Pular para o conteúdo principal

OBRA BATISTA ORGANIZADA NO BRASIL


O pr. José dos Reis Pereira defendia a idéia (que também era defendida pelos primeiros missionários americanos) de que a obra batista organizada no Brasil começou com a fundação da PIB do Brasil, em Salvador, em 15/10/1882.
No entanto, nesse tempo já havia duas igreja batistas no Brasil, em Santa Bárbara d’Oeste/SP: a primeira, organizada em 10/9/1871 pelos imigrantes americanos da Colonia de s. Bárbara, e a IB da Estação, organizada em 2/11/1879, por membros saídos da primeira.

Quando William Buck Bagby chegou ao Brasil, em março de 1881, foi logo para S. Bárbara, onde estudou a língua portuguesa com o ex-padre Antonio Teixeira de Albuquerque, que tinha sido batizado e consagrado ao ministério no dia 20/6/1880, ali em S. Bárbara. (Albuquerque foi o primeiro batista brasileiro e o primeiro pastor batista brasileiro ao mesmo tempo.)

Em  março de 1882 chegou ao Brasil o segundo casal de missionários, Zacarias e Catarina Taylor, que também foi para S. Bárbara. Em agosto desse ano (1882), após muitas considerações, os Bagby (William e Anne), os Taylor (Zacarias e Catarina) e Albuquerque (a esposa dele, d. Senhorinha, não havia sido batizada ainda) decidiram ir para a Bahia, onde fundaram, eles cinco, a 1ª IB da Bahia, mais tarde a PIB do Brasil. As cartas de transferência deles foram cedidas pela IB de S. Bárbara.

O argumento dos missionários, também aceito por Reis Pereira, é que essas igrejas pioneiras eram exclusivas para os imigrantes, mas as pesquisas da ir. Betty Antunes de Oliveira, descendente daqueles pioneiros, revelaram que eles pediram à Junta de Richmond que enviasse missionários para o Brasil. Assim, eles também estavam interessados em evangelizar os brasileiros. O próprio ex-padre Albuquerque é um exemplo disso, embora tenha sido ele que procurou os batistas. Outro argumento é que as duas primeiras igrejas foram extintas, mas isso não muda a história.

A CBB aprovou considerar a data de 15/10/1882 como o início do trabalho batista no Brasil e os missionários assim entendiam também. Em 1982 houve uma assembleia histórica da CBB, em que o Centenário Batista do Brasil foi celebrado com pompa e circunstância, em Salvador/BA. Posteriormente, após as pesquisas e descobertas da ir. Betty, o assunto foi retomado e a CBB aprovou recentemente reconsiderar a questão e decidiu considerar a data de 10/9/1871 como o “marco inicial’ do trabalho batista no Brasil. Reis Pereira já havia falecido, mas, certamente, concordaria também com essa decisão, embora outros líderes sejam contrários.

O fato histórico: a primeira igreja batista no Brasil foi a de S. Bárbara, organizada em 10/9/1871 (foi extinta por volta de 1909, mais ou menos); a atual igreja ali é mais recente; a segunda igreja batista no Brasil foi a da Estação (2/11/1879), também extinta mais tarde; a terceira igreja batista no Brasil é a PIB do Brasil, em Salvador (15/10/1882); a quarta é a PIB do Rio de Janeiro (24/8/1884); a quinta é a PIB de Maceió, fundada em 1885 pelo pr. Albuquerque, na terra dele (era alagoano).
Já saiu um novo livro:  “O marco inicial batista”, de autoria de Marcelo Santos, edição da Convicção Editora, que explica a história (ainda não o li).

Esperando ter ajudado um pouquinho, com um grande abraço, Bruno, por email da Lista Amigos Batistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS RAÇAS PROCEDENTES DOS TRÊS FILHOS DE NOÉ

Segundo o esquema de Paul E. Ilhrke de Chicago, E.U.A com base em Os descendentes de Cão Gn. 10:6-20 quatro raças originaram-se dos quatro filhos de Cão. Essas por sua vez subdividiram-se depois.  Povoaram as terra da África, da Arábia oriental, da costa oriental do Mar Mediterrâneo, e do grande vale dos rios Tigre e  Eufrates. Não há provas para afirmar que todas as raças descendentes de Cão eram negras. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Cão, por Cuxe. Existe uma opinião que alguns dos descendentes de Noé emigraram para a China e que de lá passaram para as Américas através do Estreito de Béringue e do Alasca. Certos cientistas são de opinião de que em algum tempo os dois continentes estivessem ligados. A distribuição da descendência de Cão - filho de Noé é a seguinte:                                                                 CÃO - FILHO DE NOÉ                                                                    Quatro Filhos                      

A HISTÓRIA DO VCC

A ESTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significassem " Vai Cristo Chama ". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? Claro que sim! - disse o homem. E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? As parábolas de Jesus, principalmente a do Bom Samaritano. Então, conte-a! - pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento boblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: Descia um homem de Jerusalem para Jericó, e caiu entre os salt
  A ESCOLA NO COTIDIANO CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA A Educação é um pilar fundamental no desenvolvimento humano e desempenha um papel crucial no cotidiano de cada indivíduo. Não restringindo ao ambiente escolar, a Educação permeia todas as esferas da vida, moldando valores, habilidade e perspectivas. Além disso, desde os primeiros anos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de valores  e comportamentos, moldando a base da educação de um indivíduo. No entanto, é no cotidiano escolar que esta base é ampliada e complementada. Contudo, no âmbito escolar, a Educação não se resume apenas no aprendizado de matérias acadêmicas, mas, também ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais, pensamento crítico e senso de cidadania. A interação com colegas e professores enriquecendo o repertório de experiências, incentivando a colaboração, a empatia e o respeito à diversidade. com isso, a escola no cotidiano instiga as curiosidades, promovendo o hábito de aprendizado contín