Pular para o conteúdo principal

CONHECENDO A ESTRUTURA DA BÍBLIA

No campo missionário nos deparamos com diversas indagações, e a maioria é  a respeito sobre a Bíblia.
Alguns até perguntam o que é a Bíblia. Pois bem a bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Seu autor é Deus mesmo. Seu intérprete é o Espírito Santo.  Seu assunto central  é Jesus Cristo.

Se a Bíblia é a revelação de Deus, então ela expressa  a vontade de Deus. Ignorá-la é ignorar essa vontade. Portanto  "A Bíblia é Deus falando como homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando ao homem; é Deus falando a favor do homem; mas é sempre deus falando!" (A.D).

Na estrutura da Bíblia  temos duas divisões principais: Antigo e Novo Testamento. E em sua composição temos 66 livros, sendo 39 no A.T e 27 no N.T. Perfazendo um total de 1.189 capítulos, 31.173 versículos.

O Antigo Testamento com seus 39 capítulos estão divididos em quatro classes: LEI, HISTÓRIA, POESIA, PROFECIA.

LEI: 5 livros de Gênesis a Deuteronômio, que são chamados de Pentateuco. tratam da Criação e da Lei.
HISTÓRIA: 12 livros de Josué a Ester - contém a história do povo de Israel.
POESIA: 5 livros de Jó a Cantares
PROFECIA: 17 livros  de Isaías a Malaquias e estão subdivididos em dois grupos: Profetas maiores 5 livros de Isaías a Daniel e Profetas Menores  12 livros de Oséias a Malaquias.

O Novo Tetamento com seus 27 livros também subdividem em quatro classes: BIOGRAFIA, HISTÓRIA, DOUTRINA, PROFECIA.

BIOGRAFIA: 4 Evangelhos  de Mateus a João - descrevem a vida terrena do Senhor Jesus e o Seu glorioso ministério entre  a humanidade.
HISTÓRIA: é o Livro de Atos dos Apóstolos, registra história da Igreja Primitiva, seu viver e agir  e a ação do Espírito Santo na Igreja.
DOUTRINA; São 21 livros chamados de epístolas ou cartas. de Romanos a Judas
PROFECIA; é o livro de Apocalipse, que significa Revelação, trata da volta pessoal do Senhor Jesus à terra, isto é, Sua revelação, Sua manifestação visível.

Considerando Cristo como tema central da Bíblia, os 66 livros poderão ser resumido em 5 palavras, todas referentes a Cristo.
PREPARAÇÃO: Todo o Antigo Testamento trata da preparação do mundo par ao advento de Cristo.
MANIFESTAÇÃO: Os Evangelhos tratam da manifestação de Cristo ao mundo como Redentor.
PROPAGAÇÃO: Os Atos dos Apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja.
EXPLANAÇÃO: As Epístolas tratam da explanação de Cristo. São detalhes da doutrina.
CONSUMAÇÃO: O Apocalipse trata de Cristo consumando todas as coisas.

Espero ter contribuído para o seu crescimento espiritual e intelectual.
Se assim, for divulgue este blog aos seus amigos, compartilhe, e se desejar  faça também o seu comentário.

Pr. José Lopes é Missionário da Junta de Missões Nacionais da CBB, dirigente da Missão Batista em Vila União - Rua Jorge de Freitas, 169 -  Vila União /SP - CEP 02911-030


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín