Pular para o conteúdo principal

O CAMINHO DO MINISTÉRIO É LONGO ATRAVÉS DE PRECEITOS, BREVE E EFICAZ ATRAVÉS DE EXEMPLOS


ESTUDO EXPOSITIVO DO LIVRO AOS EFÉSIOS
  Prezados amigos leitores. A  partir desta semana faremos estudo expositivo neste livro para o nosso elevo e deleite espiritual. neste momento escrevo apenas um breve relato de alguns aspectos que acho muito importante para o entendimento de nossa pesquisa.

Na próxima semana postarei o Primeiro Capítulo comentando versículo por versículo.

Fonte de pesquisa: Bíblia Sagrada, Dicionário Bíblico, Comentário Bíblico de Moody. Ed. EBR, Dicionário de Aurélio, Gramática Grega: Uma sintaxe Exegética do Novo Testamento. Wallace - EBR, Teologia Sistemática Histórica e filosófica. Shedd Publicações.


DIVISÕES DO LIVRO

I – Doutrinas para os membros do Corpo de Cristo – 1:1 – 3:21
A)    Saudação de Paulo 1:1,2
B)     A eleição de Deus – 1:3-12
C)    O selo do Espírito – 1:13-23
D)    A salvação pela graça por meio da fé – 2:1-10
E)     A unidade do Corpo de Cristo 2:11-22
F)     O mistério do Corpo de Cristo.
II – Deveres dos membros do Corpo de Cristo – 4:1-6:24
A)    Andar de maneira digna – 4:1-6
B)     Edificar o Corpo por meio dos dons pessoais – 4:7-16
C)    Revestir-se da nova criatura 4:17-32
D)    Ser imitadores de Cristo – 5:1-21
       1.Andando em amor – 5:1-7
       2.Andando na luz – 5:8-14
       3.Andando em sabedoria 5:15-17
       4.Andando no Espírito 5:18-21
E)     Promover a harmonia no lar – 5:22-6:9
1.Entre esposa e marido – 5;22,23
2.Entre filhos e Pais 6:1-4
3. Entre servos e senhores 6:5-9
                F) Revestir-se de toda a armadura de Deus – 6:10-20
            G) Saudação final de Paulo 6:21-24




CONTEXTO GEOGRÁFICO:

Éfeso era a capital da província romana da Ásia (hoje, parte da Turquia). Localizada na interseção de várias rotas comerciais importantes, era o centro comercial vital do império romano.
Era o local em que se encontrava uma das sete maravilhas do mundo antigo, um templo famoso dedicado a Diana (ou Afrodite). O mais importante, no entanto, é que Éfeso figurou de forma notável e impressionante na história da Igreja primitiva, pois Paulo usou a cidade como base de sua obra missionária naquela região.



CONTEXTO HISTÓRICO

Em Roma, Paulo estava oficialmente sob custódia. Mas, embora seus movimentos fossem restritos, ele continuou a orientar a Igreja primitiva e a pregar o evangelho. Os romanos podiam prendê-lo, mas não podiam deter a propagação das boas-novas.
Inúmeras congregações locais surgiram ao longo dos caminhos percorridos pelo apóstolo em três viagens missionárias. Os membros destas igrejas anunciavam o evangelho não somente por meio de palavras, mas também com a vida que levavam.
Paulo escreveu a carta aos Efésios para fortalecer essas congregações, que eram o Corpo de Cristo. Ele queria que elas entendessem o poder espiritual, Cristo, por trás dos inúmeros grupos que se reuniam em casa por todo o mundo e que se encorajassem mutuamente na fé.


CONTEXTO BÍBLICO LITERÁRIO

A primeira metade da carta (Cap 1-3) trata das doutrinas centrais da fé cristã, enquanto a segunda (Cap.4-6) descreve como essas verdades devem refletir-se na conduta do cristão.

Na primeira parte a conduta do cristão, na segunda o conflito espiritual com as forças do mal, com a passagem bem conhecida que descreve a armadura espiritual de um cristão (Ef.6:10-18). Mas toda a carta enfatiza a verdade de que todos os cristãos estão unidos em Cristo porque a igreja é o Corpo de Cristo.

No fim da carta, Paulo apresenta muitas maneiras de os membros da Igreja unirem-se contra as forças do mal. Cada cristão deve fazer sua parte com a finalidade de que todo o corpo funcione de forma adequada. Maridos, esposas, filhos, servos e senhores, todos têm uma tarefa no Corpo de Cristo e devem exercê-la bem.
Paulo se identifica como autor da carta no início e no meio do texto. Ef. 1:1;3:1


APLICAÇÃO:

Olhando para todo o contexto bíblico, uma pergunta se faz; “O que vou ganhar com isso?”
Pedro e outros discípulos queriam saber o que ganhariam por seguir Cristo. Nós deixamos tudo e te seguimos. Que receberemos/ Mt.19:27. Outras palavras: “que proveito há nisso?”, “o que vou ganhar com isso?

Paulo fala sobre parte da recompensa dos cristãos aqui, em Efésios 1:3-14. Uma vez que grande parte dela será concedida no futuro, na eternidade, a linguagem paulina é estranha e difícil de entender. Mas Efésios 1:11, Paulo menciona a herança que está à nossa espera. O que vamos receber em Cristo? Tudo o que Deus preparou para Cristo na plenitude dos tempos Ef.1:10 vai ser nosso também Rm 8.8:15. Isso inclui a libertação do pecado Hb 1:14, a vida eterna Mt.19.29 e o Reino de Deus Mt.25.34.
Isso é pura ilusão? Não, Deus já nos dá vislumbres daquele futuro inimaginável. O Espírito Santo vive dentro de nós como uma garantia das coisas que hão de ser nossas Ef. 1:14. Ele nos sela, assegurando que permaneceremos na família de Deus e não percamos a nossa herança. E, enquanto seguirmos em frente a cada dia, Ele opera em nós para tornar-nos parecidos com Cristo. Paulo descreve como isso acontece do quarto ao sexto capítulo de Efésios.


O poder da Oração
Nossos problemas podem facilmente levar-nos a deixar de ver a vida por uma perspectiva mais ampla. As rotinas e pressões diárias podem criar dúvidas quanto à nossa importância. E, uma vez que estamos num mundo em que o tempo é um fator importante, é fácil acreditarmos que dificuldades como doença, conflitos, solidão, insegurança ou medo podem atrapalhar nossa vida.

Os cristãos efésios viviam sob muita pressão. Sua fé nasceu no calor de perseguições, conflitos, demandas em tribunais e em meio à mudança econômica Atos 19:23-40. Mais tarde, quando Paulo escreveu essa carta aos efésios, ele os incentivou a desenvolver e manter em sua vida e sua fé a perspectiva de Deus:
  • Olhando para trás, Paulo assinala o que Deus lhes havia feito antes de serem salvos 1:3-8
  • Olhando para frente, Paulo lista os benefícios que a fé traria aos efésios 1:9-14
  • Atentando para o momento, o apóstolo orou para que os cristãos tomassem conhecimento dessas realidades e as compreendessem e sentissem o poder de Deus Ef. 1:15-23. Ele também orou para que a identidade deles estivessem arraigada nas verdades eternas e no poder de Deus que estava presente neles. 3;14-21

 CONCLUSÃO

Cristo influencia o comportamento das pessoas? Sim, e Paulo dá uma ilustração concreta do que significa a expressão vos revistais do novo homem Ef.4.24,28. Depois que Cristo entra na vida de um pecador, este não é mais dominado pelo pecado, podendo levar uma vida justa, em santidade e amor. Assim, uma pessoa que roubava não pratica mais esse delito; antes, muda sua maneira de pensar e agir, ocupando-se em um emprego digno e honesto, para sobreviver. Ela se torna um membro produtivo que trabalha e contribui para o desenvolvimento da sua família e sociedade.
Mas a transformação que Deus opera no homem submisso a Cristo que nasceu de novo não para por aí. Uma vez que Deus faz uma pessoa prosperar materialmente por meio do trabalho, ela pode contribuir com suas ofertas para suprir as necessidades de outros. Cristo transforma um improdutivo em um ofertante.

Que Deus muito lhe abençoe. e Até a próxima com o Capitulo 1 Aos Efésios.
Forte abraço de seu Missionário Pr J.Lopes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín