Pular para o conteúdo principal

SER LÍDER É SABER INFLUENCIAR

Durante nossos encontros de liderança Transpaulista/Abanoc, tive um aprendizado extraordinário com todos vocês, portanto, quero agradecer a todos por esta oportunidade impar.

Mas, estive pensando que, por séculos a liderança tem sido tema de debate entre os cristãos. É bíblico liderar? Nós fomos chamados para ser seguidores ou líderes? fomos chamados para ser servos ou senhores? Podemos honestamente acreditar que liderança é uma idéia bíblica?

Quando estudamos  a Bíblia cuidadosamente, vemos que a liderança é, verdadeiramente, uma idéia de Deus. Ele é o Líder maior mas Ele também nos chamou para sermos líderes. ( Gn. 1:26-31, Mt.5:13-16, II Cor. 5:11, Ex. 3-4 , Ex. 3:11, Ex. 3:13, Ex. 4:1, Ex.4:10,Ex.4:13, Sl. 78:72, Heb.12:1-2, Rom. 12:1-2, Tg.5:13-16, II Tm.2:15,...)

Buscando em uma retrospectiva, lembrei-me do tempo em que estava cursando Pós-Graduação em Psicopedagogia uma das questões levantadas foi: "Ser Líder é saber influenciar" cujo autor é Roberto Shinyashiki. Segundo R.S., "Todo mundo quer ser líder, quer influenciar os outros. Todo mundo chega numa instituição ou departamento e quer logo colocar a sua visão de administrador, a sua visão de como tudo deve funcionar".

O tempo todo, um quer influir na maneira como o outro deve lidar. Confundir liderança com posição hierárquica, ou experiência de vida é uma prática corriqueira.

Há uma boa diferença entre querer influenciar alguém e conseguir realizar a ação de fato.

A pergunta mais importante  que se deve fazer é: Será que alguém está interessado ser influenciado por mim? Será que alguém quer conhecer minha opinião? Infelizmente, a maioria das pessoas parte do pressuposto de que somente sua experiência de vida ou posição bastam para que alguém seja influenciado por ela.

É comum muitas pessoas acharem que liderança é simplesmente mandar ou falar mesmo quando os outros não  querem escutá-lo. O verdadeiro líder, pelo contrário, é procurado  porque as pessoas gostam de conhecer as suas opinões.

Talvez essa seja uma das melhores maneiras de reconhecer um líder: alguém com quem as pessoas estão sempre querendo conversar, porque percebem que crescem depois da conversa e estão mais capacitados para lutar por seus sonhos.

O verdadeiro Líder cria nas pessoas o desejo de serem influenciadas por ele.

Da próxima vez que você for dar uma opinião, pergunte-se primeiro: Essa pessoa está interessada em conhecer o que penso? E se não estiver, o que devo fazer para que ela se interesse pelas minha sopiniões?

 Nunca se esqueça; Um Líder tem paixão e compaixão pelas pessoas.
Procure apresentar um excelente serviço. O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros. Mantenham  sua equipe sempre bem  informada, e não retenha as informações que você deve passar aos seus liderados.

Prof. Lopes




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín