Judeus. Agora, diante de Deus, não há mais distinção. (Rm.1:2,3).

v.15- A inimizade. Talvez em aposição à “parede de separação que estava no meio” um novo homem. Não um indivíduo, mas a nova criação da qual Cristo é o cabeça.

v.16 – Ambos. Novamente uma referência aos judeus e gentios. Destruindo por ela a inimizade. Isto é, pela cruz.

vv.17 e 18 – desdobram mais esta verdade da união do judeu com o gentio em Cristo. Vós outros que estáveis longe. Os gentios. Aos que estavam perto. Os judeus. V.18 observe a ênfase sobre a palavra ambos (vs.14,16,18) ambos unidos, ambos reconciliados com Deus, ambos tendo acesso.

v. 19 – Assim. A conclusão lógica do que foi escrito. Já não sois estrangeiros e peregrinos. A posição desses gentios foi inteiramente revertida da sua condição anterior, descrita neste capítulo. Mas concidadãos dos santos. Em Cristo, judeus e gentios têm uma nova cidadania (Fp.3:20,21).

v.20 Edificados sobre o fundamento. A Igreja, que é o Corpo de Cristo, está sendo apresentada aqui como um grande edifício, o templo de Deus. Os apóstolos. Os homens especialmente designados pelo Senhor Jesus Cristo no começo da Igreja. Eles não tiveram sucessores. E Profetas. Não profetas do VT, mas profetas cristãos, os profetas do NT, alguns dos quais são mencionados e descritos no livro de Atos e nas epístolas. Sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular. Passagens como esta em I Pe 2:5 ajudam-nos a entender o significado de Mt.16:18. Pedro, sendo um apóstolo, foi uma das pedras fundamentais junto com os demais apóstolos e profetas, mas a estrutura como um todo está edificada sobre Cristo. Veja I Co 3:11.

v.21 – Todo edifício. O apóstolo está falando de um só edifício, o Corpo místico de Cristo. Esta interpretação está confirmada pela linguagem do que vem a seguir. Israel no VT tinha um templo de madeira e pedra. Em contraste com este, a Igreja é o templo (I Co 3:16; I Pe. 1:2-9). Um templo é um lugar da habitação de Deus, como diz o versículo 22.

Forte abraço no amor de Cristo e até a próxima semana com o Cap.3








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín